Cuidados para os pés

Cuidados para os pés: como esfoliar e hidratar da melhor forma

Seus pés te aguentam o dia inteiro, e se você ainda não tem o hábito de tirar alguns minutos do dia para cuidar deles, deveria. Assim como o restante do corpo, eles precisam de atenção para estarem sempre saudáveis. São hábitos simples, mas seus pés vão agradecer.

Se você passa o dia todo de sapato, por exemplo, investir em itens que não apertam e tenham tecido respirável é uma ótima ideia. Se vai caminhar ou passar muito tempo em pé, tem que estar mais atento ainda ao que estará calçando.

Para te ajudar, fizemos uma lista de cuidados que você pode passar a adotar no seu dia a dia pensando nos seus pés. Depois que eles virarem hábitos, você vai achar simples e, provavelmente, até se perguntar como tinha vivido até hoje sem eles.

Comece pela higiene

Essa é uma dica muito básica, mas que muita gente esquece. Lavar e secar bem os pés todos os dias é fundamental para evitar frieiras, micoses e o desagradável chulé. Não se esqueça de limpar e enxugar bem entre os dedos, inclusive. 

Se possível, evite usar água muito quente nesse processo (apesar de ser uma delícia) porque ela pode retirar a proteção natural dos pés, o que favorece o ressecamento e as rachaduras. Cortar e limpar bem as unhas regularmente também faz parte desse processo.

Sempre hidrate

Além de manter os pés macios, a hidratação previne o ressecamento e as rachaduras. Por isso, você deveria aplicar todas as noites um hidratante específico para a área, pois esses produtos também formam uma película protetora muito bem-vinda. 

Para potencializar o efeito do creme, você pode calçar meias ou enrolar os pés em plástico PVC logo após a aplicação do produto. É importante lembrar, ainda, que tomar bastante água também ajuda a manter toda a pele hidratada, incluindo os pés.

Esfolie regularmente

Retirar as células mortas também é um cuidado com a saúde dos pés muito bem-vindo, pois além de deixá-los com melhor aparência, também previnem a proliferação de microrganismos, a rachadura e o ressecamento. No lugar da lixa, prefira produtos esfoliantes, que agridem menos a pele.

Evite a umidade

A umidade atrai microrganismos que causam vários problemas, como frieiras e chulé. Por isso, como já falamos lá em cima, sempre seque bem seus pés. Se você transpira muito ao longo do dia, pode ser uma boa ideia usar produtos desodorantes. Além disso, use meias de materiais respiráveis, como o algodão.

Massageie 

Uma boa massagem profissional é muito bem-vinda de tempos em tempos, mas você mesmo pode fazer isso em casa. No fim do dia, após lavar, secar e hidratar, tire alguns minutos para se fazer esse carinho. 

Faça escalda-pés

Apesar de a água muito quente não ser bem-vinda como hábito, fazer um escalda-pés depois de um dia todo em pé ou uma vez na semana ajuda os pés a desincharem, alivia dores e relaxa o corpo todo. 

A técnica milenar consiste em imergir os pés em água quente com óleos e sais essenciais por cerca de 15 minutos. Não se esqueça de secar bem e hidratar os pés logo após o processo.

Evite calçados desconfortáveis

Nem sempre é possível evitar salto alto ou sapatos sociais, mas você pode escolher até mesmo esses calçados visando o conforto dos seus pés. Não precisa apertar os dedos para ser elegante. Além disso, escolha palmilhas confortáveis e materiais que não fazem os seus pés suarem mais. O investimento vale a pena.

You Might Also Like
Deixe um comentário