gestão de projetos

Gestão de Projetos: como entregar os melhores resultados?

A gestão de projetos é uma abordagem fundamental para o bom andamento de qualquer tipo de planejamento que seja realizado em uma empresa. De forma que, em virtude do seu nível de síntese e organização, essa é uma prática que está ganhando muito destaque.

A maior vantagem dessa estratégia é que, com o seu nível de eficiência em alinhar os objetivos e as expectativas, ainda que para a venda de um box blindex de canto, o método traz benefícios diretos tanto ao grupo profissional, quanto aos próprios clientes.

Dessa forma, trabalhar gerindo os projetos através desse método é essencial para otimizar a aplicação de todas as coisas planejadas, sobretudo as que forem mais importantes, enquanto não foge da realidade das circunstâncias atuais.

Seja trabalhando com conserto tela iphone 7 ou mesmo com vendas no varejo de hortifruti, a gestão das tarefas e das execuções não só é fundamental para o bom andamento do negócio, como também é um grande ativo de vendas e de competitividade.

Isso porque não há nada de mais desafiador para a concorrência no mercado atual, independente do segmento de atuação, do que ter uma empresa organizada, bem estruturada logisticamente e com uma boa administração dos seus projetos.

Por essa razão, e para que se perceba que isso serve até mesmo para aumentar as vendas de uma escada de mármore travertino em uma companhia, este artigo terá como tema o conceito, a importância e as cinco dicas de como entregar mais com a gestão de projetos.

Em que consiste a gestão de projetos?

A gestão de projetos não consiste em nada mais do que implementar técnicas, conhecimentos e atributos para que um projeto alcance sucesso dentro da empresa.

Isto significa que o gerenciamento serve para que a meta do projeto seja atingida de acordo com os requisitos estipulados durante o planejamento.

Dessa forma, a gestão de projetos visa possibilitar que o resultado obtido seja satisfatório tanto para a instituição, em relação aos prazos e gastos pré estabelecidos, quanto para o cliente final da companhia.

A gestão de projetos proporciona a viabilização do alcance dos objetivos de maneira ordenada e com limites de execução. Ela possibilita um foco definido para as metas e dá a oportunidade da realização de uma programação prévia de cada ação.

A integração de todos os setores dá possibilidade ao planejamento, bem como também ao monitoramento e ao controle de todo o projeto, de forma que até mesmo uma automação hidráulica industrial pode entrar como parte integrante desse processo.

Por essa razão, cada vez mais instituições investem, capacitam equipes e incentivam a participação delas nos eventos e especializações da área.

Mais que um simples diferencial competitivo, uma gestão eficiente de projetos consiste em uma prática que possui o intuito de tornar a empresa mais ágil, mais rápida e pronta para fornecer a entrega de muito mais valor a todos os seus clientes.

Porém, antes de qualquer outra coisa, é preciso ter em mente aquilo que se entende por projeto, para poder pontuar corretamente algumas coisas a respeito desse novo conceito de gestão de projetos.

Conforme aponta o guia PMBOK, ou Project Management Body of Knowledge, o projeto é um esforço momentâneo empreendido para a criação de um produto, serviço ou mesmo resultado único e exclusivo.

Dessa mesma maneira, pode-se caracterizar um projeto como uma coisa realmente inconstante e passageira, mas que precisará de planejamento, execução e controle para, a partir disso, dar os seus frutos tão desejados para um negócio.

Tudo isso serve para proporcionar a entrega de produtos e serviços de forma exclusiva, por meio de etapas determinadas de forma prévia e com recursos limitados.

Todo projeto precisa possuir um objetivo bem específico e totalmente claro. Isso em virtude do fato de que os projetos demandam recursos humanos e financeiros para serem postos em prática.

Além do mais, cada projeto possui um caráter único, pois depende de situações e partes interessadas bem distintas.

De forma que uma empresa prestadora de serviços de limpeza não vai fazer a coisa da mesma forma que uma agência de marketing, por exemplo.

No entanto, também é importante ressaltar que um projeto não pode ser confundido com um simples processo.

É verdade que os processos são trabalhos contínuos, e que produzem resultados padronizados e bem definidos. Entretanto, falar de projeto é se referir a algo temporário, que será elaborado progressivamente e irá gerar um resultado único.

Além do mais, muito provavelmente esse resultado não poderá ser repetido da mesma maneira em outra circunstância.

Só para citar um exemplo, um novo veículo é feito por meio de um projeto que planeja tudo o que concerne ao seu conteúdo, desde o design até a tática de marketing para a venda.

O projeto pode acabar quando o carro é lançado. Enquanto isso, aquilo que se entende pelo que se chama de processo deve começar após toda a concepção do veículo e continuar até mesmo depois do fim do projeto.

Além do mais, a área dos projetos tem crescido consideravelmente. Cerca de 20% do PIB mundial é investido na execução de projetos, de forma que trilhões de dólares são investidos em todo o planeta a fim de criar coisas por meio da gestão de projetos.

Uma boa maneira de dar início à gestão de projetos é tomando consciência que o ciclo de vida dele, em linhas gerais, é composto por quatro etapas.

Primeiro, vem a etapa da iniciação, que é marcada pela reunião de elementos fundamentais para o pontapé inicial do projeto, que inclui as informações de mercado.

Depois, vem o planejamento. E é justamente nesta fase que se faz o estabelecimento de um cronograma de ações para o projeto.

Depois, é chegado o momento da execução e do monitoramento. Aqui, o projeto é colocado em prática e seu andamento é supervisionado, sofrendo intervenções sempre que as circunstâncias provarem ser necessário.

Por fim, vem a conclusão, onde é feita uma análise de como o projeto foi executado, onde é observado todos os detalhes, erros e acertos, bem como se os objetivos foram cumpridos, como a meta de vendas de uma persiana horizontal pvc sob medida, por exemplo.

Qual o grau de importância desse conceito?

Se as pessoas não vão em busca de um oásis no deserto sem ter definido uma sequência de ações bem clara, não existe motivo nenhum para fazer qualquer coisa em um negócio sem inserir no papel um caminho firme e um projeto sólido.

Dessa maneira, a importância da gestão de projetos aparece especialmente na segurança que ela proporciona.

Não que seja um método a prova de falhas. Aliás, nenhum planejamento é assim. Entretanto, esse tipo de administração estratégica evita o grave erro de empreender no escuro, desafiando aquilo que é desconhecido.

Além do mais, isso serve para demonstrar o comprometimento da empresa com a realização de cada um dos objetivos, ainda que o mais importante deles seja dobrar as vendas de quartos planejados solteiro com duas camas.

A partir do momento em que a coisa assume a condição de projeto, tudo vai sair do campo das ideias e adquirir um ar de grande seriedade, passando a ser uma busca que envolve todos os componentes da companhia, dos colaboradores ao líder.

O apoio em relação à motivação e satisfação dos subordinados é evidente, de forma bem especial quando eles recebem um retorno detalhado após cada fase vencida.

A gestão de projetos é também uma auxílio que permite alcançar os objetivos com mais precisão e qualidade, reduzindo imprevistos e lidando melhor com os problemas.

Com um projeto bem formado, os prazos são respeitados e muito dificilmente o gestor é surpreendido, uma vez que preparou uma tática que levou em consideração até mesmo os piores cenários.

Isso tudo ainda traz como resultado uma grande economia, pois os recursos financeiros são usados de forma mais racional, evitando ao máximo os desperdícios.

5 dicas para entregar os melhores resultados

Por fim, será extremamente válido destacar algumas dicas para que seja possível potencializar ao máximo as entregas de resultados por meio de uma gestão de projeto bem feita, independente do tipo de segmento da empresa.

Vendendo bloco de anotações atacado ou produtos de limpeza no varejo, será possível trazer ao negócio uma maior agilidade, e até mesmo resultados que ultrapassem as expectativas.

Por esta razão, são cinco as orientações que podem ser dadas àqueles que desejam ter esse tipo de resultado hoje:

  1. Definir as linhas iniciais do projeto;
  2. Redigir um roteiro de projeto;
  3. Estipular objetivos a serem alcançados;
  4. Medir a eficiência do projeto;
  5. Por fim, reunir os participantes em um debriefing.

Através de uma organização bem feita e uma gestão bem trabalhada, são muitos os frutos que uma companhia pode colher, tanto no curto quanto no médio e longo prazo.

Considerações finais

Por meio da compreensão do conceito da gestão de projetos, bem como da sua importância e dos seus efeitos, foi possível mostrar, neste artigo, como aplicar na prática e obter melhoras consideráveis.

A partir de um trabalho bem feito nesse sentido, será possível chegar à conclusão de que essa se trata de uma prática indispensável.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

You Might Also Like
Deixe uma resposta