Saiba como cuidar corretamente das unhas!

Saiba como cuidar corretamente das unhas!

Todas queremos ter unhas fortes e saudáveis. Mas para conseguir isso, é necessário praticar no dia a dia alguns cuidados que permitam que elas se mantenham com mais saúde.

Fazer suas unhas regularmente ou utilizar nutricosméticos que ajudam na reposição de nutrientes fundamentais, são algumas práticas que as pessoas fazem para deixar as unhas saudáveis.

Mas, existem diversos cuidados que ajudam a manter a saúde das suas unhas em dia e garantir que elas fiquem sempre bonitas. Neste artigo, listamos 6 cuidados com as unhas que você pode praticar em casa e deixar suas unhas saudáveis!

1. Use fortalecedores de unhas

Antes de começar a esmaltação, é importante passar uma boa base para preparar as unhas para receber o esmalte e assim garantir um resultado mais bonito. Nesse momento, a base que você for utilizar pode ser um fortalecedor de unhas.

Utilizar os fortalecedores ajudam a evitar que suas unhas fiquem quebradiças ou enfraqueçam com a ação do esmalte. 

Existem diversos tipos de fortalecedores no mercado, que contam com propriedades importantes para a unha, como a queratina ou então o D-pantenol que ajudam a mantê-la mais forte.

Sendo assim, sempre aplique uma pequena camada de uma base fortalecedora antes de aplicar o esmalte com a cor desejada!

2. Evite remover suas cutículas

Por mais que tirar a cutícula seja uma das etapas preferidas de muitas mulheres, tirá-las pode afetar a saúde das suas unhas. A principal função das cutículas é a de proteger as nossas unhas e evitar a entrada de fungos e bactérias.

Ao tirar suas cutículas, você pode deixar suas unhas mais fracas e quebradiças. Para evitar isso, o ideal é deixar as suas cutículas onde estão e cuidar delas sempre às mantendo hidratadas.

Quando você cuida das suas cutículas e não as retira, a tendência é que elas fiquem menores, quase imperceptíveis, e mantenham suas unhas mais fortes e saudáveis.  

Para cuidar das cutículas, você pode fazer uso de hidratantes de cutículas no formato de caneta. Eles são mais fáceis de aplicar e você pode carregar na bolsa para hidratar suas cutículas diariamente!

3. Prefira utilizar removedores de esmalte

Muita gente já se acostumou a utilizar as acetonas quando está retirando o esmalte. No entanto, a acetona possui propriedades químicas que podem ser muito prejudiciais à saúde das suas unhas. 

O seu uso constante, pode contribuir para o enfraquecimento delas e deixá-las mais esbranquiçadas.

No lugar da acetona, o ideal é utilizar um removedor de esmalte. Esse produto tem a mesma função da acetona, mas ele não possui propriedades tão agressivas na sua composição, fazendo com que suas unhas se mantenham saudáveis.

4. Use esmaltes de qualidade

A etapa que todos preferem nos cuidados com as unhas é a esmaltação. Deixar suas unhas pintadas ajuda a deixar seu visual mais bonito e arrumado. Mas na hora de escolher os esmaltes, é importante ter cuidado.

Existem muitas marcas de esmaltes que podem não fazer bem para a saúde da sua unha, e conter propriedades que as enfraquecem com seu uso constante.

Para evitar isso, faça uma boa pesquisa antes de adquirir um esmalte de uma marca nova, e tenha certeza que o mesmo possui uma boa qualidade. Esmalte bons podem contribuir para que suas unhas fiquem mais fortes a longo prazo.

5. Deixe suas unhas “respirarem”

Ao fazer as unhas, você remove o esmalte e logo em seguida aplica outro? Pois saiba que esse processo pode fazer muito mal para suas unhas!

Quando você não deixa suas unhas respirarem, ou seja, ficarem alguns dias sem esmaltes, elas também podem acabar ficando mais fracas e quebrar com mais facilidade.

Após remover o esmalte das suas unhas, o ideal é deixá-las por pelo menos dois dias sem nenhuma esmaltação. Nesse período, você pode continuar com alguns cuidados com a unha, como hidratar as suas cutículas. Mas é importante deixá-las livres para se recuperarem.

6. Evite levá-las a boca

Essa é uma tarefa muito difícil para quem rói as unhas, mas é importante mantê-las o mais afastada possível da sua boca.

Ao colocar as unhas na boca, você pode estar passando bactérias das unhas para dentro do seu organismo, ou bactérias da sua boca para as suas unhas, afetando a saúde delas e podendo causar graves infecções.

Para deixar suas unhas saudáveis, fortes e bonitas não leve as mãos à boca. Caso você roa as unhas, pode utilizar esmaltes que deixam elas com gosto ruim para ir perdendo o hábito aos poucos.

You Might Also Like
Deixe um comentário