livrar das cólicas

4 dicas para se livrar das cólicas de forma eficaz

A menstruação é um período de transformações no corpo, especialmente no útero. Esse ciclo deve preparar a parede uterina (endométrio) para o embrião se a gravidez ocorrer. 

As cólicas, que podem ser comuns nesse processo, são originadas a partir da liberação da prostaglandina, substância que promove as contrações do útero — importantes para eliminar essa parede em forma de sangue quando a gravidez não ocorre.

Você sente muitas cólicas durante o período menstrual e já tentou de tudo para  se livrar delas? Veja algumas dicas para viver a menstruação sem tantos incômodos e saiba por que uma bolsa térmica de gel é uma boa aliada nesse processo!

Bolsa térmica

Pelo menos uma vez na vida, durante fortes cólicas menstruais, uma mulher ouviu a recomendação de colocar uma bolsa térmica na região do ventre. Essa dica não é à toa.

O calor dilata os vasos sanguíneos e intensifica o fluxo sanguíneo, o que inibe os efeitos das prostaglandinas e ativa endorfinas (substâncias que reduzem as dores). Outras opções envolvendo calor são fazer banho de assento quente com chá de aroeira, cavalinha e quixaba durante 15 minutos.

Alimentação

A alimentação é fundamental para ajudar a reduzir as cólicas. É importante evitar alimentos gordurosos e/ou ricos em sódio (que acabam aumentando a sensação de inchaço). Outra dica é caprichar em alimentos ricos em cálcio. Sem esse mineral, as células musculares podem ficar ainda mais excitadas, o que aumenta as cólicas. O magnésio também é importante para relaxar as fibras musculares.

Também é importante aumentar o consumo de alimentos ricos em ácidos graxos de origem vegetal, como abacate, amêndoas, nozes e azeite de oliva extravirgem, sementes de abóbora e linhaça, além de peixes. Essa substância é anti-inflamatória e ajuda a reduzir dores.

As frutas vermelhas também são importantes, pois elas possuem flavonoides (antioxidantes que reduzem inflamações). Por isso, capriche no morango, uva, framboesa, maçã, amora e mirtilo. Um bom jeito de incorporar essas frutas é fazer sucos com elas e tomar no café da manhã e no fim da tarde.

Vale lembrar que os chás são ótimos aliados para reduzir cólicas menstruais. Dê preferência para as ervas: camomila, erva-doce, lavanda, hortelã e dong, que são plantas com efeito analgésico, anti-inflamatório e relaxante.

Atividades físicas

Durante o período menstrual, o cansaço e o desânimo podem fazer a ideia de praticar exercícios físicos impensável. Porém, eles são ótimos para reduzir as cólicas.

Atividades físicas liberam endorfina em nosso organismo, promovendo a sensação de bem-estar físico e psíquico. É recomendado praticar pelo menos 150 minutos de exercícios físicos por semana. Alguns dos exercícios mais indicados são caminhada, alongamento e ioga. Na fase pré-menstrual, quando as cólicas também podem aparecer, é recomendado ciclismo, caminhada, natação e corrida.

Vale lembrar que descansar bem é igualmente fundamental. Durante a menstruação, pode se sentir mais cansaço. Sem repousar adequadamente, há um aumento da sensação de estresse, o que intensifica as cólicas. Repousar também é importante após atividades físicas, para repor a energia e garantir a saúde de músculos, ossos e articulações.

Massagem e acupuntura

Essas duas técnicas também podem ajudar muito a reduzir cólicas menstruais. É uma ótima alternativa para quem prefere investir primeiro em terapias não medicamentosas.

A massagem pode ser feita na região abdominal, abaixo do umbigo, como se o útero estivesse sendo apalpado. A região lombar também deve ser contemplada nas massagens, com movimentos suaves de fora para dentro desde a bacia até a coluna. A acupuntura é uma técnica da medicina tradicional chinesa que enxerga as dores como bloqueios de energia e deve ser feito por profissionais capacitados.

You Might Also Like
Deixe um comentário