marketing offline

Saiba o que é marketing offline

Qualquer empresa que deseja ter maior visibilidade no mercado precisa realizar ações para se promover. Uma das possibilidades é apostar no marketing offline, que garante que mais pessoas saibam da companhia e possam buscar por ela para adquirir produtos ou serviços.

Utilizar o marketing hoje é uma necessidade de qualquer tipo de negócio. De fato, não há como impactar uma boa quantidade de clientes se não houver um investimento apropriado para isso.

Há muitas frentes disponíveis para promover uma empresa. Mas, a princípio, é possível dividir o marketing em duas modalidades diferentes: o marketing online e o marketing offline.

O marketing online é aquele utilizado para divulgar um negócio na internet. Assim, ele é uma possibilidade bastante usada para empresas de diversos segmentos, graças à sua facilidade de impactar pessoas e de trazê-las para mais perto da marca.

Outra alternativa é o marketing offline, que pode ajudar a promover uma chácara para casamento ABC utilizando canais diferentes, de modo a impactar os clientes sem utilizar a internet para isso.

Mesmo que algumas pessoas achem que o marketing offline já não é tão utilizado ou que se tornou pouco eficiente, na verdade isso não aconteceu. Ele é tão importante quanto o online e pode trazer o resultado desejado quando aplicado corretamente.

Por isso, é fundamental conhecer melhor o que é o marketing offline, quais são as vantagens que ele traz para uma companhia e conhecer também dicas de como ele pode ser usado para trazer mais clientes.

Tendo essas informações, o desenvolvimento de campanhas de sucesso se torna mais simples e eficiente, de modo que o marketing offline pode trazer o retorno desejado ou até melhor do que o esperado. Neste artigo, será possível entender mais sobre o assunto.

O que é o marketing offline?

Durante muito tempo, sair de casa e se deparar com uma fachada de loja adesivada, na qual era possível ver anúncios sobre produtos ou serviços era muito comum. Hoje, essa é ainda uma realidade, mesmo que tenha passado por transformações.

O marketing offline não deixou de existir, muito pelo contrário, ainda é uma ótima maneira de impactar clientes e trazê-los para mais perto do negócio.

De qualquer forma, é importante começar definindo a modalidade. O marketing offline se trata da divulgação baseada em estratégias das mídias tradicionais, realizada fora do mundo virtual.

Para isso, podem ser usados alguns meios importantes de divulgação, que tornam o trabalho do marketing bastante efetivo. São eles:

  • Propaganda impressa;
  • Brindes;
  • Cartões de visita;
  • Jornais e revistas;
  • Eventos;
  • Televisão e rádio.

De fato, há vários canais disponíveis para a realização de uma campanha de marketing offline, que pode ser usada para promover desde serviços como o aluguel de brinquedos para festa até produtos como roupas ou itens de higiene.

A divulgação por meio de propaganda impressa é a distribuição de panfletos, ou mesmo a impressão de banners que podem ser expostos em diferentes áreas.

Outra possibilidade de fazer marketing offline é apostar no uso de brindes que, além de agradar aos clientes, é um modo de aumentar a divulgação na modalidade offline, já que as pessoas que recebem o brinde podem usá-los em locais públicos.

O cartão de visita é um exemplo simples e prático de marketing offline. Além de ajudar o cliente a encontrar os contatos da empresa de curso de higienização de estofados, funciona tão bem quanto os panfletos.

Há ainda opções como o anúncio em jornais e revistas, os quais podem impactar públicos mais específicos, a depender do nicho ou seção no qual se deseja aplicar um anúncio.

Eventos também são boas opções para divulgar produtos ou serviços e, por fim, televisão e rádio podem acolher bem os anúncios de empresas, tornando a divulgação ampla a nível nacional.

Diante de tudo isso, não há como negar que o marketing offline é bastante importante, tem a sua relevância e pode ser o caminho mais simples e eficaz para alcançar o sucesso ao promover produtos ou serviços.

Quais as vantagens do marketing offline? 

É verdade que o marketing online é uma frente bastante promissora, pois permite uma divulgação ampla em diversos canais na internet. No entanto, o marketing offline possui as suas vantagens, tornando o seu uso bastante proveitoso.

O primeiro benefício de utilizar o marketing offline é o de que ele oferece um amplo alcance para impactar pessoas. Isso porque, ao menos no Brasil, ainda existe uma boa parcela de pessoas que não acessa a internet e recorre à televisão e ao rádio para se informar.

Com isso, promover um serviço como o de clarear madeira escura se torna tão eficiente quanto os anúncios feitos no mundo virtual, com a diferença de que o marketing offline chega até onde o marketing online não chega.

Também vale mencionar que muitas pessoas desconfiam do que veem na internet. Em paralelo, é possível perceber que um anúncio feito na televisão é um modo de impactar clientes que confiam na credibilidade desses grandes canais de mídia.

Nesse sentido, o marketing offline ainda agrega um maior valor para a empresa, já que estar presente em veículos de alta credibilidade faz com que as pessoas conheçam e confiem na marca com mais facilidade.

Outro aspecto que vale a pena mencionar é o de que o marketing offline aproxima a marca do seu público. Para isso, basta imaginar um evento no qual se pode promover móveis para a casa, utilizando um banner para falar sobre um modelo de closet planejado casal.

Os visitantes deste evento podem não apenas conhecer melhor o produto, mas também aproveitar o suporte do vendedor para obter informações que nem sempre vão estar disponíveis na internet.

Dessa forma, é possível estabelecer um relacionamento melhor com o público, o que gera uma identificação e uma fidelização no ato de compra, pois o cliente se sente mais perto da empresa e passa a conhecê-la efetivamente, o que não é possível pela internet.

Por isso, é possível dizer, com tranquilidade, que o marketing offline é um ótimo plano de divulgação para as empresas, potencializando o seu relacionamento com o público, fortalecendo a sua imagem e aumentando as suas vendas.

Dicas de como usar essa estratégia

Para começar a fazer divulgações no marketing offline, é fundamental ter uma estratégia que torne o processo mais simples e eficiente. Para isso, alguns passos podem ajudar:

1. Defina os objetivos

Fazer anúncios no marketing offline exige a identificação de uma estratégia. Com isso, é preciso definir o que se deseja fazer para divulgar uma empresa. Há quem queira vender mais, enquanto há quem prefira fortalecer a marca.

Por isso, é fundamental ter no horizonte o que se deseja realizar, para que a criação das campanhas de marketing offline possam ser desenvolvidas com maior assertividade.

2. Identifique o público-alvo

O próximo passo então é conhecer melhor o público-alvo da marca, o que pode ser feito de modo ainda mais específico ao criar personas que sejam compatíveis com o tipo de cliente de uma empresa de projeto de casa na árvore, por exemplo.

Com o auxílio dessas informações sobre o público, é possível desenvolver campanhas personalizadas, que transformem o processo de conversão de interessado para cliente, o que traz diferentes vantagens para a companhia.

3. Escolha os canais de divulgação

Como as possibilidades de divulgação por marketing offline são muitas, uma das etapas que não poderia faltar é a de escolher os canais de divulgação que façam mais sentido dentro da estratégia.

Promover um evento, por exemplo, pode ser bem mais eficiente se feito no rádio. Já a divulgação de um produto como uma divisória de vidro para cozinha pode ser eficaz quando feito em jornais ou revistas, ou mesmo com a exposição de um banner.

Todos esses aspectos devem ser levados em conta na hora de anunciar um produto ou serviço pelas mídias offline, pois escolher as características ideais para tornar a divulgação mais atraente é fundamental para o sucesso de uma campanha.

Também pode ser valioso investir em assessoria de imprensa e, mais ainda, garantir um bom atendimento ao receber contatos de clientes que foram impactados com as ações de marketing offline.

Considerações finais

O marketing offline é uma das modalidades mais promissoras de divulgação das empresas, pois permite uma ampla visibilidade para a companhia e para os seus anúncios que promovem produtos ou serviços.

De fato, os canais de comunicação offline são muitos, podendo ser diretamente responsáveis por um aumento na conversão de novos clientes, o que impacta de forma positiva não apenas o caixa da companhia, mas também a sua relação com o público.

Por isso, se você estava em dúvida sobre fazer o marketing online para o seu negócio, não deixe de divulgar a sua companhia via marketing offline e tenha o sucesso desejado com maior facilidade.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

You Might Also Like
Deixe um comentário