Manchas vermelhas no céu da boca: entenda o que pode ser

Manchas vermelhas no céu da boca: entenda o que pode ser

Houve um momento em sua vida que você escovou os dentes e, no meio do caminho, acabou encontrando manchas vermelhas no céu da boca, sem nem mesmo imaginar o que pode ter ocasionado? 

Se você ainda tem dúvidas sobre o que pode significar as manchas vermelhas, é importante entender o que as causa para que realize um tratamento o quanto antes.

Antes de tudo, vale lembrar que a saúde e a higienização bucal devem estar sempre presentes em sua vida, já que a boca funciona como uma porta de entrada para diversas doenças.

O cuidado com ela deve ser constante e consciente, para evitar a proliferação de bactérias e o surgimento de doenças, ainda mais se você tiver um implante dentário.

Uma boa prática parte, primeiramente, do individual de cada um, já que a escovação é algo que deve ser feito em casa, pelo menos três vezes ao dia, com foco na parte da noite, que é quando costuma acontecer a maior proliferação de germes. 

Nesse momento, a salivação começa a ficar um pouco defasada, ainda mais se você usar aparelho de porcelana.

O que podem ser as manchas vermelhas

Se você já notou manchas na hora da escovação, ficando com medo pois não sabia do que se tratava, é fundamental você se atentar, já que pode representar alguma complicação que seja mais perigosa para sua saúde.

De toda forma, vale dizer que muitas vezes pode não significar nada, sendo até mesmo uma mera afta.

Às vezes quando você realiza um procedimento estético, sua boca pode ter dificuldades de se acostumar, então, podem acabar aparecendo manchinhas. Nesse caso, não deve se preocupar muito.

Então, se você faz uso de algo como facetas de resina, pode ficar tranquilo. 

Uma causa muito comum das manchas vermelhas, acontece após a ingestão de um alimento quente, como sopas ou café, pois se configura em uma queimadura.

Esse tipo de ferimento é chamado de queimadura do palato. Contudo, após três dias, as manchas já começam a sumir.

Assim, ao consumir alimentos quentes (como caldos, sopas, hot pots, entre outros), se deve resfriá-los até uma temperatura ingerível, evitando queimaduras do palato e outros possíveis ferimentos.

Algumas sopas e cafés podem deixar manchas no dente também, não só no céu da boca. Nesse caso, é necessário procurar procedimentos para retornar à aparência natural deles, como é o caso do clareamento dental a laser.

Outra causa muito comum do surgimento de manchas vermelhas é a afta. Por mais que elas apareçam na parte interna da bochecha, não é de se estranhar caso surjam no céu da boca. 

Elas normalmente surgem por problemas hormonais, ou transtornos psicológicos, como estresse e ansiedade. 

Essas pequenas complicações podem não ser apenas as únicas causas das manchas vermelhas. Em alguns casos mais raros, pode ser um surgimento de um câncer de boca. 

Por mais que sejam em situações mais difíceis, é necessário ficar atento se o surgimento de manchas vier acompanhado de alguns sintomas, como:

  • Dificuldades de engolir;
  • Dores na boca;
  • Nódulos no pescoço;
  • Halitose.

Dessa forma, o recomendável é que vá ao médico assim que sentir que tem algo minimamente errado com sua cavidade bucal.

Mesmo que não seja nada, é sempre importante ter um diagnóstico prévio para manter sua boca saudável e, justamente, evitando que problemas mais graves surjam.

Vale lembrar que em alguns casos, os dentes podem ser danificados, causando um desalinhamento neles, sendo necessário procurar por aparelho invisível preço, para poder realizar o alinhamento deles novamente. 

Tratamento das manchas vermelhas

Agora que ficou mais claro as principais causas das manchas vermelhas, é fundamental  entender como é feito o tratamento, bem como a prevenção, para evitar que essa e mais outras complicações surjam na sua boca.

Em casos mais leves, o principal tratamento é o tempo, ainda mais quando são feridas causadas pelo consumo de alimentos quentes. Basta esperar alguns dias e evitar alimentos de alta temperatura, para que as feridas se cicatrizem. 

Em ocorrências mais graves, algumas pomadas orais são recomendadas, para amenizar as dores e evitar que haja uma inflamação no local. 

Em situações mais sérias, será introduzido o uso de medicamentos como antibióticos. De qualquer forma, realize uma consulta no dentista o quanto antes, para que possa ser instruído e tratado da melhor maneira possível.
Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações e conteúdos sobre os cuidados com a saúde física e mental.

You Might Also Like
Deixe um comentário