Qual a diferença entre fumante e fumante passivo

Qual a diferença entre fumante e fumante passivo?

O fumante é o indivíduo que possui o hábito do tabagismo, ou seja, o hábito de fumar. É de conhecimento geral que tal hábito é nocivo para a saúde deste indivíduo. 

Entretanto, tal hábito é nocivo tanto para quem o pratica quanto para as pessoas à sua volta, mesmo que não se conheçam.

A este nome dá-se o nome de fumantes passivos, sendo aqueles que ingerem a fumaça residual que os fumantes soltam ao seu redor.

Você já ouviu falar do famoso cigarro eletrônico? Provavelmente sim. Esta é uma forma contemporânea do hábito de fumar.

Entretanto, ao contrário do que muitas pessoas imaginam, o cigarro eletrônico é tão nocivo, ou até mais, do que o cigarro convencional. 

E assim como com o tabagismo, as pessoas ao redor dos usuários deste dispositivo sofrem com problemas por passividade. 

Neste conteúdo, vamos ver quais as diferenças entre estes dois termos e o que é, e qual o perigo, do famoso cigarro eletrônico. 

Fumante x Fumante Passivo

Primeiramente vamos entender qual é a diferença entre um fumante e um fumante passivo. É importante destacar que ambos são perigosos.

Bom, o fumante é o indivíduo que pratica o tabagismo propriamente dito, o indivíduo que realmente fuma

O hábito do tabagismo é considerado uma doença pelo INCA (Instituto Nacional do Câncer), isso ocorre pelo alto teor de vício que provém de substâncias presentes no cigarro, principalmente a nicotina. 

Os planos de saúde estão com diversos casos de câncer de pulmão, câncer de boca e até mesmo problemas renais por conta do tabagismo.

Entretanto, a nicotina é a substância mais perigosa e mortífera presente no cigarro, porém não é a única nociva, além dela temos também: 

Alcatrão

O alcatrão é encontrado como um líquido escuro, preto e com forte odor. Ele é composto de mais de 400 substâncias nocivas à saúde humana e dentre elas sessenta são responsáveis por desenvolver câncer em seus consumidores. 

Monóxido de Carbono 

O monóxido de carbono está presente em nossa atmosfera em forma de gás e é popularmente conhecido como gás carbônico.

Além da presença natural deste gás na atmosfera proveniente de processos biológicos como a fotossíntese, este gás também está presente na combustão de combustíveis fósseis como a queima da gasolina. 

No organismo humano, o monóxido de carbono afeta diretamente e a condução de oxigênio pelas hemácias, causando a disfunção de diversos órgãos.

Plutônio 

O plutônio é um metal que está presente na constituição de armas bélicas, como por exemplo as bombas nucleares.

Este metal é extremamente cancerígeno podendo causar o câncer de pulmão em grandes quantidades e afetar o funcionamento pleno dos rins em menor escala.

Cianeto de Hidrogênio 

Este gás está presente principalmente em pesticidas e pode levar a óbito por sufocamento se ingerido em altas quantidades.

Níquel 

O níquel é um metal encontrado no aço inoxidável, famoso inox, em moedas e outros materiais metálicos. Ele em contato com o organismo humano se detém nos rins, no coração, no fígado e até mesmo nos dentes.

 Segundo a OMS, o tabagismo é o terceiro fator responsável pela diminuição dos anos de vida de brasileiros, ou seja, é o terceiro causador da mortalidade populacional.

Hoje em dia, o percentual de fumantes no Brasil diminuiu, segundo o IBGE vem diminuindo percentualmente ao decorrer dos anos.

Porém, entre os jovens este hábito vem sendo “normalizado” pelo uso do famoso cigarro eletrônico.

Entretanto, engana-se quem pensa que o cigarro eletrônico é menos nocivo que o cigarro convencional.

Ele é tão nocivo quanto, e até mais, que o cigarro convencional.

Mas por que surge a ideia de que o cigarro eletrônico não faz mal à saúde? 

Isso ocorre pois o cigarro eletrônico não possui o monóxido de carbono e o alcatrão que estão presentes no tabaco, não estão presentes no e-cigarro.

O e-cigarro é constituído por um líquido de propilenoglicol que é uma substância que não tem fatores nocivos à saúde.

Entretanto a nicotina está dissociada, ou seja, encontra-se concentrada no propilenoglicol que é aquecido e então vaporizado para a inalação. 

É neste processo que se encontra o perigo, a nicotina dissolvida no propilenoglicol e posteriormente vaporizada libera uma quantidade de formaldeído de 5 a 15 vezes maior do que o cigarro convencional.

Sendo assim, o cigarro eletrônico é nocivo à saúde humana de cinco a quinze vezes mais do que o tabaco tradicional.

Fumante Passivo

O fumante passivo é quem se encontra próximo ao fumante e consequentemente inala a fumaça eliminada pelo mesmo durante a queima do cigarro.

Mesmo sem a intenção, o fumante passivo acaba sendo afetado por consequência do fumante a quem está próximo.

Da mesma maneira também sofrem quem está ao redor de fumantes de cigarro eletrônico por inalarem a mesma fumaça.

You Might Also Like
Deixe um comentário