Tendinite

Tendinite: o que é e como tratar?

Você já ouviu falar em tendinite? Trata-se de um tipo de patologia que causa dor proveniente de movimentos repetitivos, além de outros problemas. Ela pode ser causada por vários motivos, inclusive pela falta de alimentos saudáveis no cotidiano.

A tendinite pode atingir pessoas de qualquer idade e, devido à dor, provocar bastante incômodo no dia a dia, que muitas vezes exige uso constante do membro afetado. Saiba mais sobre a tendinite lendo o texto abaixo e descubra maneiras de evitá-la.

O que é tendinite?

A tendinite é um tipo de doença na qual os tendões do corpo encontram-se inflamados. Isso acontece porque os tendões estão sofrendo sobrecarga proveniente de lesões ou de movimentos repetitivos. Qualquer membro pode sofrer com tendinite, mas os mais comuns são punhos, ombros, joelhos e cotovelos.

O que causa a tendinite?

Os tendões têm a função de apoiar os músculos, prendendo-os aos ossos e permitindo a movimentação dos membros do corpo. Contudo, a falta de postura adequada e de alongamento para esticar os tendões, além da ausência de pausa, faz com que os movimentos acabem causando a tendinite, ou seja, a inflamação. Confira, abaixo, algumas das principais causas dessa doença:

  • movimentos repetitivos, como no teclado, mouse ou celular;
  • postura inadequada no dia a dia;
  • prática frequente de esportes, como corrida, tênis e basquete;
  • ausência de alongamento e/ou aquecimento antes e depois de praticar atividades físicas;
  • estresse;
  • traumatismo;
  • alimentação inadequada, que pode levar ao excesso de determinadas toxinas;
  • doenças autoimunes, ou seja, do mau funcionamento do sistema imunológico;
  • idade avançada.

Quais os sintomas da tendinite?

O principal sintoma da tendinite é a dor forte na área do corpo em que está ocorrendo a inflamação. Essa dor tende a aumentar depois de algum tempo de movimentação constante do membro afetado. Alguns outros sintomas incluem:

  • dor que aumenta com a movimentação do membro;
  • dor que irradia, atingindo outras partes do corpo além da área afetada;
  • espasmo muscular;
  • inchaço no local da dor, junto de vermelhidão e sensação de calor;
  • dificuldade de fazer força e de carregar peso;
  • dificuldade de fazer movimentos, especialmente aqueles que exigem coordenação motora fina;

Qual o tratamento?

Para melhorar a dor, é necessário utilizar anti-inflamatórios e analgésicos, e o gelo ajuda a reduzir a inflamação. 

Além disso, para evitar que a tendinite avance, os médicos podem imobilizar o local afetado com talas, tipoias ou gesso, evitando os movimentos até que ocorra a desinflamação local. Mesmo depois que o paciente não estiver sentindo mais dores, o recomendado é seguir com o tratamento da tendinite para evitar que o problema retorne.

Deve-se investigar qual foi a causa do problema, visando evitar hábitos prejudiciais, e fazer fisioterapia, que vai fortalecer os tendões e recuperar os movimentos da região afetada. O paciente também deve alterar sua rotina ergonômica, buscando manter a postura e fazer alongamentos e pausas.

Como evitar a tendinite?

Para evitar essa patologia, é necessário entender suas causas. Como a tendinite é causada por movimentos repetitivos associados à falta de postura, de alongamentos e de pausas, é necessário evitar os maus hábitos, buscando se alongar durante o dia, especialmente antes de praticar esportes e de iniciar alguma atividade ou trabalho que exigirá movimentos repetitivos constantes.

Deve-se buscar corrigir a postura ao longo do dia, seja durante o trabalho ou descanso, evitando permanecer muito tempo na mesma posição. Também é necessário se alimentar de forma saudável e investir em cadeiras que apoiem corretamente o tronco e os braços.

Importante lembrar que a falta de tratamento da tendinite pode levar à calcificação e ao rompimento do tendão. Por isso, é essencial diagnosticar a doença e fazer o tratamento com auxílio médico.

You Might Also Like
Deixe um comentário