Marketing de lançamento

Marketing de lançamento: tenha o sucesso desejado

Marketing de lançamento é, como o próprio nome sugere, uma estratégia de marketing voltada para o lançamento de produtos e serviços no mercado, uma ação muito importante para garantir o sucesso da solução.

As empresas investem tempo e dinheiro no desenvolvimento de suas soluções, por essa razão, quando chegam ao mercado, precisam trazer os retornos esperados. Mas isso só acontece quando seu lançamento chama a atenção das pessoas.

O papel do gestor ou do empreendedor é fazer o negócio crescer, e o lançamento de novos produtos tem como objetivo atender às necessidades das pessoas, ao mesmo tempo em que ajuda a marca a conquistar espaço no mercado.

Investir em marketing de lançamento é uma forma de inserir a solução na vida dos consumidores, esclarecendo detalhes sobre a solução e norteando o modo como a companhia pretende atingir seus objetivos com o produto.

Mas antes de colocar suas estratégias em prática, é muito importante conhecer um pouco mais sobre o assunto para que o investimento traga bons retornos.

Este artigo busca explicar o que é marketing de lançamento, como colocá-lo em prática, além de mostrar algumas dicas para que o lançamento seja um sucesso.

Entenda o que é marketing de lançamento

Marketing de lançamento é uma estratégia que envolve técnicas de marketing e vendas relacionadas ao lançamento de produtos e serviços.

A ação foi originalmente desenvolvida por Jeff Walker nos Estados Unidos e, no Brasil, se tornou popular no mercado e em meio às empresas que querem desenvolver lançamentos, principalmente na internet.

Pode ser usada por qualquer tipo de empresa, como uma de entrega expressa motoboy, sendo fundamental para que o produto chegue ao mercado sendo cobiçado pelos consumidores.

Dicas para fazer marketing de lançamento

O mercado está cada vez mais competitivo, por isso, lançar uma nova solução se tornou um desafio, e tudo aquilo que seu negócio faz, os concorrentes fazem também.

Devido à competitividade, é necessário analisar o estudo e identificar as melhores estratégias para obter sucesso. Quem se encarrega desse trabalho precisa garantir um bom planejamento, e algumas dicas para isso são:

Criar um cronograma

A primeira coisa que precisa ser feita é um cronograma de lançamento, desde o momento em que o produto fica pronto até a data em que é disponibilizado para os consumidores.

Por meio do planejamento cronológico, cada uma das fases vai acontecer no tempo certo, sendo ideal que todas as datas e períodos sejam pensados bem antes do lançamento de fato.

Dentre as fases presentes no cronograma está o período de planejamento das ações para o lançamento, divulgação em diferentes canais de marketing e o lançamento propriamente dito.

Entender o orçamento

Se uma confecção vai lançar um novo modelo de fantasia carnaval jasmine, precisa entender que o lançamento vai exigir um bom investimento. Mesmo que algumas estratégias orgânicas estejam presentes, elas não são suficientes.

É muito importante investir em mídias pagas para impulsionar diferentes tipos de ações de marketing, ativação, merchandising, entre outras práticas.

Os profissionais responsáveis pelo lançamento devem ter contato com o setor financeiro da empresa. Isso é importante porque se houver a necessidade de aumentar o orçamento, os responsáveis precisam estar cientes.

Escolher os canais

Direcionar campanhas para canais simultâneos é necessário, todavia, a marca precisa delimitar suas escolhas. Use técnicas de seleção para escolher as melhores alternativas.

Escolher as estratégias de marketing

O marketing é fundamental para o lançamento de produtos, e existem vários tipos que podem ser trabalhados pela marca. Um deles é o marketing de influência, que nada mais é do que a parceria entre a empresa e um influenciador digital.

A organização também pode optar por fazer vídeo teaser, um tipo de material que gera expectativa e antecipação sobre determinado produto.

Uma empresa pode despertar o interesse de pessoas que vão se casar em saberem mais sobre como funciona um salão decorado para casamento. O intuito é fazer com que os consumidores esperem ansiosamente por alguma coisa.

Esse tipo de vídeo consegue despertar a curiosidade e o interesse, fazendo com que os espectadores estejam sempre atentos às novidades e esperem por novos conteúdos.

Outra opção é oferecer amostras grátis para que o consumidor possa conhecer um pouco mais a solução e sentir o quanto ela é importante para seu cotidiano.

Definir os indicadores de desempenho

Os indicadores chave de desempenho (KPI) são importantes para medir o sucesso do lançamento. Até que a solução esteja de fato no mercado, existem várias etapas para divulgá-la.

A companhia precisa medir as expectativas e o engajamento do público, conforme o lançamento se aproxima. A melhor forma de fazer isso é por meio dos KPIs e assim entender quais ações fazem sentido ou não para os resultados.

Como ter mais sucesso no lançamento?

Uma clínica que pretende lançar um procedimento de botox para empinar o nariz pode investir em algumas ações que vão garantir o sucesso de seu lançamento. São elas:

Fazer ações no PDV

O PDV (ponto de venda) é o local apropriado para as estratégias de lançamento porque é lá que as vendas acontecem. A marca só precisa levar em conta o tipo de produto que vai lançar e em quais estabelecimentos estará disponível.

Vale a pena investir na realização de eventos que ajudam a implementar iniciativas inovadoras no estabelecimento. Por exemplo, um fabricante de máquinas fotográficas pode oferecer aulas experimentais de fotografias.

Para que as ações no PDV sejam assertivas, é muito importante estudar o perfil do público e as características do produto ou serviço que será trabalhado. Procure referências no mercado para não repetir ações dos concorrentes e assim criar abordagens inéditas.

Fazer marketing de influência

A campanha de uma clínica de exame demissional não precisa ser a única voz que vai divulgar a solução. As organizações podem procurar embaixadores de sua marca para alcançar ainda mais clientes.

A ideia por trás do marketing de influência é usar os influenciadores digitais para trazer mais visibilidade ao produto ou serviço. A marca e o influenciador vão desenvolver ações em conjunto e as soluções vão aparecer em seus conteúdos.

Mas é importante lembrar que o marketing de influência só traz bons resultados se a marca souber escolher as pessoas certas para falar sobre suas soluções, e uma boa escolha é fazer a parceria com alguém que possui um público-alvo semelhante ao seu.

Usar as redes sociais

As redes sociais fazem parte do dia a dia das pessoas e são excelentes ferramentas para o marketing de lançamento. Você só precisa saber quais são os recursos que deve usar.

Em primeiro lugar, uma empresa de limpeza de bico automotivo deve saber em quais plataformas está seu público e a partir disso desenvolver ações compatíveis com as características da rede.

Cada uma delas oferece recursos que podem ser bem aproveitados, como no caso do Facebook, o que permite criar um evento para o lançamento. No Instagram, por sua vez, a marca pode fazer uma transmissão ao vivo.  

Criar seus próprios vídeos

O negócio não precisa se tornar refém dos influenciadores digitais para produzir conteúdos audiovisuais. Muitas marcas obtêm excelentes resultados ao criar materiais próprios e geram impactos positivos nos consumidores.

O vídeo é um formato muito versátil e vários tipos de materiais podem ser trabalhados por meio dele, tais como:

  • Tutoriais;
  • Entrevista;
  • Enquete;
  • Discussões.

Um fabricante de cadeiras para púlpito de igrejas só precisa avaliar o tipo de conteúdo que mais se encaixa às necessidades de seu lançamento e às características de seu público.

Fazer campanhas de teasers

Teaser é um termo em inglês que significa provocar e essa é uma estratégia que é muito comum no lançamento de filmes e videoclipes. Trata-se de uma estratégia que aguça a curiosidade do público e os mantém interessados.

Esse tipo de ação de marketing prepara a audiência para o lançamento, mas sem dizer claramente do que se trata e é exatamente isso que faz o consumidor se sentir curioso.

Criar sensação de exclusividade

Uma empresa de aluguel de ônibus pode criar uma campanha que desperte a sensação de exclusividade, pois isso faz com que seus serviços se tornem mais cobiçados pelas pessoas.

A melhor maneira de fazer isso é criar escassez artificial, o que faz com que algumas pessoas se sintam privilegiadas ao ter contato com o lançamento ou algo antecipado sobre ele.

Considerações finais

O lançamento de um novo produto ou serviço sempre desperta a curiosidade e cria expectativas, tanto nas pessoas quanto nas empresas. Se esse momento for bem trabalhado, as chances de sucesso da solução serão bem maiores.

Por meio das dicas que foram apresentadas ao longo deste conteúdo, será possível criar uma boa estratégia de lançamento e levar sua solução ao conhecimento de um número maior de pessoas.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

You Might Also Like
Deixe um comentário