Como os dentes amarelados podem afetar a sua vida social?

Como os dentes amarelados podem afetar a sua vida social?

Um sorriso bonito é importante para qualquer pessoa, por questões estéticas e de saúde. Por isso, dentes amarelados podem atrapalhar e também impactar diretamente na autoestima de determinados indivíduos, o que pode agravar problemas no cotidiano.

Antes de qualquer coisa, é pertinente sempre ressaltar a importância do dentista na vida do coletivo.

O consultório é um lugar fundamental para manter uma boa saúde bucal, principalmente se estiver passando por algum problema dentário, ou se você tiver que usar um aparelho invisível, por exemplo.

Aumento da busca pela odontologia estética e principal causa de dentes amarelados

Embora não seja tão comentado, a busca pela odontologia estética vem aumentando a cada dia que passa, ainda mais vendo que, por causa da era digital, as redes sociais têm muita influência na estética das pessoas.

Por isso, muita gente se sente influenciado por pessoas famosas que postam seus procedimentos estéticos, como a lente de dente.

As pessoas estão se preocupando cada vez mais com o sorriso, buscando retornar dentes amarelados ao seu estado natural, já que isso é um dos principais fatores influenciadores da autoestima, podendo causar até problemas psicológicos sérios, como depressão.

É importante se ater às principais causas de dentes amarelados, para evitar que você tenha qualquer tipo de problema futuramente.

  1. Má higienização bucal

O principal fator para dentes amarelados, a falta de higienização bucal implica em diversos problemas, sendo alguns deles as manchas e escurecimento das dentições.

Você deve realizar a escovação pelo menos três vezes ao dia, dando destaque para antes da hora de dormir.

Também é importante escovar a prótese fixa, se possuir uma, pois ali se proliferam muitas bactérias.

  1. Diferentes tipos de medicamento

Muitos medicamentos impactam no sorriso, principalmente se a pessoa possuir alguma doença crônica e ter que tomar o mesmo remédio consistentemente, sendo perigoso até mesmo para as crianças, já que pode afetar as dentições ainda em formação.

O que é recomendado nesse caso é que, antes de você começar a tomar certos medicamentos, deve-se entrar em contato com um profissional odontológico para saber quais são as melhores medidas para evitar esse amarelamento.

  1. Má alimentação e tabagismo

A má alimentação é um problema muito grave, já que ela não impacta só os dentes, mas a saúde num sentido geral.

Por exemplo, alimentos muito ácidos podem corroer o esmalte dentário, diminuindo a pigmentação.

O consumo excessivo de álcool e cigarro também é um forte fator para o apodrecimento dos dentes. A nicotina agride bastante o esmalte do dente, de forma semelhante ao álcool.

Por isso, evite ao máximo consumir esses produtos, ou usá-los de uma maneira moderada, pois podem fazer necessário o uso de clareamento dentário.

Alguns outros problemas que podem afetar os dentes, são:

  • Algum trauma vivido;
  • Envelhecimento;
  • Fatores genéticos;
  • Problemas de nascença.

De toda forma, evitar o consumo de tais substâncias pode trazer benefícios para a saúde física geral, melhorando desde a estética física, disposição para exercícios ou, inclusive, acabar com dores provenientes da azia e queimações.

Relação entre dentes amarelados e autoestima

A autoestima é uma coisa extremamente importante, que deve ser preservada e cuidada de qualquer maneira, já que influencia em como você convive socialmente com outras pessoas.

Vive-se em uma época de muita “padronização” das pessoas, onde tem certos tipos de beleza aceitos pela sociedade.

Embora isso seja completamente errado, muitas pessoas ainda se sentem acuadas, pois não são padrões, ou seja, não se sentem aptas para serem socialmente aceitas.

O sorriso é uma característica em constante evidência, então você não quer que ele não seja bonito.

Dentes amarelados afetam a autoestima, que é algo fundamental para todo ser humano, já que a falta dela pode acarretar em diversos problemas psicológicos, levando-as muitas vezes a se tornarem reclusas.

Dessa forma, o sorriso é algo que vai além do estético, pois tem envolvimento direto com a saúde mental e física de qualquer pessoa, bem como a mesma ter uma boa qualidade de vida, conseguindo interagir socialmente.

Por isso, se você estiver com quaisquer problemas dentários, procure um odontólogo estético, para que ele possa, junto a você, decidir o que é o mais correto para fazer na sua situação, dando a oportunidade de aceitar seu sorriso.

Procedimentos como a faceta em resina, por exemplo, são benéficos para um melhor sorriso.

Conteúdo desenvolvido pela equipe do Conviva Melhor, blog criado com o intuito de melhorar a saúde e o bem-estar por meio de conteúdos que reforçam a importância dos cuidados regulares.

You Might Also Like
Deixe um comentário