Lente de contato dental: Saiba tudo sobre um dos procedimentos mais realizados nos dentes

A preocupação com a aparência do sorriso tem ocupado o topo da lista de prioridade, de brasileiros de todas as idades. Justamente por se tratar de um procedimento pouco invasivo, a lente de contato dental tem ganhado protagonismo entre as intervenções estéticas odontológicas, após mais de 25 anos de existência.

Com o maior alcance das redes sociais e a crescente presença pública online, as técnicas utilizadas por famosos e influencers, para se ter um sorriso simétrico, branco e brilhante, têm se tornado tendência e atraindo o interesse de muitas pessoas. 

Mas, antes de procurar o seu dentista de confiança, que tal entender o que é o procedimento?

O que é a lente de contato dental?

A lente de contato dental é um procedimento cosmético que visa consertar defeitos na aparência dos dentes, deixando o sorriso mais harmônico e visualmente agradável.

Diferente das facetas dentais, essa técnica consiste na aplicação de placas de porcelana ultrafinas. 

Elas, que dificilmente ultrapassam de 1 milímetro, medindo entre 0,2 e 0,5 milímetros, são fixadas ao redor dos dentes naturais, cobrindo os defeitos e dando um novo aspecto para o sorriso.

Por se tratar de uma capa tão miúda, o desgaste necessário para a realização do encaixe costuma ser mínimo e, em alguns casos, sequer são necessários. 

Deste modo, este é um tratamento indolor e rápido, o que costuma conquistar ainda mais o público.

Como funciona o procedimento?

Vendo os efeitos atraentes que resultam do procedimento, as pessoas já procuram imediatamente saber quanto custa lente de contato dental, e a notícia boa é que por se tratar de uma técnica que não exige anestésicos, não é a mais cara do mercado. 

No entanto, seu custo tende a ser bastante diverso e, para a cobertura da arcada completa, infelizmente, pode (também) não ser o mais acessível.

Isso porque os procedimentos necessários para a realização de um serviço bem feito, requer preparo e minucia no estágio de análise de cada quadro clínico e contar com profissionais especializados se faz fundamental. Mais ainda, o tratamento deve ser de rápida execução, envolvendo muito trabalho.

Toda a colocação das lentes demora, em média, três sessões. Isso conta o diagnóstico, a realização do exame radiológico e as fotografias para o estudo da arcada dentária.

Depois, o tratamento é planejado e o material é escolhido e preparado, para só então ser enviado para a moldagem digital. 

Na última consulta, a colocação será concluída com a realização da cimentação e colagem das lentes.

Assim, muitos fatores no percurso podem alterar os valores do procedimento. Desde os exames e confecção de moldagem até o tipo de material utilizado – que pode variar entre cerâmica feldspática, zircônia pura e dissilicato de lítio.

Esse fator também irá interferir na duração das lentes, bem como no processo e qualidade.

Vantagens de manter um sorriso mais harmônico

As lentes de contato odontológicas podem ser aplicadas em um único dente ou em um grupo específico, sendo indicadas para os pacientes que desejam:

  • Consertar defeitos na separação entre os dentes;
  • Padronizar o tamanho dos dentes que são menores;
  • Cobrir rachaduras e quebras;
  • Consertar danos causados por cáries;
  • Ter dentes mais brancos e brilhantes.

Em alguns casos, o dentista poderá sugerir que o paciente realize algum procedimento de clareamento dental antes da aplicação das facetas, para que não haja dissonância na cor das próteses e dos dentes.

Apesar de contribuir para um melhor alinhamento e suavização das estruturas tortas/apinhadas, a aplicação não poderá ser realizada para cobrir grandes problemas na estruturação dos dentes. 

Para isso, o paciente deverá realizar o tratamento ortodôntico e fazer os ajustes na mordida, por meio do uso do aparelho dental invisivel ou outros tipos de aparelhos e, após, se for de interesse do paciente, tanto o clareamento quanto a lente podem ser aplicados.

Atenção!

Como em todas as intervenções estéticas ou médicas, no geral, as lentes de contato dentárias têm restrições a alguns pacientes.

Para o tratamento, o dentista deverá diagnosticar cada caso e analisar a viabilidade para cada paciente, avaliando se há algum quadro crônico ou algum procedimento que deva ser realizado antes da aplicação.

Apesar disso, os pacientes que – geralmente – não podem realizar o procedimento são os que apresentam algum tipo de doenças ou grande deterioração na integridade dos dentes.

Os pacientes mais novos também devem ter atenção com a utilização desse tratamento, pois como o desgaste dos dentes originais pode ser necessário – ainda que em mínima escala –, esse requerimento irá mudar a estética natural dos dentes irreversivelmente, afetando a estrutura facial.

Ainda que seja muito seguro, o trabalho deve ser feito com um profissional de extrema confiança e excelência, porque alguns efeitos adversos sérios podem surgir devido a um trabalho inadequado.

Por exemplo, o desgaste exagerado dos dentes pode expor a parte interna do dente, o que causará dor intensa e sensibilidade no paciente. 

Além disso, se a emenda entre o dente e as lâminas não forem muito bem seladas, bactérias podem se infiltrar e criar cáries e outros problemas.

Durabilidade

Dependendo do material utilizado e os cuidados realizados pelo paciente, as lentes de contato podem durar de 10 a 15 anos, podendo chegar até a 20 anos de vida útil. Para isso, os cuidados pós-procedimento são necessários.

A manutenção deve ser realizada a cada seis meses ou um ano, assim como ocorre com outros procedimentos – como o aparelho invisivel – bem como nas avaliações de rotina para a saúde bucal de forma integral.

No caso da lente, as consultas são feitas para que o paciente realize exames para certificar sobre a situação da sensibilidade nos dentes e os hábitos ruins, como roer unhas ou morder ponta de lápis e caneta, que podem impactar no procedimento e deverão ser interrompidos.

Com todas as recomendações seguidas, o paciente não deverá ter nenhum problema com o tratamento, podendo recuperar o sorriso e torná-lo ainda mais saudável e bonito, impactando na saúde geral e até na autoestima.Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Lógica de Mercado, uma rede de conteúdos para alavancar negócios e proporcionar mais qualidade de vida e saúde.

You Might Also Like
Deixe um comentário