Quais são os sintomas da desidratação e como ela afeta nosso corpo

Quais são os sintomas da desidratação e como ela afeta nosso corpo

O problema é sério e pode levar à morte se não for tratado

Manter-se bem hidratado é essencial em qualquer época do ano. No verão é normal dar mais atenção a esse fator e consumir muita água ou sucos 100% naturais, ainda assim, o cuidado deve permanecer em todas as estações.

Você sabe quais são os sinais que seu corpo dá quando está desidratado? E o que a desidratação causa no organismo? Siga a leitura e confira:

Tipos de desidratação

São três os tipos de hidratação: isotônica, hipotônica e hipertônica. Cada uma tem causas diferentes, mas o tratamento é parecido, repor os líquidos e os nutrientes perdidos.

Isotônica

Quando ocorre a perda de volume sanguíneo, além da redução de água e sais minerais que circulam no organismo. É comum após episódios de diarreia.

Hipotônica

Acontece quando a pessoa consome muitos alimentos ou remédios com efeito diurético. A consequência é a perda de sal, o sódio, muito importante para o bom funcionamento do corpo.

Hipertônica

É uma desidratação secundária, quando o corpo perde mais água do que sódio. Ocorre após episódios de febre alta prolongada, hiperglicemia e em casos nos quais a dieta não tem a reposição correta de líquidos.

Sinais e sintomas da desidratação

Os sintomas variam conforme o nível de desidratação. Nos casos mais leves, as pessoas observam:

  • Sede excessiva;
  • Boca seca;
  • Dor de cabeça;
  • Sonolência;
  • Pele ressecada;
  • Redução na quantidade de urina;
  • Prisão de ventre;
  • Cansaço.

Quando a desidratação é mais grave, além destes sintomas outros aparecem, como:

  • Queda da pressão arterial;
  • Aumento da frequência cardíaca;
  • Confusão e irritabilidade.

Como prevenir a desidratação

Se não tratada, a desidratação pode levar à morte, por isso que, em quadros de doenças graves com vômito e diarreia, é indispensável repor os líquidos. Caso a pessoa não consiga beber água, deve ser levada ao hospital para receber soro. Para prevenir o problema, você pode:

Beber bastante líquido ao longo do dia

Algumas pessoas esquecem de beber água e você precisa tomar bastante cuidado com isso. Mantenha uma garrafinha por perto e, se a questão é com a água, inclua outros líquidos saudáveis na rotina. Os chás são ótimos nos dias mais frios e no calor vale apostar nos sucos naturais.

Usar roupas leves nos dias mais quentes

Nos dias mais quentes, fuja de roupas pesadas, ainda mais se seu objetivo é praticar alguma atividade física. Opte por peças leves e que permitam que o corpo transpire tranquilamente, preferencialmente de cores mais claras.

Cuidar do horário em que se exercita

Se você gosta de praticar exercícios, precisa cuidar do horário em que faz isso. Ainda mais nos dias muito quentes. O ideal é se exercitar antes das 10h e após as 16h. Assim seu corpo não sofre tanto com o calor.

Repor os líquidos no caso de diarreia e febre

Caso tenha alguma doença na qual os sintomas incluem diarreia e febre, não deixe de repor os líquidos perdidos. Aqui, como seu estômago pode estar sensível, vale apostar na água. Beba aos poucos, mas não deixe de ingerir o líquido. Conforme melhorar, inclua bebidas leves como chás e sucos naturais.

Reduzir a ingestão de refrigerantes e bebidas alcoólicas

Refrigerantes e bebidas alcoólicas não contribuem para a hidratação do corpo. As últimas, inclusive, ajudam a desidratar e perder água. Você até pode consumir, mas faça com moderação e não se esqueça de incluir em sua rotina outros líquidos mais saudáveis como a própria água, os sucos e os chás.

Ingerir alimentos ricos em água

Alimentos ricos em água também auxiliam na reposição de líquidos do corpo. Inclua frutas, como a melancia, para comer na sobremesa, e outros itens com boa composição de água. Seu corpo agradece, ainda mais se você faz parte do grupo que esquece de beber líquidos ao longo do dia.

You Might Also Like
Deixe um comentário