Marketing Reverso o que é e porque investir nessa estratégia

Marketing Reverso: o que é e porque investir nessa estratégia

Muito se fala a respeito de metodologias de marketing direto: chamar a atenção de possíveis clientes por meio de posts e anúncios relevantes. Mas há outra forma de fazer isso. É o chamado Marketing Reverso!

O mercado é continuamente competitivo e inovador. Quem pensa e aplica ações diferenciadas tem mais chances de obter um lugar de destaque.

A maneira como os leads são abordados diz muito sobre a proposta de trabalho de uma empresa.

Se você tem interesse em incrementar a imagem do seu empreendimento, continue a leitura e saiba tudo sobre o marketing reverso!

O que é Marketing Reverso?

Não é necessário ir muito longe para ter um pequeno panorama de como era a publicidade profissional clássica.

Ainda hoje vemos uma profusão de outdoors, panfletos e propagandas em todos os lugares – e elas são táticas muito válidas e eficientes.

Só que a internet mudou paradigmas. Hoje em dia o consumidor de freezer para laboratório tem tempo e possibilidade de comparar:

  • Preços;
  • Condições de pagamento;
  • Modelos;
  • Funcionalidades.

Basta fazer uma pesquisa rápida no Google que várias ofertas aparecem!

Nesse contexto, vale mais a pena investir em estratégias que atraiam o possível consumidor à sua marca, e não o contrário.

Essa mudança de paradigma dá origem ao marketing reverso: não é a empresa de manutenção de equipamentos hospitalares que vai até o cliente, é o cliente que vai até ela.

Como fazer Marketing Reverso?

Empreendedores que desejam ocupar um lugar de destaque em seus respectivos segmentos já estão apostando nessa abordagem.

Prossiga a leitura e compreenda os melhores jeitos de colocar o marketing reverso em prática!

Empreendedores que desejam ocupar um lugar de destaque em seus respectivos segmentos já estão apostando nessa abordagem.

Prossiga a leitura e compreenda os melhores jeitos de colocar o marketing reverso em prática!

Desenhe a imagem do seu negócio

Qual é a percepção do público já convertido em relação ao aluguel de chiller que você oferece? As pessoas estão satisfeitas ou decepcionadas?

Tenha dados suficientes para fazer esse panorama antes de tomar qualquer decisão. É nessa etapa que você deve identificar os pontos fortes e os pontos fracos da sua marca.

Se o chiller está desempenhando as funções muito bem, mas o preço do aluguel está um pouco acima do mercado, pode ser uma boa prática baixá-lo.

Em todo caso, fique atento aos feedbacks que você recebe para prosseguir crescendo e se desenvolvendo.

Saiba quem te acompanha

Um erro muito comum em qualquer campanha de marketing digital é investir recursos sem ter noção completa de quem se deseja alcançar.

Não há espaço para indústrias de climatizador para galpão que tem a intenção de alcançar um público massivo e muito heterogêneo. Normalmente quem pode fazer isso possui recursos e uma posição já muito consolidada.

Prefira separar o público-alvo em nichos e, a partir daí, em grupos que correspondam ao comportamento e aos interesses deles.

Quanto mais dados você tiver à disposição, mais ferramentas para o marketing reverso você tem!

Esteja presente no momento certo

Quando um usuário da internet pesquisa “instalação de ar condicionado em BH” ele tem o objetivo de encontrar a informação naquela hora, sem demora.

Ou seja, a sua empresa tem que surgir entre os primeiros resultados rapidamente. É assim que se assegura a geração de tráfego e a possibilidade de conversão.

E como fazer isso? Sabendo quais palavras-chaves utilizar, aplicando gatilhos mentais, títulos e descrições que não deixem dúvidas sobre a qualidade do conteúdo mostrado ali.

Não subestime a qualidade de um copywriting feito por especialistas atualizados.

A consistência e a atratividade de um texto são, invariavelmente, as portas de entrada para um público cada vez mais qualificado e fidelizado!

Em quais tipos de conteúdo investir?

Sob vários aspectos, a construção de uma imagem positiva e íntegra na web passa pelo compartilhamento de conteúdo especializado.

Seja você um representante comercial de refrigerador para medicamentos ou uma médica, o modo como você nutre quem te acompanha faz toda a diferença. E no chamado marketing reverso não é diferente!

Sendo assim, achamos pertinente trazer alguns exemplos de conteúdos muito indicados para engajar leitores, converter leads e fidelizar clientes. Leia mais a seguir.

Posts de blog

Lembra-se de quando os blogs eram diários virtuais que pessoas comuns usavam para compartilhar opiniões, desabafos e o que mais quisessem?

Isso mudou: os blogs se profissionalizaram de tal forma que atualmente se converteram em plataformas corporativas.

Toda grande empresa possui um blog associado ao site oficial. É uma prática constante e indispensável por diversos motivos.

Em primeiro lugar, ter um local fixo para produzir e armazenar informações sobre câmara frigorífica para congelados é muito positivo.

Em segundo lugar, os blogs dão espaço para materiais mais extensos, um tipo de formato que nenhuma rede social privilegia.

E-books

E se a temática que você deseja abordar rende páginas e páginas de conteúdo? Bom, nesse caso recomendamos a produção de um e-book.

A tradução literal é “livro eletrônico”, e não é para menos: esses infoprodutos tem capa, índice, numeração de páginas… Enfim, tudo que um livro tradicional possui.

Na web eles costumam ser disponibilizados mediante a cessão de dados (telefone, e-mail, endereço, etc) de quem os deseja ler.

É um jeito muito prático de estabelecer uma relação ganha-ganha entre a empresa e o público.

Tutoriais

Imagine que um novo cliente acabou de adquirir a sua primeira câmara frigorífica para congelados. Ele quer instalá-la no supermercado, mas nunca fez esse serviço.

A marca pode se adiantar e postar um tutorial em texto ou vídeo explicando como se instalar o produto.

Dessa forma, o cliente não precisa passar por dores de cabeça contratando profissionais que não dominam a atividade.

Além de tudo, ele percebe que a empresa produtora da painel para câmara frigorífica  realmente entende do assunto e se preocupa com o bem-estar dele.

Postagens em redes sociais

As redes sociais também não podem ser negligenciadas ou relegadas ao segundo plano. Afinal, elas representam uma grande janela em direção a milhares de pessoas, sejam eles clientes ou não.

E como se produz conteúdo para Facebook, Twitter e afins? Há duas possibilidades.

A primeira é repercutindo os posts de blog e demais formatos que a sua empresa produz. Aproveite a visibilidade que o seu perfil possui para aumentar o alcance!

A segunda possibilidade é pensar em campanhas pontuais com foco nas redes. Promoções, lives e eventos online, por exemplo.

Em suma, use todo o potencial social que esses sites apresentam para estar mais perto da base de clientes.

Pergunte as opiniões deles, destaque os princípios da marca, mostre por que você é diferente da concorrência!

Quais os benefícios do Marketing reverso?

Se você chegou até aqui, é possível que já tenha um vislumbre do que o marketing reverso representa em vários termos.

Imagem da marca, fidelização, percepção de valor… Os impactos do marketing reverso feito com equilíbrio são vários! Conheça-os agora.

É espontâneo

Pense na publicidade no sentido tradicional do termo: ofertas anunciadas com senso de urgência, letras garrafais, pouco tempo para pensar…

O marketing reverso é exatamente o contrário disso. A marca se apresenta quase naturalmente, como se pedisse permissão para entrar na vida do possível consumidor.

Esse é o diferencial mais decisivo. Os usuários assíduos da web preferem esse tipo de posicionamento – e não é difícil entender o porquê.

Respeita o público

Quem faz marketing reverso cresce muito aos olhos das pessoas. Elas passam a ter plena consciência de como aquela marca os ajudou e ajuda – e esse é o passo mais importante para construir uma audiência fiel!

Conteúdos relevantes (isto é, conteúdos que fazem diferença no cotidiano de quem os lê) produzem resultados duradouros.

O perfil da empresa entra na memória dos seguidores, que passam a criar boas expectativas para cada postagem nova.

Ao longo do tempo, a expectativa se transforma em conversões – e quanto mais conversões, mais novos clientes chegam.

Traz longevidade

Nenhuma empresa constrói uma base fiel de seguidores do dia para a noite. Isso demanda tempo, recursos e competência.

À medida que o ciclo produzido pelo marketing reverso se consolida, a sua marca vai contar com uma ampla audiência – e ela não significa “apenas” vendas contínuas.

Uma audiência expressiva é a certeza de que há um nicho de consumo que só você atende com excelência.

Uma audiência expressiva é sinal de que existem pessoas tomando conhecimento da marca por meio de perfis já convertidos.

Em suma, é o sinal mais inequívoco de longevidade e sucesso!

Considerações finais

Conservar um olhar de inovação: está aí um pré-requisito para conquistar sucesso duradouro em qualquer nicho existente.

O marketing reverso atua como a porta de entrada para isso. E com as informações que você acaba de absorver, o caminho se torna mais claro!

Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

You Might Also Like
Deixe um comentário