Saiba como a saúde mental afeta no desenvolvimento do trabalho

Saiba como a saúde mental afeta no desenvolvimento do trabalho

Você sabia que a saúde mental no trabalho é um dos fatores indispensáveis ao dia a dia do colaborador? Isso porque as pessoas precisam trabalhar com qualidade, disposição e plena capacidade psicológica, e isso só é possível por meio do bem-estar mental.

O trabalho precisa ser um elemento que agrega pontos positivos ao indivíduo, levando em conta seu bem-estar e satisfação. 

Para isso, a saúde mental precisa ser levada em consideração, pois ela representa ter qualidade de vida, só que do ponto de vista emocional. 

Neste artigo, você compreenderá o cenário que envolve aspectos relacionados a doenças da mente, assim como algumas dicas de como cuidar da saúde mental dentro do ambiente de trabalho. 

Leia também: O que colocar no currículo

Contexto das doenças da mente 

Com a correria do dia a dia, pressões e os estresses, cada vez mais as pessoas estão desenvolvendo algum tipo de doença da mente. 

De acordo com a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS/OMS), há uma estimativa de que mais de 300 milhões de pessoas em todo o mundo são afetadas pela depressão.  

No Brasil, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou uma pesquisa em 2020 que aponta um aumento em mais de 30% do número de pessoas que afirmam ter depressão. Isso sem falarmos de outros transtornos, como o pânico e as crises de ansiedade. 

Muitos desses elementos estão ligados a rotina mais agitada e estressante, bem como um ambiente de trabalho mal resolvido, com uma equipe desorganizada e pressão elevada em diferentes esferas da vida.

Dessa forma, é fundamental que empresas e colaboradores pensem em cuidar de sua saúde mental, pois isso afeta diretamente em sua qualidade de vida e bem-estar. É sobre isso que discutiremos neste artigo. 

Dicas para elevar a saúde mental no trabalho 

Cada vez mais é comum que os profissionais tenham problemas relacionados à saúde da mente, seja com preocupações em excesso, dores de cabeça, crises de ansiedade, pânico e depressão. 

Isso ocorre porque a rotina e o dia a dia são cada vez mais agitados, o que torna necessário um cuidado tanto por parte da empresa, como do colaborador com sua saúde mental. 

Dessa forma, separamos 6 dicas importantes para você!

  • Respeite seu limite;
  • Tire um tempo para você;
  • Busque fazer exercícios;
  • Tenha uma alimentação saudável;
  • Busque um profissional de saúde;
  • Veja quais áreas você gosta mais.

Cada ser humano possui um limite, tanto físico como mental. 

Muitas vezes, com a jornada de trabalho intensa, a necessidade de ganhar dinheiro e a jornada dupla em casa faz com que as pessoas acabem passando seu limite. 

Isso é negativo e pode ter muitas consequências negativas, que variam desde dores de cabeça, tonturas, doenças físicas e problemas psicológicos. Isso ocorre porque a mente também tende a ficar cansada, demandando um alto gasto energético.

Por isso, às vezes é bom parar um pouco e tirar um tempo para você. Fazer uma viagem, um passeio, sair com a família e com os amigos, comer um alimento gostoso, fugir da dieta. Ou seja, buscar um tempo para relaxar e buscar a paz interior.

A realização de exercícios físicos e a alimentação saudável também são fundamentais para o cuidado com a mente e o corpo, te ajudando a ter uma vida melhor.

Esses exercícios são importantes para a liberação de hormônios que são essenciais para o prazer e para a alegria. 

Outro ponto importante é buscar um profissional de saúde, como é o caso do psicólogo, e realizar terapia. Esse é um diálogo fundamental para cuidar da mente e elaborar melhor os pensamentos e emoções, bem como as dinâmicas do dia a dia. 

Por fim, tente fazer algo que você goste, seja como atuação principal ou hobbie, pois cada pessoa desenvolveu habilidades em determinadas áreas e essas atividades despertam prazer e felicidade, contribuindo com a liberação de hormônios cruciais para o combate a doenças mentais, como a endorfina.

Importância de investir na saúde mental do colaborador 

Para promover mais saúde mental dentro do trabalho, as empresas possuem um papel fundamental na jornada.

Por isso, é fundamental investir em profissionais da psicologia para conversar com os funcionários, além de promover um bom ambiente organizacional, ofertar bons salários e benefícios e ter uma comunicação aberta com e entre as equipes. 

Essa ação, inclusive, pode ser divulgada como uma estratégia de marketing interno para criar um bom clima institucional e favorecer aspectos ligados à comunicação. 

Vale ressaltar que a empresa só tende a ganhar com esse tipo de ação, visto que um colaborador saudável mentalmente tende a realizar seu trabalho da melhor forma possível, além de proporcionar uma integração bastante válida para a empresa. 

Diante disso, é fundamental que sua empresa não enxergue o colaborador somente como um funcionário, mas como uma pessoa que tem suas vulnerabilidades e que pode precisar de ajuda. 

Essa visão mais humanizada torna as relações de trabalho melhores e contribui para uma imagem positiva da empresa. 

You Might Also Like
Deixe um comentário