Como escolher a melhor clínica de reprodução para mim?

Aquelas pessoas impossibilitadas de conceber, seja por problemas de infertilidade em seu casal, mulheres solteiras ou casais de mulheres, terão que recorrer ao tratamento de fertilidade para realizar seu sonho: ter seu bebê.

Este é o início de um caminho árduo que, dependendo de cada paciente e da causa da infertilidade, pode até durar vários anos. Por isso, é muito importante escolher o centro de reprodução assistida que melhor se adapte às preferências de cada pessoa.

Portanto, não existe clínica de reprodução assistida que seja a melhor. A Espanha tem muitos centros de prestígio com resultados muito bons e cada paciente deve encontrar aquele com o qual se sente mais confortável e inspira mais confiança.

Da Reprodução Assistida ORG queremos ajudar nossos leitores nessa difícil escolha. Para isso, selecionamos os fatores mais importantes que devem ser avaliados em um centro de reprodução assistida antes de iniciar o tratamento de fertilidade.

Você pode orçar um tratamento na melhor clinica de reprodução humana | Aproveite.

Como escolher um centro de reprodução?

A Espanha possui uma grande variedade de centros de reprodução assistida distribuídos por todo o território nacional. No entanto, é verdade que a maior oferta de clínicas de fertilidade se encontra nas grandes cidades como Madrid, Barcelona e Valência.

Existem pequenas clínicas, grandes clínicas, clínicas mais antigas, clínicas mais recentes, localizadas em hospitais, consultórios particulares, etc. Com tanta oferta e diversidade, é normal que os pacientes fiquem desorientados na hora de escolher o centro de reprodução assistida para onde ir.

No entanto, a seguir comentaremos os aspectos que devem ser levados em consideração na escolha de uma clínica de reprodução assistida.

Qualidade

Em primeiro lugar, antes de decidir sobre uma clínica de fertilidade, é importante certificar-se de que é um centro oficialmente autorizado.

Conforme estabelecido na Lei 14/2006 sobre Técnicas de Reprodução Humana Assistida em seu artigo 17:

Todos os centros ou serviços em que sejam realizadas técnicas de reprodução assistida , ou seus encaminhamentos, bem como os bancos de gametas e pré-embriões, serão considerados centros e serviços de saúde […] e exigirão para a prática das técnicas de reprodução assistida da respectiva autorização específica.

Portanto, é necessário que um centro de reprodução assistida tenha essa autorização, o que proporciona segurança aos pacientes. Além disso, normalmente, quase todas as clínicas de fertilidade mostram todo o reconhecimento oficial obtido em seu site.

Por outro lado, a clínica deve ser adaptada para cumprir as leis de proteção de dados, garantindo a rastreabilidade das amostras (tão importante em um campo como a reprodução humana assistida).

Instalações

Para realizar um tratamento de reprodução assistida, seja de baixa complexidade como a inseminação artificial (IA) ou de alta complexidade como a fertilização in vitro ( FIV ) , é fundamental que o centro tenha instalações adequadas.

Do nosso ponto de vista, é fundamental que uma clínica de reprodução assistida tenha laboratório e centro cirúrgico próprios.

No entanto, não nos referimos apenas ao facto de o centro de fertilidade ter as instalações físicas necessárias, mas também aos equipamentos e comodidades que a clínica dispõe em cada uma das suas áreas. Desta forma, consideramos importante avaliar as instalações do centro de reprodução assistida em:

  • Recepção.
  • Sala de espera.
  • Consultas.
  • Sala de recuperação após punção folicular.
  • Sala de coleta de amostras de sêmen.
  • Sala de coleta de sangue.

Além disso, pode ser útil saber com antecedência se o centro possui um banco de óvulos e/ou um banco de esperma próprio.

Clareza e transparência nas informações

O primeiro contato com a reprodução assistida pode ser difícil. No entanto, o caminho será mais fácil se a clínica tiver uma boa política de transparência.

Informações de tratamento

É comum que os pacientes que chegam a uma clínica de fertilidade pela primeira vez não tenham conhecimento de como o sistema reprodutivo funciona. Por isso, é de extrema importância que os especialistas expliquem claramente qual é o problema de infertilidade que as pacientes sofrem, bem como tudo relacionado ao tratamento de reprodução assistida que vão iniciar e por que é o tratamento indicado no caso delas.

Há muita informação nova que os pacientes têm que assimilar de uma só vez e isso nem sempre é fácil. No entanto, manter os pacientes totalmente informados pelo centro fará com que eles se sintam no controle de seu tratamento de fertilidade.

Além disso, o profissional deve explicar quantas vezes for necessário em que consistirá o referido tratamento e sanar todas as dúvidas que possam surgir no processo.

Clareza no orçamento

Na medida das possibilidades de cada pessoa ou casal, o preço não deve ser um fator determinante na escolha de uma clínica de reprodução assistida. No entanto, o alto custo de muitos tratamentos de fertilidade representa uma limitação para muitos pacientes.

Todas as clínicas oferecem um orçamento inicial antes de iniciar todo o processo de tratamento reprodutivo. Por esta razão, é aconselhável solicitar um orçamento de dois ou três centros de fertilidade diferentes para comparar.

No entanto, é muito importante certificar-se do que está e do que não está incluído neste orçamento inicial. Algumas clínicas podem parecer mais baratas que outras, mas o paciente deve ter clareza sobre o que está incluso em cada um dos orçamentos.

Por outro lado, mencione que o preço da medicação hormonal geralmente não está incluído no orçamento, pois pode variar muito de um paciente para outro. Por esta razão, será necessário contar com um adicional de € 400-1.000 de medicamentos hormonais.

Outro ponto que as clínicas às vezes não esclarecem em suas cotações é sua política em caso de cancelamento de ciclo. Por exemplo, se ovócitos maduros ou embriões viáveis ​​não forem obtidos para transferência, o ciclo será cancelado. Nesses casos, o paciente deve saber com antecedência qual seria o custo se o tratamento fosse cancelado em cada um dos pontos em que isso poderia acontecer.

Por fim, dizer que, em geral, todas as clínicas de reprodução assistida oferecem a opção de financiamento de tratamentos.

Equipe

Um tratamento de fertilidade consiste em várias etapas que requerem diferentes especialistas: ginecologistas, embriologistas, anestesiologistas, etc. Todos esses profissionais devem ser qualificados e ter experiência.

Além disso, todos os tratamentos de fertilidade devem ser realizados de forma totalmente personalizada, pois dependerá muito da causa da infertilidade, idade, exames hormonais, histórico médico, etc. Por isso, é comum que os pacientes valorizem muito o fato de ser o mesmo médico que conhece perfeitamente sua situação particular e os atende em todas as suas visitas à clínica.

Os pacientes devem ter em mente que vão colocar seu tratamento de reprodução assistida nas mãos de uma equipe de profissionais. Portanto, deve inspirar total confiança e segurança.

Da mesma forma, outro aspecto a ser avaliado na escolha de um centro de reprodução assistida é que a clínica coloca à disposição dos pacientes uma pessoa que os mantém constantemente informados e que tira todas as suas dúvidas. Esse apoio pode não parecer decisivo no início, mas proporciona muita confiança ao longo de todo o processo.

A reprodução assistida, como qualquer tratamento médico, exige que você confie no profissionalismo dos médicos e da clínica que escolher, pois, obviamente, nem todos são iguais.

Esta ” ferramenta ” enviará um relatório totalmente personalizado, com informações detalhadas sobre o tratamento que você precisa, as clínicas da sua área que atendem aos nossos critérios de qualidade e seus orçamentos. Além disso, inclui dicas que serão muito úteis ao fazer suas primeiras visitas às clínicas.

Laboratório

Como indicamos anteriormente, é essencial que o centro de reprodução assistida tenha seu próprio laboratório e centro cirúrgico. No entanto, estes devem ter a tecnologia atualizada necessária para realizar qualquer tratamento de reprodução.

Outros pontos a considerar são que o laboratório possui certificados de qualidade, que possui condições adequadas de limpeza e esterilidade, sistemas de filtragem de ar e condições controladas e ótimas para o desenvolvimento embrionário.

Por fim, é interessante saber quais tecnologias eles têm no laboratório. Por exemplo, o paciente pode perguntar se possui incubadoras de lapso de tempo, como Geri ou Embryoscope , pois permitem uma melhor seleção do embrião a ser transferido.

Taxas de sucesso

Quando os pacientes desejam conhecer as taxas de sucesso de uma clínica de reprodução assistida, devem saber que as únicas taxas oficiais são as emitidas pela Sociedade Espanhola de Fertilidade (SEF) em seu Registro Nacional de Atividades. É por isso que você deve consultar o Registro antes de se deixar enganar pelas taxas de sucesso divulgadas pela própria clínica.

Por outro lado, é muito importante saber sempre a que a clínica de fertilidade se refere por “taxa de sucesso”. Sob este conceito, eles podem estar falando sobre a taxa de fertilização, taxa de transferência, taxa de implantação, taxa de gestação, taxa de parto ou taxa de nascidos vivos.

No entanto, é óbvio que duas taxas de sucesso não podem ser comparadas quando uma se refere, por exemplo, à taxa de implantação e a outra à taxa de nascidos vivos.

Condições da primeira visita

Um dos aspectos que os pacientes mais valorizam ao decidir por uma clínica de fertilidade é como se sentiram nela. Por esse motivo, é altamente recomendável escolher centros de reprodução assistida que ofereçam uma primeira visita gratuita.

Dessa forma, várias clínicas podem ser conhecidas sem que haja um compromisso econômico com elas. Isso permitirá que a paciente compare o tratamento recebido e decida livremente qual centro é escolhido para realizar o tratamento reprodutivo.

Além disso, este primeiro contacto permite ter uma ideia mais clara dos exames a realizar, dos passos a seguir e, caso seja realizado em clínicas diferentes, fornecerá vários pareceres médicos.

Serviços disponíveis

Outro ponto a ser considerado para pacientes que procuram um centro de reprodução assistida é a quantidade de serviços que a clínica disponibiliza para eles. Esses serviços incluem o seguinte:

Testes de diagnóstico

algumas clínicas podem oferecer para fazer todos ou a maioria dos testes de diagnóstico no mesmo centro.

emergências

Há cada vez mais clínicas que incluem atendimento telefônico para tratar de questões urgentes que preocupam muito os pacientes, como esquecimento de medicamentos, sintomas muito incômodos, sangramento durante a espera, etc.

Outras especialidades

Algumas clínicas também oferecem outras especialidades médicas que seus pacientes podem precisar a qualquer momento, como atendimento psicológico ou serviços de urologia, entre outros. Além disso, será importante verificar a agenda da clínica para saber em que dias ela está aberta. 

Embora os médicos especialistas não consultem nos finais de semana, é importante que a clínica realize processos importantes como punção folicular ou transferência de embriões aos sábados e domingos, pois para garantir o sucesso do tratamento não é conveniente adiantar ou atrasar esses processos

You Might Also Like
Deixe um comentário