Como evitar assaduras em recém-nascidos?

Como evitar assaduras em recém-nascidos?

Dos muitos medos que os pais e mães enfrentam com os cuidados de seus filhos recém-nascidos, as assaduras com toda certeza estão no topo dessa lista.

Infelizmente as assaduras são muito comuns já nas primeiras semanas de vida da criança, podendo se tornar um pesadelo não só para elas, mas, para os pais, causando muito desconforto e noites mal dormidas de sono para todos. 

O melhor remédio nesse caso é a prevenção, cuidados com a higiene do bebê, o uso de fraldas de qualidade e outros pequenos hábitos para solucionar esse problema. 

O que são assaduras e como são causadas?

Conhecida pelos profissionais como dermatite de fralda, as assaduras são resultado de inflamações na pele do bebê, causando irritações e deixando a pele avermelhada, ocorrendo quase sempre nas regiões que ficam em contato com a fralda.

Normalmente essas infecções acontecem por conta do uso de fraldas que prolonga o contato da criança com a urina, causando assim uma hiper hidratação da pele, deixando-a mais sensível. 

O contato prolongado com as fezes e a urina facilitam a proliferação de fungos como a cândida, a principal causadora dessas irritações.

Em alguns casos, essas assaduras são causadas por uma reação alérgica da pele do bebê com a fralda, por isso a troca da marca se faz necessária.

Como prevenir assaduras?

Embora o problema com as assaduras possa ser enorme dependendo do caso, evitá-lo não é nada complicado. A troca frequente das fraldas e uma higiene correta são atitudes eficazes para a prevenção.

A fralda deve ser trocada com regularidade e não apenas quando o bebê tiver realizado suas necessidades fisiológicas. Alguns profissionais indicam a troca a cada três horas da fralda. Nos recém-nascidos a atenção é dobrada, já que nos primeiros meses de vida os bebês evacuam com mais frequência.

Esse cuidado se faz necessário para evitar ao máximo o contato da pele com superfícies úmidas. Deixar o bebê pelado por alguns minutos também é uma prática bastante eficaz.

O ideal é que a fralda fique levemente solta para que a pele do bebê possa respirar. Ajuste sempre de maneira que não haja vazamentos e também não cause desconfortos.

Dê adeus aos lenços umedecidos e ao talco

Lenços umedecidos são de fato muito práticos na hora da troca, mas nada eficazes no combate às assaduras. O ideal é que durante as trocas seja utilizado algodão com água morna ou até mesmo sabonete infantil. 

Utilize os lenços somente quando não for possível utilizar outros métodos, como em passeios e viagens.

Se o bebê em questão for uma menina, o cuidado deve ser dobrado. Procure sempre passar o algodão da frente para trás para evitar que sujeiras do ânus entrem em contato com a vagina. Com essa simples prática você também estará evitando infecções de urina.

O talco pode parecer um excelente aliado nessas horas no combate às assaduras, porém é recomendado que sejam substituídos por pomadas, visto que a substância pode estar sendo inalada pela criança, causando assim problemas respiratórios.

Tarde demais, a assadura apareceu. E agora?

Mesmo com todos os cuidados do mundo as assaduras podem aparecer, mas não se preocupe! Combatê-las não é nada difícil.

Atualmente não é difícil encontrar pomadas e cremes à base de nistatina e óxido de zinco. Essas substâncias são excelentes no combate contra fungos e bactérias, além de formar uma barreira protetora na pele da criança e evitando novas infecções.

É recomendado que esses cremes sejam usados após o banho, depois de ter secado bem a pele do bebê. A aplicação deve ser feita em uma camada de forma a quase sumir na pele, sem deixar a região toda branca. O uso incorreto da pomada também pode causar infecções.

Normalmente após 48 horas o resultado do tratamento já pode ser visto.

You Might Also Like
Deixe um comentário