SEM o que é e como pode auxiliar o seu negócio

SEM: o que é e como pode auxiliar o seu negócio

SEM é a sigla que designa Search Engine Marketing, em tradução livre, o Marketing para Mecanismos de Busca. Essa é a área voltada para o estudo da potência dos principais buscadores, com o intuito de deixar o seu site nos primeiros lugares das pesquisas.

Hoje em dia, a qualquer momento, uma pessoa pode parar o que está fazendo e pesquisar pelo termo “aluguel de impressora em Guarulhos” dentro de um mecanismo de busca. E dúvida é: como a sua empresa pode aparecer justamente para quem está pesquisando algum produto ou serviço que você oferece?

A resposta está no SEM, e, principalmente, nas estratégias de SEO, que é a sigla de Search Engine Optimization, em português, Otimização para Mecanismos de Busca. Geralmente, o principal alvo dessa categoria é o Google.

Quer entender melhor como isso é possível? Continue a leitura do nosso artigo para saber do que se trata a SEM e como ela pode auxiliar o seu negócio.

O que é SEM?

É possível compreender o SEM como qualquer forma de aplicação de estratégia de marketing para a otimização de um site. Ou seja, qualquer ação dentro da estratégia, com o objetivo de otimizar um site, é chamado de SEM.

A ideia serve tanto para serviços offline quanto online. Sendo possível dividir essas ações em duas partes, como o já mencionado SEO, e os links patrocinados, que serão explicados nos tópicos a seguir.

De forma prática, trata-se da aparição dos endereços da marca no Google, mesmo que a pesquisa seja por uma termo específico, como por exemplo ”aquecedor a gás instalado preço”, quanto pelo próprio título do seu negócio.

Em resumo: todas as técnicas que trabalham para manter o site no topo podem ser aplicadas pela via do SEM. 

Termos como palavra-chave ou meta descrição (pequeno texto que aparece logo abaixo do título e do link de uma página quando se faz uma pesquisa no mecanismo de busca) são comuns de aparecem por aqui, além da análise do público para alinhar com as estratégias da empresa.

Esse é um dos pilares das boas estratégias de marketing, com a chance de impactar positivamente as mais diversas empresas, desde uma gráfica responsável por impressão de livros sob demanda ou uma lanchonete.

Abaixo, você pode conhecer um pouco mais das categorias que compõem o SEM.

SEO

O SEO é uma prática essencial para qualquer gestor de um site que deseja se manter no topo das pesquisas do Google. O principal objetivo é a otimização das páginas, ou seja, fazê-lo rankear bem nas pesquisas do Google ou de outros buscadores. 

O trabalho de uma estratégia de SEO começa a partir da busca por palavras-chaves que tenham como foco tanto o seu nicho de vendas quanto o que é procurado pela persona. 

Além disso, existem outros pilares da sigla que valem ser mencionados, que serão explicados no decorrer deste artigo, entre eles:

  • URls amigáveis;
  • Meta-descrição;
  • Títulos otimizados;
  • Tag de título;
  • Texto alternativo nas imagens;
  • Legenda nas imagens;
  • Otimização para dispositivos móveis;
  • Hyperlinks
  • Velocidade de carregamento.

URls amigáveis

Corresponde a um endereços simples, fáceis de lembrar e que levam o usuário exatamente aonde ele deseja na sua página.

Meta-descrição

Pequeno texto que aparece logo abaixo do título e do link de uma página quando se faz uma pesquisa no mecanismo de busca.

Títulos otimizados 

Título que chame a atenção, pois eles serão apresentados na guia de busca. 

Tag de título 

É um elemento do código HTML que representa o título de uma página da web.

Texto alternativo nas imagens

 É o que aparece no lugar da imagem quando ela não é carregada.

Legenda nas imagens

 Legendas explicam figuras, tabelas ou imagens no artigo.

Otimização para dispositivos móveis

 Trata-se de ajuste da tela para os dispositivos mobile. 

Hyperlinks

É uma referência de uma página web para outra que ao clicar no elemento (texto, imagens, botões) que possui o hiperlink o usuário é enviado a uma página web diferente, que pode ter informações adicionais ou conteúdo relacionado.

Velocidade de carregamento

É o tempo que leva para que todos os elementos de uma página carreguem de forma estável.

O conjunto dessas práticas formam o SEO e ajuda cada vez mais a sua página a ser a primeira a receber o clique dos usuários do Google. Porém, isso não é o bastante.

Há o investimento que precisa ser feito no Marketing de Conteúdo. Essa estratégia é onde são feitas as publicações de artigos ou produtos baixáveis em suas páginas, para atrair o visitante e fazê-lo virar um consumidor assíduo do seu serviço até realizar a compra definitiva.

Esse tipo de ação é quase uma regra em grandes marcas. Um site de uma empresa de balança digital refrigeração e um blog de vendas de ar-condicionado, por exemplo, se beneficiam bastante ao aplicar as técnicas do marketing de conteúdo junto do SEO.

Links patrocinados

Ao pesquisar qualquer assunto no Google, antes de ler os resultados indicados pelo SEO, você percebe primeiramente os anúncios pagos, ou direcionados por links patrocinados. 

O SEO puxa os resultados que colaboram para o tráfego orgânico, enquanto os links patrocinados, como o próprio nome diz, patrocinam a busca. 

Uma pessoa pode pesquisar por locação de impressoras preço e se deparar com o link para a página de compra do produto e só mais abaixo com o link do site da marca em si, que não recebeu o auxílio da mídia paga.

Existem plataformas de anúncios que recebem os valores e palavras-chave, como o Google Adwords e o Bing Ads. 

A cobrança dos links funciona de três maneiras: o próprio custo por link, por conversões ou visualizações de anúncio. ]

O seguinte passo é o leilão, feito a cada nova busca pelo usuário em cima de um termo anunciado na plataforma.

É necessário avaliar fatores como concorrência e relevância da palavra-chave, para apostar em termos mais seguros de acordo com um valor máximo que o anunciante pode pagar.

Como fazer o SEM?

Acima, comentamos sobre as possibilidades do SEM, como o SEO e os links patrocinados. Mas como exatamente realizar esse tipo de estratégia? Veja a seguir como é possível.

Construindo a sua persona

O primeiro passo é conhecer o seu público. Quais os desejos, necessidades, hábitos e hobbies da sua persona? É interessante nomeá-la, construindo um perfil semi-fictício do seu público ideal, com idade, sexo e profissão.

Quanto mais detalhes você tiver, mais fácil ficará de buscar pelas palavras-chaves que você deve usar no seu conteúdo otimizado e realizar um bom recorte na hora de estruturar a sua campanha de links patrocinados.

É a sua persona que não só vai guiar a sua estratégia de SEM, mas também toda a sua comunicação, seja nas redes sociais, atendimento ao público, texto dos conteúdos e escolha das pautas. Por isso, não deixe de trabalhar muito bem essa fase do processo.

SEO On Page

Existem dois tipos de SEO possíveis de aplicar dentro de uma estratégia. O primeiro é o SEO On Page. São todas as ações aplicadas dentro da sua página com o intuito de otimizá-la para que elas alcancem uma posição melhor dentro dos mecanismos de busca.

No tópico sobre SEO, os principais itens que compõem o SEO On Page foram nomeados. 

Um exemplo é a produção de conteúdo sobre caixas cartonagem personalizadas para uma empresa de papelaria. É um artigo disponível dentro do site e que agrega valor para aquele setor.

Outros itens que valem a pena reforçar são: velocidade da página, URL amigável e a descrição do post dentro da sua página inicial. 

SEO Off Page

Se o SEO On Page acontece dentro da página, é fácil deduzir que o SEO Off Page é todo o movimento fora da página. Em outras palavras, estamos falando da relação do seu site com todo o restante da internet.

Uma estratégia de SEO Off Page irá analisar a rede de links que fazem menção ao seu site. Quanto mais sites, com qualidade e com diversidade, linkam conteúdos do seu negócio, melhor fica o seu posicionamento no Google.

Há também as parcerias, como os guest posts. Nesse modelo, a sua página publica um conteúdo especial no site de outra empresa e vice-versa. 

Uma parceria ainda mais forte é a campanha de co-marketing, com o lançamento de materiais ricos com outra marca do mesmo nicho da sua.

Boas práticas de SEM

Um site bem otimizado deve seguir algumas práticas de SEO consagradas e que garantem boa exposição sem infringir as regras do Google. 

Uma delas é evitar repetir palavras-chave à exaustão. O mecanismo percebe esse ato e rapidamente pode penalizar o seu site.

Lembre-se sempre de pensar no usuário que vai ler o seu post. Não importa qual tipo de conteúdo você quer promover, pode ser o anúncio de um treinamento nr 32 da sua escola ou a venda de novos sapatos da sua marca.

Nunca deixe de usar o CTA (Call to Action). São convites para o leitor realizar alguma tarefa dentro do seu site, como clicar em um novo link ou preencher um formulário. Isso faz com que ele passe mais tempo em seu site, por exemplo.

Uma prática bastante recomendada de palavra-chave é a long tail, de cauda longa. São termos específicos, com baixo volume de busca e baixa concorrência, fazendo o usuário com mais certeza do que precisa encontrar rapidamente o seu conteúdo.

Como o SEM pode auxiliar o seu negócio?

Um dos principais objetivos do uso do SEM em um negócio é o impulsionamento de um determinado conteúdo dentro da internet. Em um momento onde estamos conectados quase o tempo todo, isso é extremamente importante para conseguir boas vendas.

Com o uso das técnicas do SEM, envolvendo o SEO e os links patrocinados, a sua empresa de etiquetas para produtos de limpeza pode facilmente conseguir alcançar o topo dos resultados de pesquisa do Google.

Os usuários estão cada vez mais curiosos e não perdem tempo para tirar dúvidas da forma mais rápida possível. É claro que uma delas é a internet, pelo celular ou notebook.

A partir de uma estratégia bem estruturada voltada para SEO, você consegue solucionar as dúvidas do seu futuro cliente rapidamente pela pesquisa do Google que ele deve realizar.

Vale mencionar que, se tratando do Google, o maior buscador do mundo, as oportunidades são imensas. Nesse sentido, nenhum clique pode ser menosprezado, levando em conta o tamanho da exposição que o seu site pode ter.

Por conta disso, é extremamente válido investir em estratégias de SEM. A chance de receber bons cliques de usuários interessados em seu serviço é enorme, além da fácil rentabilidade garantida pela plataforma de busca do Google.

Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

You Might Also Like
Deixe um comentário