Escritório de contabilidade: Dicas para abrir um

Muitas pessoas que trabalham na área desejam muito abrir um escritório de contabilidade, sejam aquelas que ainda estão na faculdade, ou que já são formadas e atuam como empregadas ou ainda como autônomas.

Abrir seu próprio escritório exige esforço, bastante trabalho e muita dedicação, ao contrário do que muitas pessoas imaginam.

Mas para tornar sua vida mais fácil, resolvemos trazer aqui algumas dicas incríveis que você pode pôr em prática.

Acompanhe!

Monte o seu plano de negócios

Não há como negar, tudo precisa começar com um bom planejamento e não é diferente na hora de abrir um escritório de contabilidade.

Nessa etapa, você deverá criar um documento respondendo diversas perguntas para saber exatamente a forma como vai começar o seu negócio, incluindo:

· Quais são os serviços que você vai prestar?

· O seu escritório de contabilidade vai ser generalista ou você vai escolher alguma segmentação?

· Qual vai ser o seu público-alvo?

Faça uma pesquisa de mercado

Uma outra dica essencial para abrir um escritório de contabilidade é realizar uma pesquisa de mercado, pois é preciso saber onde exatamente você irá montar o seu negócio.

Começar um escritório não é algo que deve ser encarado como uma aventura, então para que não corra o risco de ser mais um em meio a tantos que fracassaram, é importante observar o mercado no qual vai entrar.

Essa pesquisa de mercado auxilia bastante na identificação das oportunidades e dos riscos existentes no mercado, bem como nas necessidades do seu cliente, nas estratégias que os seus concorrentes usam, entre outras coisas.

Com isso, não fazer uma pesquisa de mercado pode colocar o seu negócio, desde o início, em um grande risco.

Faça um bom planejamento financeiro

O planejamento financeiro é um outro importante ponto que você deve ter em mente e que precisará fazer parte do plano de negócios para abrir um escritório de contabilidade.

Apesar de estar dentro do seu plano de negócios, esse tipo de planejamento necessita ter uma atenção mais do que especial, pois é a partir dele que você vai poder saber se será ou não rentável dentro do longo prazo, com um caixa que seja sustentável e com a possibilidade de fazer investimentos financeiros.

Existem muitas ferramentas que podem ser usadas com essa finalidade, como a 5W2H, a análise SWOT e o ciclo PDCA, apenas a título de exemplo.

Defina qual será a sua localização

A localização do seu escritório contábil ajuda muito no sucesso ou não que ele terá, então é importante tomar cuidado no momento da escolha.

O cenário considerado como ideal para colocar o seu escritório vai depender bastante do público o qual você espera conseguir atingir.

Entretanto, há uma regra geral que diz que ele jamais deve ficar longe dos centros comerciais, facilitando assim o acesso dos novos e dos antigos clientes.

Faça uma padronização de tarefas

Uma outra importante dica para abrir o seu escritório de contabilidade é criar o método de trabalho, de modo que seja possível padronizar as tarefas.

Com um bom método de trabalho, você terá um calendário completo de rotinas, assim como também um modus operandi para que as tarefas comuns sejam realizadas mais facilmente.

As demandas irão ser muitas no escritório e os prazos diversos, então é muito importante padronizar para garantir uma organização mais do que fundamental para deixar tudo sempre em dia.

Mantenha o foco na qualidade dos serviços prestados

Você irá começar o seu escritório de contabilidade atrás de muitos clientes, quanto mais aparecerem será considerado melhor.

Entretanto, isso não é um fato e para que o seu escritório realmente torne-se sólido, é importante conhecer qual é a capacidade que ele possui para atender os clientes mantendo um padrão de qualidade mínimo nos serviços prestados.

Às vezes, muitos clientes irão atrapalhar seu negócio, então é melhor manter os bons do que apenas fazer de tudo para ganhar dinheiro de qualquer forma.

Elabore uma boa estratégia de marketing

O marketing é mais do que essencial para que seu escritório de contabilidade alcance o sucesso desejado, então, crie uma boa estratégia para garantir os bons resultados a serem alcançados.

Para isso, é preciso investir e garantir que a empresa responsável pelo marketing vai criar campanhas que alcancem diretamente a persona do seu escritório, o que vai aumentar as conversões de clientes e trará mais lucratividade.

You Might Also Like
Deixe uma resposta