Equipamentos para esportes radicais o que não pode faltar

Equipamentos para esportes radicais: o que não pode faltar?

Para aproveitar a adrenalina nas veias, praticantes desses esportes precisam utilizar itens de segurança obrigatórios

Os esportes radicais são perfeitos para quem deseja sentir aquela injeção de adrenalina e fazer algo diferente. No entanto, para praticá-los com segurança e preservando o seu bem-estar, é fundamental utilizar alguns equipamentos que são responsáveis por proteger diferentes partes do corpo. Afinal, esses esportes oferecem maiores chances de quedas, lesões e fraturas, com muitas dessas modalidades estando mais suscetíveis a academias.

Dessa forma, é importante saber o que não pode faltar, incluindo itens como capacete, botas e conhecer quais os modelos de lanternas são os mais apropriados para práticas como montanhismo. O texto abaixo reúne uma lista com esses equipamentos, incluindo a sua importância para alcançar uma prática segura.

Capacete

Esse é um item de segurança indispensável não apenas para esportes radicais, mas até mesmo para os não radicais. É ele que protege o crânio em caso de impactos, reduzindo os efeitos em caso de quedas ou colisões. Por isso, ele é amplamente utilizado em atividades como ciclismo, motocross, montanhismo, rapel, entre outros.

O capacete ideal é aquele que tem um tamanho compatível com o usuário, não ficando muito apertado nem frouxo demais. Dessa forma, a segurança e o conforto do esportista são garantidos.

Botas

Amplamente utilizadas em atividades outdoor, as botas são responsáveis por proteger os pés de lesões e cortes. Muitos dos esportes radicais, como o trekking e motocross, demandam o uso de calçados adequados, que sejam feitos com materiais de qualidade, capazes de garantir conforto, proteção e terem boa usabilidade.

Um ponto importante é que as botas escolhidas devem ser apropriadas para a prática escolhida, assim como devem ter um bom encaixe com o pé do praticante. Há modelos que são específicos para cada pessoa, sem contar que alguns deles são para finalidades determinadas e que, por isso, são inapropriados para outros esportes.

Sistema MOLLE

O sistema MOLLE foi criado para melhorar o transporte de ferramentas. Os equipamentos que fazem parte desse sistema incluem diversos itens obrigatórios, como coturnos, kits de sobrevivência, coletes táticos, mochilas e bolsas que têm várias utilidades, como porta-rádio e porta-celular.

Esse sistema é muito bom, pois ajuda os praticantes a terem mais confiança na prática de esportes radicais. O resultado é que eles possuem melhor desempenho, eficiência e praticidade na atividade.

Lanterna

Para praticar alguns esportes, é necessário sempre ter uma lanterna consigo. Elas são perfeitas para garantir uma melhor iluminação quando há escuridão, garantindo assim uma boa visão do praticante. Em esportes como mergulho, trekking, rapel, caving e ciclismo, elas fazem toda a diferença.

Algo que o esportista deve prestar atenção é a potência da lanterna escolhida, assim como o alcance de luz. Isso deve ser compatível com a prática, garantindo que a visão não ficará obstruída.

Óculos de proteção

Em alguns esportes, é indispensável o uso dos óculos de proteção, que irão garantir a integridade dos olhos dos esportistas. Isso porque, em certas práticas, pode haver exposição aos raios UVA e UVB, o que pode até queimar a superfície do órgão. Além disso, eles protegem os olhos do ressecamento causado pelo vento.

Por exemplo, no ciclismo, deve-se optar por um modelo de óculos, incluindo a cor das lentes, que sejam ideais para a prática, a fim de evitar que ele prejudique o desempenho.

Protetores

Para garantir a integridade física dos praticantes, o uso de protetores é de extrema serventia, sobretudo nos esportes em que há chances de queda. É o caso do rafting, rapel e mountain bike, por exemplo. Assim, usar cotoveleiras é recomendado e indicado para proteger a região do choque em caso de uma queda brusca, evitando assim lesões na pele e nos ossos.

Também é indispensável o uso de joelheiras, uma vez que elas são capazes de amenizar impactos do joelho contra estruturas rígidas e prevenir lesões. Seu uso é bem importante em esportes como ciclismo e skate, na qual a proteção da articulação é obrigatória.

You Might Also Like
Deixe um comentário