Benefícios da adrenalina para o corpo e mente

Benefícios da adrenalina para o corpo e mente

Quando somos expostos a momentos inesperados, de perigo ou cheios de aventura, nossas glândulas suprarrenais liberam um hormônio neurotransmissor com objetivo de garantir que nosso corpo consiga agir a estímulos de grande impacto e tenha reflexos imediatos para lidar com essas situações, mesmo que elas não apresentem algum risco real.

Estamos falando da adrenalina, o hormônio produzido facilmente em momentos com desfechos inesperados, causadores de ansiedade ou de risco. Depois que esses momentos são superados, nosso corpo e nossa mente experimentam sensações de bem-estar, êxito e euforia.

Sensações estas muito comuns durante e após a prática de esportes radicais, como motocross, rafting, rapel e escalada, que entregam momentos únicos e inesquecíveis todas as vezes que são praticados. 

Mas não é só nos reflexos aguçados, mente afiada e músculos em prontidão que a adrenalina atua, existem outros benefícios muito importantes para o corpo e a mente.

Continue a leitura para conhecer os benefícios da adrenalina à nossa saúde. No final, você confere como estimular sua produção.

1. Adrenalina nos potencializa como um todo

O estresse é como um veneno que vai minando a imunidade aos poucos, além de degradar a qualidade de vida, nos deixar irritados, depressivos e sem vontade para realizar nossas rotinas.

A adrenalina funciona como uma injeção de ânimo, dividida em doses exatas para equilibrar essas emoções e nos ajudar a superar a carga diária de rotinas pessoais e profissionais. 

Para deixá-la em níveis seguros ao nosso organismo, precisamos nos expor a atividades físicas que consumam bastante energia. Ao nos exercitar para manter esse equilíbrio do hormônio, nosso sistema imunológico é fortalecido e, com isso, a fadiga e o estresse vão embora.

Como a adrenalina é viciante, a prática dessas atividades começa a ser “pedida” pelo nosso organismo, nos colocando numa rotina de exercícios físicos. Assim, gradualmente, recuperamos a estabilidade das funções cardíacas, pulmonares e vasculares.

2. Promove autoestima e confiança

Com o corpo “energizado” devido aos níveis equilibrados de adrenalina, inevitavelmente, nos sentimos mais aptos e motivados a enfrentar nossas rotinas profissionais com o máximo de empenho e ainda sobra energia para os projetos pessoais.

Ter corpo e mente preparados e consciência disso, são fatores que reconstroem nossa autoconfiança, tanto para superar os desafios diários quanto para vivermos novas experiências. Assim, inevitavelmente, nossa autoestima também é levantada e mantida durante todos os dias.

3- Sensação de bem-estar

A adrenalina é liberada para que nosso corpo reaja e decida rapidamente em ocasiões de tensão, inesperadas, repentinas ou em desafios físicos que precisam ser superados para recuperar nossa segurança.

Depois de superar esses momentos e conseguir resultados positivos, como chegar ao fim de uma escalada, acertar uma manobra no motocross ou o simples fato de completar um circuito de algum esporte radical, rapidamente nosso corpo é tomado por uma sensação de bem-estar e alívio intenso. 

4. Mantêm o corpo preparado e com alta performance

Quando existe uma ativação gradativa de adrenalina por meio de atividades físicas, sua liberação causa efeitos muito positivos para nosso corpo. Entre os principais estão:

  • melhora na visão;
  • menor tempo de reação;
  • percepção aguçada em todos os sentidos (visão, olfato, audição, paladar e tato);
  • raciocínio mais rápido;
  • funções cognitivas apuradas.

Como estimular a produção de adrenalina?

Para estimular a produção de adrenalina precisamos mexer nosso corpo! Exercícios físicos podem ajudar a equilibrar os níveis, mas quem realmente impulsiona a produção e entrega resultados imediatos são os esportes radicais.

As sensações positivas causadas pela adrenalina nos induz a praticar cada vez mais, sendo até viciante, como no caso das práticas mais radicais. Por isso, também é importante tomar cuidado, pois a vontade de ter essas sensações podem te fazer se expor a riscos cada vez maiores. Portanto, é importante equilibrar a dose de aventura.

You Might Also Like
Deixe um comentário