Leite de gergelim e seus benefícios instantâneos

O Leite de gergelim é uma alternativa muito nutritiva e com múltiplos benefícios e propriedades que podemos aproveitar incluindo este em nossa dieta para obter nutrientes importantes para nossa saúde.

leite de gergelim é uma bebida de origem vegetal, como o nome sugere, é feita a partir de sementes de gergelim. É uma boa bebida para todos e uma das melhores alternativas para aqueles que não bebem leite devido a intolerância à lactose.

De acordo com o Medical Services, o leite de vaca hoje em dia, não é mais tão considerado saudável, ainda há uma polêmica nesse assunto, onde um lado defende o leite de origem animal e o outro lado alega que o leite é inflamatório.

leite de gergelim

Diante dessa dúvida entre tomar ou não o leite de vaca, você pode optar pelos leites vegetais, como é o caso do leite de gergelim, que só traz benefícios a saúde e não contém lactose.

Propriedades do Leite de gergelim

Uma das propriedades do leite de gergelim, é o seu alto teor de cálcio, muito mais elevado do que no leite de origem animal, e minerais necessários para uma boa absorção no corpo, tais como o silício, o zinco, fósforo, cobre, magnésio, cálcio animal e boro … Esta origem biológica são de excelente qualidade e impede a ocorrência de osteoporose.

leite de gergelim tem um elevado teor de lípidos. Um destes lípidos é a leicitina, uma gordura, que desempenha funções importantes no nosso corpo, ele é um componente do sistema nervoso está envolvido na função das glândulas sexuais e está presente no sangue, bílis e sémen.

Devido a grande quantidade de lecitina no leite de gergelim este é ideal para pessoas que sofrem de exaustão, tanto físicos quanto mentais, e é muito benéfico para quem sofre de problemas nervosos pois a lecitina impede o esgotamento nervoso e cerebral. Além disso, também ajuda a manter o colesterol dissolvido no sangue impedindo o acúmulo nas paredes das artérias.

Esta capacidade para dissolver o colesterol faz com que o leite de sésamo seja muito benéfica para o sistema circulatório, prevenindo o acúmulo de colesterol, impedindo o aparecimento da arterosclerose e na ocorrência de ataques cardíacos.

Informações nutricionais para cada 100g de Leite de gergelim

Sementes de gergelim contêm uma grande variedade de nutrientes de alto valor biológico. Possui 52% de lipídios, dos quais 80% são insaturados, principalmente ômega 6 e 9, o que lhes dá uma grande eficácia na regulação do colesterol e das gorduras no sangue.

  • Valor energético 1.763 kJ ou 422 kcal.
  • Proteína 11,3 g (Alta Qualidade)
  • Carboidratos 69 g.
  • 11,2 g de gordura total.1,7 g saturado.
  • 4,2 g de mono-insaturado.
  • Poliinsaturados 5,3 g.
  • Colesterol 0 mg.
  • 3,4 g de fibra dietética.
  • 0,1 g de sódio.

Você sabia que:

O Leite de gergelim por ser inteiramente de origem vegetal não tem lactose ou colesterol.

Também não tem glúten, por isso é adequado para celíacos.

Outra das formas mais comuns de fazer uso do gergelim é em forma de óleo, obtido prensando as sementes em um coador mais resistente.

Você já experimentou leite de gergelim? Deixe nos comentários o que achou em relação ao leite de origem animal.

You Might Also Like
Deixe um comentário