KPIs: o que é e como pode auxiliar o seu negócio

KPIs: o que é e como pode auxiliar o seu negócio

Os principais KPIs, isto é, indicadores-chave de desempenho, podem destacar os pontos fortes e fracos de uma organização, contribuindo com o desenvolvimento de estratégias mais efetivas. 

Eles podem ajudar a atravessar períodos turbulentos por causa da economia ou diversos outros aspectos que podem impactar o negócio – inclusive em escala mundial – visto que permite conhecer melhor o próprio potencial de crescimento.

Assim, seja em tempos desafiadores, colocando à prova problemas financeiros ou em períodos de crescimento claro, é possível manter o negócio competitivo com base em dados, obtendo satisfação e a confiança do cliente.

Existem muitos KPIs diferentes que podem ser acompanhados no mundo dos negócios. 

No entanto, as categorias que podem ajudar um empreendimento estão focadas em duas categorias principais, sendo o Financeiro e o Marketing.

Isso porque mensurar os KPIs desses setores pode ajudar empresas a manterem o foco nas atividades cruciais para obter resultados; bem como pensarem em um cenário amplo, voltado para o planejamento presente e futuro de qualquer organização.

O que são KPIs?

Muitas vezes as empresas deixam de registrar números importantes ao longo do ano, se deparando com um cenário ocioso, buscando justificativas para entender o que deu errado, precisando até mesmo de consultoria empresarial para ajustar os negócios.

É nesse ponto que os principais KPIs, os indicadores-chave de desempenho, são úteis.

Na prática, eles medem a eficácia de diferentes áreas de uma organização, comparando os objetivos do negócio com dados quantificáveis, tudo dentro de um período específico e conforme os objetivos do empreendimento.

Para áreas funcionais essenciais, como contabilidade, rastreamento e monitoramento, os KPIs financeiros podem ajudar a identificar tendências de longo prazo, bem como identificar e corrigir problemas de curto prazo.

Ao definir KPIs, uma empresa tem melhor compreensão do que está acontecendo nos negócios. 

Por exemplo, os números financeiros apontam custos que estão sob controle, assim como se a receita de vendas está no caminho certo e qual a situação em termos de lucros, indicando o desempenho da empresa.

Diferença entre KPIs de marketing e financeiros

Existem muitos KPIs de negócios, e eles podem ser medidos semanalmente, mensalmente ou trimestralmente. 

Estes podem abranger metas de marketing, financeiras, operacionais ou de vendas.

De fato, qualquer área do negócio pode ter KPIs aplicados, desde uma empresa de portaria até uma administradora de condomínios. 

Para melhor compreensão, o destaque vai para duas áreas específicas e essenciais para todo tipo de empresa, o setor de marketing e de finanças. 

Afinal, ambos são importantes quando se trata de crescimento de negócios bem-sucedido. Conheça mais sobre eles abaixo.

KPIs de marketing

Esses KPIs estão conectados às estratégias de marketing digital e vendas em plataformas de rede social e outros meios de publicidade. 

Eles são usados ​​para medir o desempenho e a eficácia das estratégias aplicadas ao longo do tempo.

KPIs financeiros

Esses KPIs são usados ​​para analisar e medir a saúde financeira de uma empresa de suporte em TI, podendo abranger desde rentabilidade e liquidez, a solvência e avaliação.

Ambos os conjuntos de KPIs são muito importantes para as organizações, e acabam por se encontrar e complementar em muitos casos, promovendo uma visão ampla e uma atuação mais certeira.

Os níveis de vendas, por exemplo, informam as receitas e a lucratividade. 

O lucro líquido determina quanto pode ser investido no negócio ou na contratação de novos funcionários.

5 etapas para implementação de KPIs

A capacidade de implementar KPIs relevantes e usá-los para medir o desempenho dos negócios é uma habilidade importante e útil para líderes e gestores. 

Para muitos, e em muitos casos, para novos gestores, o tema dos KPIs e a implementação e medição eficazes podem parecer difíceis de entender. 

Sendo assim, vale estender por 5 etapas os pontos cruciais para a implementação de KPIs em uma organização que busca o sucesso empresarial. 

  1. Identificação da área de negócio a se medir

Os KPIs normalmente estão alinhados com os objetivos do negócio.

Eles podem ser usados ​​para medir aspectos como desempenho financeiro de vending machines, crescimento do negócio, gestão de saúde e segurança, satisfação do cliente e retenção de funcionários.

  1. Metas sobre desempenho empresarial

Um plano de negócios pode definir metas e objetivos, mas ainda assim é preciso medir o desempenho, mesmo que seja positivo ou negativo.

A meta deve ser específica, por exemplo, em vez de identificar que, por exemplo, uma empresa precisa aumentar a base de clientes, o desempenho específico pode ser que a empresa precise conquistar 10 mil novos clientes em um período de seis meses.

  1. Comparação de desempenho com objetivo

Tirar um instantâneo do desempenho atual fornece um ponto de partida para a medição e permite que a meta geral seja dividida em metas menores.

Ou seja, para que a meta geral X seja alcançada, o desempenho precisa melhorar em Y a cada mês. De forma mais específica, é como se para obter os 10 mil novos clientes do exemplo acima, a empresa determine que 1.600 clientes sejam conquistados por mês.

  1. Revisão sobre mudanças de desempenho

A equipe responsável pelo acompanhamento dos KPIs precisa revisar como o desempenho em cada área estipulada sofre mudanças, desde períodos que antecedem, até a implementação de um plano de ação para as mudanças propostas. 

Isso permite identificar metas mais realistas, sinalizando se o desempenho melhora ou diminui em determinadas épocas do ano, ou depois eventos específicos, ajudando a gerenciar esses aspectos de acordo com os objetivos.

  1. Proposta de intervalo entre revisões de KPIs 

Conforme a área em que os KPIs estão em análise, é preciso estabelecer um período específico entre as revisões dos indicadores-chave de desempenho.

A mensuração deve ser observada dentro de um período previamente estabelecido, e deve ser seguido de forma rigorosa.

Na prática, existem muito poucos aspectos do desempenho de uma organização que desenvolve projeto de robô, ou qualquer outro setor produtivo, que não podem ser medidos através da implementação eficaz de KPIs relevantes.

Vale acompanhar esses KPIs de marketing 

Os KPIs devem incluir métricas de marketing, bem como KPIs financeiros. Então, é preciso analisar alguns aspectos que são importantes para uma organização.

Engajamento de rede social

Em alguns casos, é reconhecida como uma métrica de vaidade.

Contudo, quando bem empregada e conforme os objetivos, se mostra um processo fundamental para fortalecimento da imagem.

Monitorar o envolvimento do cliente com a empresa por meio de um canal de rede social é quase um trabalho de tempo integral, e causa algum reflexo, ao menos, no reconhecimento da marca.

Felizmente, para os milhões de empresas que usam as plataformas de redes sociais, as principais vantagens das ferramentas estão nos painéis fáceis de usar, possibilitando determinar clientes os hábitos do público que busca, por exemplo, “conserto de TV próximo a mim”, promovendo materiais mais alinhados para ser reconhecida como uma assistência técnica especializada. 

Eles permitem que até mesmo um empreendedor iniciante analise as métricas e determine se os esforços de marketing digital estão adequados.

Tráfego mensal do site

Um dos KPIs mais visíveis para medir é quanto tráfego e visitantes um site atrai a cada mês, usando ferramentas de marketing digital como o Google Analytics.

Ele gera dados de sessão exclusivos, podendo fornecer indicações sobre o crescimento da empresa que podem afetar a margem bruta. 

O Google Analytics também mede outras métricas, incluindo taxa de rejeição e tempo médio de carregamento da página. Se estes não forem otimizados, isso pode afetar o comportamento do consumidor. 

Mais visitantes significam mais leads em potencial e maior taxa de conversão, bem como oportunidades para expandir o grupo de clientes atuais e aumentar a receita e a margem de lucro líquido da empresa. 

Valor da vida útil do cliente

Entre muitos fatores que ocorrem na rotina de uma empresa que instala insulfilm janela residencial, uma das mais importantes é o quanto os clientes gastam nos produtos durante a duração do relacionamento entre os dois. 

É por isso que a retenção de clientes é tão importante para a taxa de crescimento da receita.

O valor da vida útil do cliente pode ser calculado subtraindo os custos da vida útil do cliente da receita vitalícia.

Monitorar o KPI de valor vitalício ajuda a manter a empresa no caminho de sucesso com os clientes, apoiar o desenvolvimento de campanhas envolventes de nutrição de leads e fortalecer relacionamentos valiosos.

Quais são os KPIs para os negócios?

Ter uma boa compreensão de como o negócio está operando financeiramente permite ajustar os objetivos e cumprir metas estratégicas.

Os KPIs financeiros devem ser reportados por meio de canais formais, pois os dados coletados são fundamentais para a tomada de decisões gerenciais. 

O conselho administrativo, comitê de gerenciamento sênior e investidores de empresas de energia solar em Fortaleza ​​ficam interessados nesses resultados.

Dessa forma, criar um método para compartilhar atualizações regulares pode agilizar o processo. Alguns dos números nos quais os KPIs financeiros podem se concentrar são:

  • Capital de giro;
  • Despesas;
  • Liquidez;
  • Lucratividade;
  • Retorno sobre o ativo;
  • Valor econômico agregado para acionistas.

Diferentes estratégias podem ser implementadas a partir desses KPIs, como aumentar o índice de contas a receber – para garantir que o dinheiro seja coletado das vendas a crédito em tempo hábil dentro da especificação de 30 dias. 

Isso apoia o fluxo de caixa, garantindo que os recursos sejam recuperados quando esperado, assim como o setor contábil, com os valores sendo pagos no trimestre correto.

Isso pode ser medido mensalmente, revisando os painéis de fluxo de caixa.

Conclusão

É importante ter os KPIs certos para os negócios, e essa escolha é determinada por muitos fatores, incluindo onde a empresa se encontra inserida no mundo dos negócios. 

Mais importante, é preciso selecionar os KPIs certos para cada tipo de empresa, respeitando as características de negócios e também o público-alvo, a fim de analisar as métricas e entender o que elas significam em cada cenário que se apresenta.

Por fim, à medida que uma empresa tende a crescer, os KPIs evoluem com requisitos em constante mudança com o mercado consumidor, parceiros, fornecedores e demais envolvidos.

Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

You Might Also Like
Deixe um comentário