dor abdominal

Tramadol: para que serve? Conheça os cuidados ao tomar esse opioide

O Tramadol é um medicamento oriundo do ópio. Ou seja, ele pertence à classe dos analgésicos opioides – geralmente prescritos pelos médicos para tratar dores moderadas e intensas.

Podendo ser encontrado nas farmácias e drogarias com o nome comercial Tramal ou na fórmula genérica cloridrato de tramadol, esse medicamento é utilizado quando outros analgésicos não-opioides (como dipirona, paracetamol etc.) se mostram insuficientes no combate à dor do paciente.

Neste artigo, você vai entender para que serve e para que é indicado o Tramal, quais são as contraindicações e precauções especiais para o Tramadol e que efeitos colaterais este medicamento pode causar.

Tramadol: o que é?

Tramadol é um analgésico opioide – derivado do ópio – utilizado para tratar dores de nível moderado ou intenso. Esse medicamento age diretamente no sistema nervoso central (SNC) e está disponível nas seguintes formas farmacêuticas: gotas, comprimidos, cápsulas e injetável.

O Tramal na veia leva menos tempo para fazer efeito. No geral, o cloridrato de tramadol age no organismo durante 4 a 8 horas, a depender da dose administrada e da intensidade da dor.

Esse medicamento só pode ser adquirido mediante prescrição médica, com retenção da receita na farmácia.

Para que é indicado o Tramal? Para que serve o Tramadol?

O Tramadol serve para combater quadros de dores mais intensas, principalmente aquelas que afetam a coluna vertebral e a cervical, as articulações (artrite e artrose) e também as que resultam de nervos comprimidos.

O Tramal é mais indicado para esses casos porque atua diretamente no sistema nervoso central e em células nervosas específicas que integram a medula espinhal e o cérebro.

Recomenda-se que a dose diária de cloridrato de tramadol não seja superior a 400 mg – exceto em situações muito específicas.

O que é morfina? É o mesmo que Tramadol (Tramal)?

A morfina também é um analgésico pertencente à classe dos opioides e apresenta uma estrutura que se assemelha a do Tramal. No entanto, eles são medicamentos diferentes, a começar pelo princípio ativo. O da morfina é o sulfato de morfina. Já o do Tramadol é o cloridrato de tramadol.

Outro ponto que diferencia os dois analgésicos é o efeito deles no organismo. A morfina é mais forte do que o Tramal, sendo recomendada para dores mais agudas ou crônicas.

Pacientes com câncer em estado terminal ou que sofreram traumas muito graves, por exemplo, podem chegar a fazer uso de morfina. Esse poderoso opioide é prescrito pelo médico quando nem mesmo o Tramal na veia chega a fazer o efeito desejado no alívio da dor.

Quais são os efeitos colaterais do Tramadol?

Apesar de ser eficaz para diminuir determinados tipos de dor, o Tramadol pode causar alguns efeitos colaterais – principalmente se ele for utilizado de forma deliberada e sem o devido acompanhamento médico.

As possíveis consequências negativas do Tramal são:

  • dependência do medicamento;
  • náuseas;
  • tontura;
  • dor de cabeça;
  • fraqueza motora;
  • desconforto gastrointestinal;
  • vômitos;
  • prisão de ventre (constipação); 
  • sensação de boca seca;
  • suor excessivo (sudorese);
  • fadiga;
  • insônia;
  • sonolência e letargia durante o dia;
  • apneia;
  • alucinação;
  • pesadelos;
  • confusão mental;
  • delírios;
  • ansiedade;
  • convulsão.

Vale lembrar que alguns efeitos são mais raros de acontecer do que outros. Tudo vai depender de uma combinação de fatores, especialmente no que se refere ao tempo de uso do Tramadol.

Quanto mais prolongado for o período de uso desse medicamento, maior a chance de o paciente desenvolver efeitos colaterais e mais graves estes tendem a ser.

Tramadol: contraindicações e precauções especiais

Existem algumas contraindicações para o Tramadol e precauções especiais que você precisa tomar ao fazer uso desse medicamento. Confira abaixo as principais.

Gestantes não devem utilizar Tramal

O uso de opioides durante a gestação pode representar sérios riscos tanto para a mãe como para o bebê.

Falando especificamente sobre o cloridrato de tramadol, ele é capaz de afetar o desenvolvimento de órgãos do feto e até provocar um aborto. Em paralelo, são consideráveis as chances de o bebê desenvolver dependência a esse medicamento, caso a mãe faça uso da substância de forma contínua durante a gravidez.

Alérgicos a componentes do medicamento

Outro cuidado que você precisa ter antes de usar o Tramal é verificar, junto ao seu médico, se você tem alergia a algum componente deste medicamento. Isso pode ser feito a partir de exames.

Não consuma álcool durante o tratamento com Tramadol

Combinar álcool e opioides não é uma boa ideia, porque a bebida alcoólica pode potencializar os efeitos do medicamento e ainda sobrecarregar o fígado. Portanto, se você precisar fazer uso do Tramal, dê uma pausa no consumo de cerveja, drinks, vinhos e afins.

Tratamento com inibidores de MAO

Se você fez tratamento com medicamentos inibidores de monoamina oxidase (MAO) nos últimos 14 dias, você não deve fazer uso desse opioide. O mesmo vale para quem trata, atualmente, epilepsia e vícios em narcóticos, álcool e outros opioides.

Outros exemplos de contraindicação do Tramadol são:

  • lactantes;
  • crianças menores de 12 anos de idade;
  • pessoas com doenças renais e hepáticas crônicas.

E, então, ficou claro o que é, para que serve, os efeitos e as contraindicações do Tramadol? Como você pôde conferir, esse é um medicamento potente e eficaz. Porém, ele pode ser perigoso se consumido de maneira deliberada e sem o devido acompanhamento de um médico.

Portanto, se você sofre alguma dor e pensa em fazer uso desse analgésico opioide, consulte primeiro seu médico. Esse profissional vai avaliar o quadro, definir se o Tramal é realmente necessário e se ele não oferece grandes riscos para você.

Este artigo foi escrito por Memed, um ecossistema da saúde que conecta pacientes e médicos para aumentar a adesão ao tratamento, além de possibilitar a economia na compra de medicamentos e itens para cuidados pessoais.

Conheça a Memed+, nossa plataforma de compras de medicamentos! Receba seus produtos em casa com os melhores preços e a segurança das maiores redes de farmácia do Brasil.

Fique por dentro das novidades e receba nossas promoções!

You Might Also Like
Deixe um comentário