Por que é importante ler para o seu bebê?

Saiba como a leitura pode impactar positivamente o desenvolvimento do bebê

A leitura é uma grande parceira no desenvolvimento da inteligência e das funções superiores do cérebro dos seus filhos. Além disso, ela estimula a imaginação e trabalha os vínculos afetivos da criança com os pais.

Por isso, não existe um momento certo para começar a ler para o bebê, você pode ler quando ele ainda está na barriga e aproveitar os momentos possíveis, por exemplo, quando ele estiver no carrinho de bebê depois de um passeio no parque.

Como a leitura afeta o desenvolvimento do bebê?

Todas as atividades em que envolvemos as crianças são importantes para o seu desenvolvimento e devem ser iniciadas o quanto antes. Entre elas, está a leitura, que vai trabalhar o desenvolvimento cognitivo, lógico e crítico da criança. Entre os os benefícios dessa prática, podemos citar:

  • ajuda no desenvolvimento da fala: a leitura em voz alta é um estímulo poderoso para o progresso da linguagem, porque insere a criança nas dimensões orais e escritas da língua, e isso ajuda a enriquecer o vocabulário;
  • contribui para o raciocínio lógico: o contato com a leitura permite que a criança se envolva com os elementos da narrativa e forme seu raciocínio, porque a história mexe com a criatividade e pode ensinar valores e lições morais;
  • diminui os problemas de aprendizagem: a leitura influencia o desenvolvimento cognitivo, fundamental para a alfabetização, porque a criança fica acostumada a essa atividade, ela cria o hábito;
  • melhora o foco e a disciplina: a leitura em voz alta pode ajudar a criança a se desligar de outros estímulos e praticar a atenção seletiva, além de treinar o foco;
  • trabalha a imaginação: as histórias provocam novas emoções no bebê e proporcionam diversas experiências por meio das ilustrações e das imagens, o que faz com que ela sinta as emoções dos personagens;
  • fortalece os laços familiares: contar histórias em voz alta ajuda a estreitar os laços entre os pais e os filhos e são momentos valiosos em família que se tornarão memórias sólidas para o futuro.

Como ler para o seu bebê?

Muitos pais gostam de aproveitar um momento tranquilo no dia para fazer essa atividade, levando a criança para o cantinho da leitura e dedicando esse tempo exclusivamente aos filhos.

Outros aproveitam o momento antes de dormir para criar um ritual de sono noturno e incentivar a criança a aprender a se preparar para dormir. Além de praticar a higiene do sono e retirar o contato com dispositivos eletrônicos antes do sono.

O importante é tirar um tempo para estar com os seus filhos e fazer disso um hábito, afinal de contas, crianças gostam e precisam de rotina. Se não puder fazer isso diariamente, separe os dias da semana para essa atividade.

O ideal é retirar ao máximo os estímulos externos, como televisão e celular. Isso ajuda a criança a prestar mais atenção na voz dos pais. O tempo de leitura pode variar de criança para criança e, se ela for mais ativa, você pode reduzir o tempo.

O tom de voz precisa ser natural e variar quando estiver interpretando os personagens. As palavras precisam ser pronunciadas inteira e claramente para que elas se acostumem à sonoridade das sílabas e em alguns casos, quando achar necessário, explique o significado das palavras.

Outra dica interessante é manter os livros na vista da criança. Eles precisam ser manipulados pelos pequenos como todos os outros brinquedos. Para isso, você pode dar preferência para os materiais mais resistentes.

Insira livros de poemas e musicalidade na rotina de leitura, eles vão ajudar a atrair a atenção dos pequenos. Cantar é uma atividade lúdica que tem bons efeitos como os da leitura nos primeiros anos de vida da criança.

Contar histórias é diferente de ler!

Ler é uma atividade mais estável e monótona, que requer concentração e disciplina. Para a leitura, a criança aprenderá a atuar como ouvinte e precisará desenvolver a paciência.

Contar histórias é uma atividade mais interativa e estimulante, onde você poderá modular o tom de voz, inserir as crianças nas histórias e interagir como se fossem os personagens.

You Might Also Like
Deixe um comentário