Google Ads

Google Ads: por que sua empresa deve usar como estratégia

Google Ads é a plataforma de anúncios do Google, que antigamente era conhecida como Google AdWords. Foi lançada em 2000 e, desde então, é a principal ferramenta de anúncios pagos da web.

Todo usuário já se deparou com um anúncio ao fazer uma pesquisa no Google, acessar um blog ou antes de assistir a um vídeo no YouTube. Todos esses são exemplos de campanhas criadas pelos Google Ads.

Embora sejam diferentes, são elaborados na mesma plataforma e essa flexibilidade é muito positiva para as marcas. O anunciante pode escolher o formato mais adequado para seu público e, com isso, melhorar ainda mais seus resultados.

Atualmente, as estratégias orgânicas ganham força e espaço, mas isso não diminui o poder e a importância dos anúncios pagos, muito pelo contrário. Eles agem rapidamente e trazem resultados muito antes das práticas orgânicas.

São extremamente eficientes, por isso, desde marcas famosas no mundo inteiro até pequenos negócios locais podem investir nessa prática.

Pensando nisso, através deste artigo, será possível entender o conceito de Google Ads, a importância que representa para as empresas e porque seu negócio deve investir nesse tipo de anúncio.

Em que consiste o Google Ads?

Google Ads é a plataforma de anúncios do Google e faz parte das principais estratégias de marketing digital de qualquer negócio. A ferramenta é tão poderosa que hoje é a principal fonte de receita do buscador.

Também é a principal plataforma de anúncios pagos da internet e isso se deve ao fato de que, por meio dela, a companhia pode pagar para que o Google destaque suas páginas na internet.

No entanto, ao invés de aparecer para todos os usuários, uma empresa de locação de gerador para festa será encontrada por pessoas que realmente se interessam por seus serviços.

Em linhas gerais, não se trata de aparecer mais, mas de aparecer para usuários qualificados e com potencial para se tornarem clientes. Dentre as modalidades de anúncios no Google Ads, estão:

  • Rede de pesquisas;
  • Rede de display;
  • YouTube;
  • Aplicativos.

Os anúncios em rede de pesquisa são os mais comuns e exibidos como resultados para as pesquisas dos usuários, por meio de determinada palavra-chave.

Os links podem aparecer no início ou final da página e são identificados como patrocinados. Esse formato é útil para alcançar pessoas que estejam procurando produtos e serviços específicos e o anunciante só paga por clique.

As campanhas em rede de display são mostradas em sites, blogs, páginas de notícias, dentre outros canais do tipo e alcançam 90% dos usuários no mundo todo.

A empresa cria anúncios gráficos por meio de opções de segmentação, como palavras-chave, informações demográficas, entre outros.

Quanto aos anúncios no YouTube, nada mais são do que propagandas exibidas antes, durante ou depois dos vídeos assistidos pelos usuários.

Uma confecção de camiseta pedagogia bordada pode selecionar o público que deseja atingir, levando em conta a idade, sexo, localização, interesses, dentre outras características.

Por fim, os anúncios podem ser exibidos em aplicativos e o foco é aumentar o alcance das plataformas usadas pela marca. Por meio de uma configuração simples, a marca pode alcançar mais de 1 bilhão de pessoas.

Importância do Google Ads

Os anunciantes podem escolher entre diferentes plataformas de links patrocinados, como no caso do Facebook, Instagram e outros. Inclusive, o Google Ads não é a única ferramenta para veicular campanhas em rede de pesquisa.

Entretanto, essa ferramenta é a melhor maneira de impactar as pessoas porque a empresa consegue capitalizar seu negócio em um mercado amplo.

Todos os dias, o Google recebe milhões de pesquisas sobre produtos e serviços e isso facilita na hora de promover a interação entre marcas e usuários.

A companhia terá amplo alcance devido ao número de pesquisas diárias, consegue segmentar suas mensagens, controla totalmente o orçamento e ainda pode avaliar métricas para entender como está o desempenho de suas ações.

Os resultados aparecem em curto prazo e um fabricante de colchas sob medida consegue fortalecer sua marca, e com isso melhorar o faturamento.

Motivos para usar o Google Ads

Existem muitas razões para investir no Google Ads, e elas são justificadas pelos benefícios da plataforma. São eles:

Anunciar para as pessoas certas

O maior diferencial do Google Ads é a possibilidade de alcançar as pessoas certas e no momento mais oportuno.

Se a organização fizer uma campanha, por exemplo, no Facebook, vai se comunicar com um público que não está tão interessado em receber anúncios. As redes sociais são plataformas usadas mais para interação e comunicação.

Embora ajudem a fortalecer a marca, as pessoas não estão necessariamente interessadas em comprar. Por outro lado, as campanhas no Google são voltadas para quem está procurando alguma coisa.

Os usuários pesquisam sobre diversos assuntos, desde aluguel de tenda até notícias sobre os últimos acontecimentos. Numa dessas, seu negócio aparece como resposta para essas pesquisas e de maneira direcionada.

Essa ação se baseia no princípio de que quem está procurando a empresa é o cliente e não o contrário. Por essa razão, os anúncios podem ser associados às estratégias de Inbound Marketing e assim estreitar o relacionamento com a audiência.

Usar o Google Analytics

O anunciante pode vincular sua conta no Google Ads com a do Google Analytics e, com isso, acompanhar os resultados de suas campanhas.

A empresa consegue entender quanto tempo o visitante permaneceu em sua página, quais páginas foram visitadas, a taxa de rejeição da página de destino e até mesmo detalhes sobre seus visitantes.

Ao associar as contas, a marca terá mais informações que ajudam a avaliar o desempenho de sua ação, podendo pausar palavras-chave e anúncios que não estão trazendo os resultados almejados.

Uma loja de perfume la vie est belle tradicional também poderá criar conteúdos usando palavras-chave que garantem melhor desempenho para a companhia. Por meio delas, os resultados orgânicos no ranking de pesquisa melhoram.

Audiência qualificada

Alguns anunciantes acreditam que as palavras-chave devem ter 100% de impressões das pesquisas, no entanto, trata-se de um equívoco porque não se deve gastar dinheiro em todas as pesquisas.

Muitos usuários procuram informações sem nenhum tipo de compromisso, como no caso dos concorrentes que querem entender as estratégias de outras empresas. Portanto, são públicos que não querem comprar uma solução.

Porém, por meio do Google Ads, os anúncios são exibidos apenas para as pessoas que realmente podem comprar alguma coisa.

O anunciante pode escolher lances automáticos, como o custo aprimorado por clique, em que o lance é ajustado considerando os dados de conversão e combinação de informações, como localização, dispositivo usado, data, hora, entre outros.

Alcance no momento certo

Uma loja de cadeira de escritório giratória colorida pode escolher o dia e a hora em que os anúncios serão exibidos, visto que não vale a pena exibir as campanhas 24 horas por dia.

As características de exibição devem considerar o tipo de empresa, produto, serviço e dados de seu público. Depois de veicular as campanhas por um tempo, a marca pode avaliar o dia e horário que mais converteram.

A partir disso, vai criar anúncios mais assertivos e que vão chegar até os usuários no momento ideal, o que aumenta os cliques e conversões, e ainda ajuda a economizar tempo e dinheiro.

Poder de influência

Dificilmente, o consumidor faz uma compra ou fornece seus dados na primeira visita, e isso acontece porque a internet disponibiliza informações o tempo todo.

Antes de saber com qual empresa vai contratar lavagem e pintura predial, o usuário faz muitas pesquisas, compara opções diferentes e aí sim toma uma decisão.

Em vista disso, é muito importante que a empresa possa influenciar a decisão de compra dos usuários que acessam seu site. Por meio de campanhas de remarketing no Google, a marca se torna mais influente.

Os usuários que acessam o site podem ser categorizados em diferentes públicos, e com base nesse recurso, receberão mensagens segmentadas da marca em diversas plataformas da rede de display.

Reforça as estratégias de marketing

Por fim, ao usar o Google Ads, uma fábrica de casquinha de sorvete consegue fortalecer outras estratégias de marketing digital.

Um exemplo disso é o remarketing, que ajuda a segmentar pessoas interessadas em seus produtos e faz com que os anúncios apareçam para elas enquanto navegam em outros sites.

Como resultado, o consumidor se lembra do negócio e as chances de comprar são muito mais altas.

Considerações finais

O Google Ads é uma plataforma inteligente e que deve fazer parte do planejamento de marketing digital de qualquer negócio.

Por meio dele, a companhia alcança um número maior e segmentado de usuários, potencializando seus resultados e aumentando as vendas.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

You Might Also Like
Deixe um comentário