Conheça todos os benefícios do tráfego orgânico

Conheça todos os benefícios do tráfego orgânico

Hoje em dia as marcas que querem se destacar no mercado já não podem ignorar a internet. Dentro dela, o tráfego orgânico é um dos modos mais promissores e consistentes de crescer e conquistar espaço de qualidade.

Sua grande diferença para o tráfego pago é que o crescimento orgânico vem de maneira espontânea e natural, sem uma aceleração do processo. 

Sendo assim, em vez de pagar anúncios e patrocínios para crescer, seus clientes é que ajudarão nisso.

Na verdade, qualquer leitor, visitante do site ou lead em geral, já faz parte, mesmo antes de chegar a se tornar um consumidor de fato. Um exemplo é quando uma marca de outdoor lona cria um blog e posta artigos frequentemente.

Com o tempo a disseminação desse conteúdo e seu ranqueamento no Google vão aumentar sua autoridade, de modo que na hora de comprar ou contratar serviços é dessa opção que as pessoas vão se lembrar, gerando receita e lucro para a firma.

Essa estratégia tem se tornado tão importante, que abaixo está explicado em detalhes o que é o tráfego orgânico e suas diferenças profundas para o pago. Além dos modos como potencializá-lo e dos 4 maiores benefícios de fazer isso.

O que é e como crescer?

Além de representar um crescimento espontâneo e consistente, como já dito, o tráfego orgânico é sobretudo o que mais se identifica com o inbound e o marketing de conteúdo, que atraem fortemente as novas gerações.

De fato, hoje as pessoas já não são atraídas pelas marcas que só falam de si mesmas, da concorrência, ou de preços, prazos e promoções malucas. Elas querem uma relação de confiança e de troca.

Aí é que uma empresa de banner de lona personalizado pode criar um blog, ou mesmo abrir contas e perfis nas redes sociais, como modo de entregar algo para o cliente antes de convidá-lo a abrir a carteira e passar o cartão de crédito.

Um modo seguro de fortalecer e potencializar essa estratégia é variando nas formas de conteúdo, tais como:

  • Artigos de blog;
  • E-book e slides;
  • E-mail marketing;
  • Posts de redes social;
  • Lives e podcasts.

Enfim, são diversos formatos possíveis, cada um deles ocorrendo em sua plataforma mais indicada, como veremos abaixo. 

O que ainda contribui para disseminar a marca de maneira mais segura, pois quando uma fonte não está indo tão bem, a outra vai.

1. O custo-benefício

Pare para pensar, se você começa a criar conteúdo hoje por meio do blog ou das mídias sociais, você não precisa de nenhum dinheiro para isso.

Sendo assim, a simples boa vontade e o desejo de crescer já podem ajudar uma empresa que vende copo personalizado, dando fôlego para ela empreender a custo zero.

Sendo que o benefício é enorme, por trazer o tipo mais sustentável de crescimento. Ao passo que o tráfego pago pode não ser acessível a todos no começo.

2. O funil de vendas

Outra vantagem incrível do tráfego orgânico é que ele permite montar um funil de venda e uma jornada de compra que são muito mais assertivos.

Basta a empresa definir todas as etapas que o lead precisará percorrer até se tornar um cliente fiel e disposto a indicar o seu produto ou serviço.

Basicamente, o marketing de conteúdo permite melhorar o pré-venda e o pós-venda como nenhuma outra estratégia de marketing.

3. Alcance e relevância

Também não podemos esquecer que o tráfego pago dura apenas enquanto você tiver crédito nos seus anúncios. Quando ele acaba, você para de aparecer com destaque nas palavras-chave contratadas.

Já com o tráfego orgânico, quando você se posiciona bem em uma keyword como divisória em vidro temperado para casa, isso é muito mais garantido.

Sendo assim, o alcance de tempo e de realização é bem maior. Além disso, a relevância de sua marca também vai crescendo de modo mais enraizado, por meio de uma relação de valor com sua clientela.

4. Multimídia e diversidade

Por fim, também citamos de passagem a questão de que é possível investir em diversos tipos ou formatos distintos e conteúdo, mas isso merece mais atenção.

A diversidade de multimídia que você pode aplicar é uma vantagem enorme, sendo que o tráfego pago não necessariamente permite isso. 

Assim, já se foi o tempo em que bastava ter o blog. Hoje você pode e deve uni-lo à otimização de páginas, às redes sociais, aos vídeos, áudios, imagens e todos os demais recursos que permitam impactar seu público.

Considerações finais

Com isso chegamos ao fim, tendo explicado em detalhes o que é o tráfego orgânico, como potencializá-lo e suas diferenças para o pago.

Além disso, listamos os 4 melhores benefícios e vantagens que se pode esperar com isso no curto e no longo prazo.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

You Might Also Like
Deixe um comentário