Como utilizar a tecnologia de maneira simples

Como utilizar a tecnologia de maneira simples?

Já se foi o tempo em que o uso de ferramentas tecnológicas em sala de aula era considerado um tabu. Hoje, investir nesse tipo de inovação é fundamental para escolas que buscam, além de fazer a diferença dentro do mercado, a oportunidade de oferecer a melhor formação possível aos seus alunos. Para isso, o uso da tecnologia no ensino médio é fundamental.

Quando se trata de uma geração altamente conectada, nada se compara ao uso dessas ferramentas como um mecanismo educacional. Além de aproximar os alunos de suas realidades em sala de aula, esse tipo de estratégia facilita a aquisição de conhecimentos e aumenta significativamente o comprometimento da turma com a escola e o estudo.

Mas, afinal, como inserir a tecnologia no cotidiano das turmas do ensino médio sem prejudicar o desempenho da turma? A seguir, veremos algumas maneiras simples de tornar essa tarefa possível e também saber como fazê-la com mais eficiência. 

Vamos lá?

Qual é a importância da tecnologia dentro do colegial?

Como mencionamos no início, o uso da tecnologia no ensino médio (e, claro, em outros momentos da formação de jovens) é extremamente benéfico para a proximidade dos alunos a esta realidade.

A maioria dos adolescentes passa a maior parte do tempo online. Seja um tablet, computador ou smartphone, uma coisa é certa: é difícil encontrar um jovem que não saiba manusear muito bem este tipo de ferramentas.

A tecnologia é, portanto, um modo de vida para este grupo, que a utiliza como forma de expressão e também como importante mecanismo de absorção de conhecimentos. Então, por que não parar de considerá-lo um vilão e começar a usá-lo como um aliado no ensino?

Trazer dispositivos de tecnologia comuns para a vida diária dos alunos em sala de aula é uma maneira incrível de torná-los mais engajados, reduzindo problemas importantes como o absenteísmo. Também contribui para melhorar o desempenho geral da turma, que se torna mais engajada e participativa.

Quais ferramentas podem ser utilizadas?

A seguir, vamos ver algumas das maneiras mais importantes de levar a tecnologia para a sala de aula de uma forma simples, objetiva e muito eficiente.

Uso de aplicativos

O uso de aplicativos é muito difundido entre os jovens. Além das redes sociais, a maioria delas é para edição de fotos e vídeos ou entretenimento, mas nada impede que sejam utilizadas para fins educacionais. Existem várias opções de aplicativos dedicados inteiramente à educação.

 Gamification

Gamification é outra maneira incrível de apresentar aos alunos a tecnologia na educação de uma forma divertida e interativa. Utiliza elementos do jogo na aprendizagem, com foco na superação de desafios e recompensa pelo alcance de determinados resultados. É uma ótima maneira de manter os alunos focados na expansão de seus conhecimentos!

Avaliações online

A realização de avaliações online já é tendência em várias partes do mundo e continua no Brasil, ela é muito usada em Cursos Online. Não é apenas interessante para os alunos, mas também uma ótima maneira de contribuir com o meio ambiente, reduzindo o uso de materiais. É bom para as finanças da escola também, o que pode economizar muito.

Textos em formato digital

Você já ouviu falar em competição digital? Corresponde à “alfabetização” dos alunos no mundo virtual, que é feita com textos digitais. Permite ao aluno interpretar corretamente os textos publicados na Internet e, claro, filtrar a informação de forma eficiente. Além disso, manter os jovens seguros online é vital.

Realidade virtual

Viver a realidade virtual é uma experiência única. Essa estratégia com certeza vai atrair o interesse de seus alunos e fazê-los aprender de uma forma muito mais interativa!

Apresentações multimídia

Já utilizadas em muitas escolas, as apresentações multimídia também podem ser mencionadas quando se trata do uso da tecnologia no ensino médio. Essa é uma boa estratégia para diversificar as aulas e torná-las mais interessantes, tornando a turma muito mais engajada durante o trimestre.

Livros Digitais

Embora não exista um substituto para o livro, o uso de livros digitais vem se tornando cada vez mais comum dentro do ensino de Cursos Online. Habituar-se a ler em dispositivos eletrônicos é muito importante e por isso utilizá-los na sua escola fará a diferença para a formação dos alunos e para a promoção deste importante hábito.

Como usar a tecnologia como ferramenta de aprendizagem?

No mercado de trabalho atual, investir em habilidades e competências que atualizem constantemente os próprios conhecimentos são elementos cada vez mais valorizados pelo currículo. Portanto, é importante adaptar e aplicar esses novos requisitos, como forma de aprimorar o método e os procedimentos de ensino.

Considerando que a dificuldade de manter a atenção é cada vez mais difícil devido aos malefícios da Internet, tais como: a rápida distração e a constante necessidade de estímulos de seus usuários, usufruir dos benefícios da tecnologia na educação é a chave para a sintonia com o educador com o contexto mais alinhado com a realidade do aluno, onde é possível utilizar táticas para ensinar de forma mais eficaz.

Algumas dessas ferramentas de aprendizagem são:

Ebooks: uma das vantagens da leitura digital é a facilidade de acesso, pois é possível ler no celular, tablet ou computador e, além disso, ter um acervo bibliográfico maior e muito mais recursos integrado ao texto, como vídeos, hiperlinks e a possibilidade de ouvir a leitura por meio de um audiolivro;

Educação Continuada Online: a implementação do ensino online requer um maior desenvolvimento docente dos seus alunos, pois este processo de constante aperfeiçoamento da prática pedagógica é importante para se atualizar e jamais se limitar com às metodologias tradicionais de ensino;

Avaliação Online: a previsível digitalização do ensino não poderia contornar os métodos de avaliação, pois as vantagens desta aplicação vão desde a economia do papel impresso até um melhor controle e limitação dos tempos tanto para a aplicação como para a correção da prova ou atividade.

Dessa forma, a combinação de tecnologia e educação pode ser aplicada de diferentes formas, com resultados que refletem a proximidade entre educador e aluno.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre cursos, educação e diversos segmentos.

You Might Also Like
Deixe um comentário