Saiba como diminuir as crises de rinite em casa

Saiba como diminuir as crises de rinite em casa

De acordo com a Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia (ASBAI), por volta de 40 milhões de brasileiros sofrem com a rinite, um problema de ordem respiratória que causa muito incômodo e, na maioria das vezes, não tem cura.

Apesar disso, existem sim formas de inibir o desenvolvimento de uma crise alérgica, desde o uso de roupas de cama e edredom de qualidade até a lavagem nasal com soro fisiológico.

Hoje você vai conhecer um pouco mais sobre a rinite, quais os fatores que podem desencadear uma crise desse tipo e, principalmente, como diminuir as chances de ter rinite dentro de casa.

O que é rinite?

A chamada rinite alérgica é um tipo de inflamação, que pode ser crônica ou aguda, que atinge os seios nasais, causando obstrução nas vias, coriza, coceira e espirros. Sendo uma doença hereditária, caso o pai ou mãe tenha rinite, o filho tem 50% de chance de desenvolver a doença. Se ambos tiverem, a chance aumenta para 80%.

Vale destacar que, apesar de não haver uma cura definitiva para a rinite, esta não é, de forma alguma, uma patologia contagiosa. Em quadros agudos, geralmente atrelados a vírus, os sintomas duram de 7 a 10 dias. Já nos casos crônicos, os sintomas podem perdurar por mais de três meses.

Com exceção dos casos agudos, a maioria das crises alérgicas é desenvolvida em razão da exposição a elementos alérgenos. São eles: poeira, mofo, ácaro, fumaça de cigarro, pelo de animais, perfume, fungo, produtos de limpeza com cheiro forte, bem como alguns tipos de alimentos.

O diagnóstico para a rinite alérgica deve ser realizado com um especialista, no caso, o otorrinolaringologista ou o alergologista, por meio de exames específicos, a exemplo da rinometria acústica, prova de provocação nasal, testes cutâneo-alérgicos e citologia de secreção nasal.

Como tratar a rinite?

O tratamento da rinite vai depender do seu tipo. No caso dos casos agudos, os cuidados médicos ajudam a resolver a situação dentro de alguns dias. Já em se tratando de casos persistentes ou crônicos, o tratamento é mais longo e tem como objetivo oferecer uma melhor qualidade de vida ao paciente.

A chamada imunoterapia, que faz uso de vacinas periódicas, é uma das alternativas para quem sofre com rinite crônica, assim como o uso de soro fisiológico para fazer a lavagem nasal e de medicamentos prescritos pelo médico. A depender do caso, poderão ser receitados anti-histamínicos, corticoides e antibióticos.

Medidas em casa para evitar crises de rinite

Limpe a casa com pano úmido

Passar pano é uma dica valiosa na limpeza da casa, especialmente quando se tem rinite. Isso porque você consegue higienizar os ambientes sem os riscos de levantar pó ou poeira – elemento que causa crises alérgicas com facilidade.

Troque a vassoura pelo aspirador de pó

Na mesma pegada da dica anterior, o mais recomendado é trocar a clássica vassoura pelo aspirador de pó. Lembre-se também de usar máscara quando precisar fazer a limpeza do filtro, evitando aspirar o pó acumulado.

Evite usar tapetes e cortinas em casa

Por acumularem facilmente poeira, é interessante evitar a presença de peças como tapetes e cortinas dentro de casa. Caso não exista essa possibilidade, prefira materiais impermeáveis e leves, que podem ser lavados com facilidade.

Deixe as janelas abertas

Manter a circulação de ar em todos os ambientes é também importante para quem sofre com rinite alérgica. Portanto, sempre que possível, deixe as janelas e portas abertas.

Faça limpezas no ventilador ou ar-condicionado

O acúmulo de poeira nos filtros do ar-condicionado ou nas palhetas do ventilador também pode desencadear um quadro de rinite. Portanto, faça limpezas periódicas, mantendo os aparelhos em bom funcionamento e limpos.

You Might Also Like
Deixe um comentário