9 dicas para evitar dores de cabeça durante a sua viagem

9 dicas para evitar dores de cabeça durante a sua viagem

Viajar é o hobby de muita gente. Conhecer novos lugares, paisagens, culturas e pessoas é uma delícia, mas, como tudo na vida, imprevistos podem surgir pelo caminho e transformar este momento de lazer numa grande dor de cabeça.

Para evitar que isso aconteça, ou lidar melhor com a situação, o ideal é ter planejamento e organização. Seja tomando medidas protetivas para cuidar da saúde, como contratando um seguro-viagem de confiança, ou tomando medidas prévias para assegurar indenizações em caso de extravio da bagagem, por exemplo. 

Quer conhecer algumas dicas que podem salvar sua trip? Continue a leitura e confira.

Dicas para quem vai viajar de avião

Bagagem extraviada, pertences que sumiram, voo atrasado… tudo isso pode acontecer em uma viagem de avião. Caso algum desses imprevistos ocorra na sua viagem, saiba o que fazer para tirar a situação de letra e não ter prejuízos ou maiores problemas. 

1- Registre imagens de todos os pertences da mala

Antes de despachar sua mala no aeroporto, registre uma foto de todos os itens que está levando. Assim, caso a mala seja extraviada ou perdida, é possível comprovar os itens pessoais que estavam na bagagem para solicitar o reembolso da companhia aérea. Guarde o comprovante de despacho da bagagem e tenha fotos para, eventualmente, usar como prova. 

2- Ao despachar itens caros, faça a Declaração Especial de Valor 

A Declaração Especial de Valor é um documento feito na companhia aérea que funciona como um seguro caso sua bagagem seja extraviada. Quem vai despachar 

itens caros, como joias, notebooks ou equipamentos fotográficos, por exemplo, deve se atentar a esse cuidado. 

Na declaração consta a lista de itens que estão na mala do consumidor e, caso algo aconteça, a companhia aérea garante a indenização plena.

3- Se o voo atrasar, registre seus gastos com fotos

É relativamente comum alguns voos atrasarem. Quanto mais tempo se espera, pior fica. Até porque, o viajante passa a ter gastos com alimentação e descanso que não estavam previstos no orçamento. Se isso acontecer com você, registre todos os custos extras devido ao atraso do voo. Assim, é possível solicitar reembolso ou até pedir indenização pelo atraso. 

Dicas para quem vai viajar de carro

4- Faça uma revisão no veículo antes de cair na estrada

Verifique se o carro está com todos os componentes em ordem. Isso pode evitar muitos problemas na estrada, já que ninguém quer ver o carro quebrado no meio de uma viagem. Além de evitar dor de cabeça, protege a sua integridade física, evitando acidentes. 

5- Instale dispositivos para não parar no pedágio

Ninguém quer perder o tempo precioso da viagem parando na fila do pedágio. Atualmente, muitas concessionárias de estradas ou até bancos disponibilizam tags para passagem direta no pedágio. Essas passagens serão cobradas diretamente na fatura do cartão ou em boleto, e economizam um bom tempo na estrada. 

6- Programe paradas e leve um kit viagem

Principalmente se a sua viagem de carro for de longas distâncias, é fundamental programar paradas, pelo menos a cada 4 horas. Isso evita problemas como trombose ou dores nas costas e pernas. Para os momentos com o carro em movimento, leve um kit com petiscos, como amendoim ou biscoito polvilho, água e, se for o seu caso, algum medicamento para enjoos. 

Dicas que valem para todo tipo de viagem

Independentemente se a sua viagem é longa ou curta, se você vai de avião, de carro ou de ônibus, algumas dicas são de ouro para todos os perfis de viajantes. Confira a seguir. 

7- Documentos

Leve em uma pasta ou envelope todos os documentos necessários. Deixá-los reunidos em um só local pode facilitar na hora de apresentá-los e diminui as chances de perdê-los porque não sabe onde guardou da última vez. 

Outra dica é tirar foto dos seus documentos para ter uma alternativa reserva se algo acontecer com o original. 

8- Seguro-viagem

Se algum imprevisto relacionado com a saúde acontece durante uma viagem, o que você faz? Se o destino for internacional então, como arcar com os custos de hospitais e consultas? 

A melhor maneira de evitar que isso se transforme em um grande problema é contratar um seguro-viagem antes de embarcar. De acordo com o serviço contratado, você pode ter atendimento médico onde estiver e não pagar nada mais por isso. Pesquise uma empresa de confiança e não viaje sem o serviço! 

9- Avise amigos e familiares

Deixe registrado por e-mail para onde está indo, com endereços e contatos, como do hotel em que vai se hospedar, por exemplo. Essa medida é importante para facilitar sua localização caso, por algum motivo, perca contato com familiares e amigos. 

You Might Also Like
Deixe um comentário