melhor horário para treinar

Qual é o melhor horário para treinar?

Você sabia que o horário que você escolhe para realizar seus exercícios pode impactar na qualidade do seu treino? Escolher um bom horário é extremamente importante para que você consiga alcançar seus objetivos sem prejudicar ou forçar demais o seu corpo.

Nossos hormônios influenciam diretamente na perda de peso e no ganho de massa — objetivos muito comuns daqueles que fazem musculação —, e a produção hormonal não é a mesma durante todo o dia. Portanto, é de suma importância que você adapte o horário do seu treino ao seu relógio biológico e ao seu objetivo.

Continue lendo para entender um pouco mais sobre como ter um horário certo para os treinos pode te ajudar a alcançar seus objetivos.

Para os que querem perder peso

Segundo estudos publicados na revista Medicine & Science in Sports & Exercise, as mulheres que participaram da pesquisa consumiam mais alimentos não saudáveis quando se exercitavam logo ao acordar, nos primeiros 45 minutos do dia.

Isso não significa que o treino pela manhã não seja recomendado, pois sabemos que ele ajuda a se manter disposto ao longo do dia, mas sim que o treino deve ser realizado sempre após o café da manhã.

Uma grande falácia é a de que treinar antes do café aumenta a queima de calorias. No curto prazo, isso pode até ser verdade, mas, a longo prazo, isso faz com que você aumente o consumo de alimentos calóricos para saciar a sensação de fome que te acompanhará ao longo do dia.

Logo quando nos levantamos da cama, nosso corpo ainda não está totalmente desperto, e muitas funções ainda podem estar “acordando”. Com a falta de concentração nesse período, pode ocorrer um aumento nas lesões e nos machucados causados pela distração na hora de fazer os exercícios. Portanto, garanta que seu corpo esteja bem desperto antes de ir treinar.

Para os que irão realizar uma corrida

Correr uma maratona exige muito do seu corpo, e é necessário que você esteja preparado para esse desgaste físico.

Em um estudo publicado na revista de Cronobiologia Internacional foi apontado que nosso corpo aumenta a função muscular no período da tarde, entre as 14 horas e as 18 horas.

É por esse motivo que muitas corridas e maratonas são realizadas nesse horário, pois o corpo humano tem mais força e disposição para fazer exercícios de alto desempenho nesse horário. 

É preciso lembrar que, apesar de estar em total equilíbrio entre as funções físicas e mentais, nosso corpo perde muita energia para realizar a digestão após o almoço. Portanto, após almoçar, espere entre uma ou duas horas antes de ir treinar.

Para os que querem ganhar massa

O principal hormônio envolvido no ganho de massa muscular é a testosterona, e ela tem seu pico de produção no período noturno após as 18 horas.

O ideal para o ganho de massa é a realização do treino após o jantar, mas antes das 21 horas. Nesse período há um ligeiro aumento da força muscular, e seu corpo ainda não está produzindo melatonina, hormônio que ajuda na indução do sono.

O horário da noite é o preferido dos frequentadores de academia por não atrapalhar o restante das atividades diárias. Após um dia estressante no trabalho, muitos descontam nas atividades físicas, e isso ajuda a relaxar a mente e a esquecer os problemas.

Para muitos, o treino de noite ajuda a relaxar os músculos para uma boa noite de sono, enquanto outros relatam insônia após o início dos treinos a noite. Portanto, é essencial que você observe o seu relógio biológico e como seu corpo reage aos treinos em diferentes horários e defina o que é melhor para você. 

You Might Also Like
Deixe uma resposta