Marketing industrial: quais os benefícios dessa estratégia

Marketing industrial: quais os benefícios dessa estratégia

O marketing industrial é direcionado para as ações ligadas ao marketing nas indústrias. Esse tipo de setor foca suas vendas para outras empresas, que também são chamadas de B2B. 

Além disso, o ambiente industrial direciona suas ações para fornecedores, outras indústrias e os varejistas. 

Ou seja, dá para perceber que este é um ambiente altamente complexo, levando em conta que as estratégias de marketing precisam ser pensadas a partir de cada consumidor final, assim como de diferentes empresas. 

Essas empresas, dentro do ambiente industrial, lidam com o processo de gerenciamento de uma cadeia produtiva, identificação do ciclo de vendas (que acaba sendo mais longo) e um processo de compra que envolve mais burocracia. 

Como os clientes da indústria acabam sendo outras empresas, não somente a qualidade do produto deve ser levada em consideração. 

É importante, por exemplo, que os gestores entendam os processos ligados aos seus fornecedores, à qualificação dos equipamentos e máquinas, assim como na qualidade da matéria-prima. 

Outros pontos como prazo de entrega, valores negociados, as condições de pagamento e a credibilidade da marca importam. 

Como as indústrias e uma empresa de manutenção predial necessitam de orientação em relação ao marketing industrial, neste artigo, abordaremos sobre quais são as vantagens dessa ação e como ela pode ser implementada nesse ambiente. Acompanhe a seguir!

Mais a fundo no marketing industrial 

Antes de falarmos sobre os benefícios do marketing industrial, é importante ir mais a fundo nesse conceito, para que você tenha compreensão sobre o tema dentro do seu negócio, seja em um ambiente industrial ou em um sistema de gestão financeira para pequenas empresas.

Quando falamos sobre marketing, podemos contar com algumas ações: o marketing feito no ambiente físico (panfletagem, televisão, rádio, outdoor, busdoor, comunicação interna, ouvidoria), assim como o marketing feito no ambiente digital (site, redes sociais, chats, email marketing). 

Como são diversas estratégias, é essencial realizar um planejamento das ações que serão feitas, levando em conta o tipo de negócio e o tipo de público.

É nesse cenário que surge o marketing industrial, feito para indústrias e em um contexto de venda de produtos para outras empresas. 

Isso vale tanto para um ambiente industrial, mas também para espaços como uma empresa de energia solar, que deseja mostrar o preço instalar energia solar para outras empresas parceiras. 

As indústrias são espaços onde matérias-primas são transformadas em produtos, dividindo-se em diversos setores, como:

  • Farmacêutico;
  • Metalúrgico;
  • Têxtil;
  • Alimentício.

Dessa forma, é importante pensar em estratégias comunicativas a partir de cada público ligado ao ambiente industrial. 

Existem algumas especificidades desse negócio, levando em conta que as vendas lidam com valores maiores, os clientes são mais especializados (pelo fato de se tratarem de outras empresas), assim como maiores burocracias ligadas à documentação. 

Diante disso, é importante mapear as melhores estratégias, assim como conhecer as vantagens dessa ação. 

Marketing industrial: entenda as vantagens 

Já vimos na introdução desse artigo que o marketing industrial é essencial para o ambiente industrial, pois ele possui algumas particularidades ligadas à produção e ao público-alvo. 

Nesse caso, temos diferenças na forma de abordagem dentro do mercado B2B, na comparação com o mercado B2C (que lida com comércio e atendimento à pessoa física).

Sem dúvidas, o marketing industrial tem um grande desafio que é lidar com outras empresas de terceirização de limpeza, ou qualquer outro setor, levando em conta que esses locais já possuem um grau de expertise.

A partir disso, é essencial compreendermos as vantagens e benefícios ligados a esta estratégia.  

Compreensão de quem é o público-alvo

Os negócios possuem públicos-alvo diferentes, inclusive, quando falamos sobre o ambiente industrial. Dessa forma, o marketing industrial consegue construir estratégias e criar ações que sejam direcionadas ao público específico de um ambiente de manufatura. 

Com um tipo de comunicação que seja especializada e personalizada, sua indústria tem maiores chances de fechar negócio. 

Sem dúvidas, quando falamos sobre qualquer negócio, seja ele um hotel em caetité Bahia ou um ambiente industrial, entender quem é o público é essencial para a criação de campanhas de marketing, assim como para a produção de um conteúdo com linguagem adaptada. 

Esse entendimento envolve, inclusive, a compreensão dos gostos, preferências e áreas de atuação. 

Possibilidade de gerar métricas para análise e mensurar os resultados

O marketing no ambiente industrial pode explorar várias possibilidades, inclusive, com uma estratégia dentro do digital. Essas estratégias permitem que a empresa consiga determinar algumas métricas e mensurar os resultados. 

Basicamente, isso representa analisar o desempenho da empresa em um determinado segmento e buscar por melhorias ao longo do processo. 

As métricas contribuem para que seu negócio compreenda quais são as tendências do mercado, realizando cálculos e projeções do que pode ser feito. 

Na verdade, esse indicador de métricas é importante do ponto de vista de trazer resultados positivos para um escritório de contabilidade São Paulo ou para o ambiente industrial. Por isso, trata-se de uma estratégia indispensável ao negócio. 

Possibilidade de contar com o aumento da lucratividade 

Outra vantagem que é essencial para as estratégias de marketing industrial é o fato de contar com o aumento da lucratividade. 

Essa ação consegue atrair clientes para o negócio, assim como leads – que são os clientes em potencial. Isso representa dizer que o aumento do lucro torna-se uma tendência natural para quem lida com o marketing industrial. 

Esse tipo de crescimento se dá pela fidelização do usuário, já que a empresa passa a utilizar técnicas do marketing de conteúdo, assim como do inbound marketing. 

Os resultados proporcionados por essa estratégia também são considerados de médio a longo prazo. 

Por isso, se sua empresa deseja contar com o aumento do lucro e da renda, vale a pena investir em ações de marketing. 

Resultados positivos a longo prazo 

É importante ressaltar que as ações ligadas ao marketing industrial conseguem gerar resultados positivos a longo prazo. 

Isso ocorre porque esse setor consegue gerar valor por meio das estratégias e das ações de marketing que são criadas, levando em conta a conquista e fidelização dos leads e dos clientes em potencial. 

Existe um grande desafio e ao mesmo tempo, vontade das empresas de conseguirem ter resultados a longo prazo e não somente em aspectos imediatistas. 

No momento de criar uma estratégia, é importante que a empresa de cabeamento estruturado ou ambiente industrial consiga identificar em que tempo se espera obter resultados. 

Por exemplo, algumas ações pontuais de marketing físico podem não trazer o mesmo impacto positivo que é agregado quando falamos em marketing digital. 

Atração de leads qualificados

O marketing industrial constrói suas ações por meio de estratégias que são planejadas, ou seja, existe um estudo prévio de quem é o público-alvo, a melhor linguagem, assim como os resultados que a empresa espera obter. 

Isso traz para a empresa a vantagem de atrair leads qualificados. O que isso representa? A possibilidade de atrair um público que tenha interesse nos produtos e serviços que são desenvolvidos pela sua empresa. 

Isso é importante porque é possível direcionar a ação para as pessoas certas, o que faz com que a empresa economize recursos. Além disso, leads qualificados podem ser convertidos em clientes, o que proporciona o aumento do número de vendas. 

Para atrair leads qualificados, portanto, invista em conhecer quem é o público, sua linguagem, assim como identifique quais são os melhores canais de comunicação para publicar. 

Reforça a autoridade da marca 

De modo geral, o marketing já agrega pontos positivos para sua empresa de serviços contabilidade ou para qualquer outro negócio. Um desses benefícios se refere à autoridade e credibilidade da marca que tendem a ficar ainda maiores. Quando falamos sobre um ambiente industrial, essa ação se torna ainda mais importante, levando em conta que temos uma empresa vendendo para outra. 

Por isso, essa especialização e a forma como uma empresa lida com os conteúdos contribuem para gerar autoridade no mercado, assim como para reforçar a credibilidade da instituição. 

Isso pode ocorrer de algumas formas, desde o compartilhamento de conteúdo na web e redes sociais, até um atendimento de qualidade. 

Ou seja, de modo geral, podemos concluir que o marketing industrial ajuda a fidelizar os clientes no ambiente industrial, o que promove uma boa imagem e visibilidade, inclusive, diante de um público B2C. 

Além disso, podemos contar com o aumento da lucratividade, já que as vendas da empresa passam a ser maiores e um bom posicionamento no mercado.

Diante dessas vantagens, não deixe sua indústria de fora dos avanços proporcionados pelo marketing. Conte com uma empresa de marketing e comunicação para realizar os serviços e veja o crescimento da sua empresa. 

Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

You Might Also Like
Deixe um comentário