4 erros comuns de skincare que você não deve cometer

4 erros comuns de skincare que você não deve cometer

As práticas de skincare ganham cada vez mais popularidade no mundo físico e na internet. Os benefícios dessa prática garantem uma pele mais saudável e pode propiciar um momento de pausa e calma em um cotidiano agitado.

Contudo, a popularização das práticas de cuidados com a pele não garantem que elas sejam feitas da maneira correta, o que pode trazer problemas de saúde. Para evitar isso, confira alguns dos erros mais comuns de skincare que você precisa evitar!

1. Esquecer pescoço e colo

Quando se fala em práticas de skincare, automaticamente a maioria das pessoas pensa no rosto. Porém, esse cuidado também deve se estender para o pescoço e para o colo — regiões com menos glândulas sebáceas e colágeno.

Por isso, essas duas áreas precisam de hidratação feita com bálsamos restauradores compostos por antioxidantes e peptídeos, que estimulam a produção de colágeno.

2. Exagerar no tônico facial 

Outro erro bastante comum, especialmente para quem ainda não tem experiência na rotina de skincare, é exagerar no tônico fácil. Esse produto ajuda a equilibrar o pH da pele e eliminar resíduos que o sabonete não conseguiu retirar (desde poeira, fuligem até filtro solar e maquiagem). Tonificar implica deixar a pele mais resistente.

Os tônicos faciais devem ser usados diariamente logo após a higienização. A pele deve estar seca, bastando colocar um pouco de tônico sobre as mãos ou sobre um pedaço de algodão e espalhá-lo sobre o rosto, evitando a área dos olhos. É importante realizar movimentos suaves, sem pressionar a pele, para não intensificar a produção de oleosidade.

Existem diversos tipos de tônico, normalmente divididos em dois grupos: os adstringentes e os de tratamento. Enquanto os primeiros combatem a oleosidade e higienizam, os segundos podem ter diferentes objetivos, como remover a oleosidade, clarear manchas, entre outros exemplos.

Os tônicos faciais são feitos à base de água e promovem uma limpeza profunda sem incentivar a produção de sebo e sem remover a umidade. Esses produtos ainda preparam a pele para absorver outros produtos hidratantes após a higienização. Contudo, usar esses tônicos em excesso pode provocar efeito rebote e intensificar a produção de sebo pela pele, deixando-a mais oleosa.

3. Aplicar produtos inadequados 

Outro erro comum é aplicar sobre a pele produtos inadequados. É fácil perceber que diferentes tipos de cabelo precisam de produtos específicos para as suas características, porém, nem todo mundo percebe que isso também é válido para a pele.

Para saber com mais segurança qual é o seu tipo de pele, vale consultar uma dermatologista e confirmar quais são os produtos mais adequados para ela. Aplicar produtos inadequados podem danificar a pele e intensificar problemas. Um exemplo disso são pessoas jovens que compram cremes direcionados a peles mais maduras (geralmente mais secas), o que pode causar acne e obstrução de poros, deixando o rosto com um aspecto opaco.

4. Esfoliar todos os dias

A esfoliação é  um procedimento feito para higienizar e hidratar a pele, deixá-la com uma aparência mais uniforme e estimular a produção de novas células. É a partir da esfoliação que se consegue evitar cravos e espinhas (e pelos encravados em outras partes do corpo).

Um erro comum é esfoliar a pele todos os dias, o que acaba retirando demais a proteção dela e a deixa mais sensível  e suscetível a infecções. Um dos efeitos disso é a intensificação da produção de óleo, que acaba surgindo como um mecanismo de defesa da pele.

Por isso, é uma ótima opção fazer o procedimento três dias antes da depilação, o que ajuda a remover células mortas e afinar a pele, e três dias após, para evitar que os pelos se encravem.

Durante a esfoliação, não se esqueça de distribuir igualmente o esfoliante em todas as áreas do rosto, além de deixar o produto agir durante 30 segundos apenas. Por fim, remova o produto com água abundante e aplique, em seguida, na pele já seca, um protetor solar e algum creme hidratante específico para o seu tipo de pele.

You Might Also Like
Deixe um comentário