Quais são as principais causas da fluorose dental?

Algumas pessoas possuem algumas manchas brancas nos dentes e podem se perguntar do que elas se tratam, o que causa e se existe algum tipo de tratamento para reverter elas, chamadas de fluorose dental

Essas manchas são conhecidas como fluorose dental e  afetam a camada externa dos dentes, denominada pelo esmalte dentário. Geralmente, a sua causa está relacionada ao excesso de ingestão de flúor durante o período da formação dos dentes, na infância.

Portanto, é considerado como uma deficiência na mineralização do esmalte apresentando-se como manchas que variam de tamanho e coloração, dependendo do grau da severidade das lesões.

Qual é a aplicabilidade do flúor na odontologia?

O flúor é um mineral abundantemente distribuído na natureza, podendo ser encontrado em diversos locais, como na água ou até mesmo alguns alimentos. 

Portanto, a ontologia está relacionada ao efeito anticárie, proporcionado pela sua forma solúvel, sendo utilizado de maneira coletiva, como na água ou até mesmo individual no creme dental.

Seu flúor é aliado, onde estarão os riscos para o desenvolvimento da fluorose?

Image by Freepik

O risco está justamente no excesso de ingestão de flúor durante o período de formação dos dentes, principalmente por volta dos seis primeiros anos de vida da criança. 

Após ser ingerido, ele é absorvido e em seguida, é transportado até os dentes em formações, desenvolvendo a fluorose.

Geralmente, essas alterações são representadas por pequenas manchas esbranquiçadas e elas podem ser classificadas de diferentes formas, como:

  • Muito leve;
  • Leve;
  • Moderada;
  • Severa.

Esse tipo de classificação depende da quantidade de manchas e pigmentos que possuem. Então, nem sempre ela é uma mancha esbranquiçada e às vezes pode ser de uma tonalidade mais acastanhada.

Desse modo, é importante salientar que algumas manchas brancas podem ser também o início de uma cárie.

Nesse caso, é necessário fazer uma remoção, mas se não for bem tratada, será necessário então ir ao um dentista para fazer canal. Somente ele poderá fazer o diagnóstico preciso e a orientação do tratamento.

Quais formas de prevenção da fluorose?

As alterações provocadas pela fluorose podem variar de alterações imperceptíveis até o acometimento mais grave dos dentes, ou seja, a intensidade dela irá depender da dose ingerida e o tempo que durou essa aplicação. 

Dessa maneira, é importante ir imediatamente até uma clínica dentária 24 horas.

Sendo assim, para prever a fluorose, é necessário que se esteja atento aos métodos de utilização do flúor, principalmente quando são usados pelas crianças. 

Além disso, devem estar atentos também na concentração de flúor no creme dental e não ingerir muito ao realizar a higienização. 

Portanto, é recomendado que os pais realizem uma visita a clínica odontologica para que ele possa indicar o creme dental adequado para a criança, sempre usando uma quantidade específica e suficiente.

Em alguns casos, é importante se atentar se o paciente realiza tratamentos ortodônticos, porque muitas vezes ele não identificou e isso pode se desenvolver. 

Por esse motivo, o cuidado durante o tratamento com um aparelho dentário móvel deve ser dobrado.

Quais são as formas de tratamento para fluorose dental?

Existem várias formas de tratamento da fluorose. Dentre elas, algumas são mais invasivas e outras menos, como técnicas de clareamento e microabrasão do esmalte, que não causa nenhum desconforto pós-operatório.

A microabrasão pode ser realizada com um produto manipulado pronto, realizando a mistura de alguns ácidos com algumas pedras. 

Então, elas são aplicadas na superfície do dente por cinco vezes e entre as sessões, os dentes devem ser lavados de maneira abundante.

Depois dessas sessões, o paciente pode levar para a casa um modelo de clareamento e conseguirá ver a diminuição parcial ou total das manchas da fluorose. 

Porém, ela só pode ser prevenida durante a infância, por isso é importante alguns cuidados, como por exemplo:

  • Utilizar produtos específicos para cada idade;
  • Sem se informar sobre a quantidade de flúor na água;
  • Se atentar aos medicamentos;
  • Quantidade do creme dental na escova.

Além disso, é importante se atentar à quantidade que se encontra de flúor no consumo de água, já que ela poderá influenciar no surgimento. 

Em alguns casos, com situações mais severas, um procedimento de restauração poderá ser o mais indicado. 

Essas são algumas dicas essenciais para que a doença possa ser prevenida e a forma de tratamento é realizada de acordo com o grau de severidade, podendo ser mais agressiva ou não. 

Vale ressaltar que os pais sempre devem fazer o acompanhamento dos filhos durante a escovação, para que justamente possa evitar com que a criança faça a ingestão dessa substância. 

Isso porque, a sua principal causa é a ingestão do flúor durante a infância. Por isso, é extremamente importante desde cedo visitar uma clínica dental infantil de forma periódica.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações e conteúdos sobre os cuidados com a saúde física e mental.

You Might Also Like
Deixe um comentário