Como ter mais confiança ao dirigir em uma viagem pela primeira vez

 Como ter mais confiança ao dirigir em uma viagem pela primeira vez

Conheça dicas para adquirir mais confiança e tranquilidade ao dirigir na estrada

Dirigir na estrada pela primeira vez é algo que todo motorista iniciante tem certa ansiedade em fazer. Por mais experiente que alguém possa ser em trafegar no trânsito urbano, a direção na estrada tem outro ritmo e requer atenção redobrada, já que as altas velocidades e o maior tráfego de veículos pesados aumentam as chances de acidentes graves.

Por isso, é natural que o motorista sinta um pouco de nervosismo com essa perspectiva, mesmo que ele tenha um seguro auto para o seu veículo. Felizmente, existem algumas dicas imprescindíveis para trafegar nas estradas com mais segurança e confiança, sem colocar em risco sua integridade. Saiba o que pode ser feito e deve ser observado nessas situações no texto abaixo.

Faça uma revisão antes de viajar

Boa parte da confiança vem da certeza de ter o carro em mãos e controlá-lo durante toda a viagem. A melhor forma de assegurar isso é fazendo uma revisão veicular antes da viagem, um procedimento que permite verificar a condição dos pneus ou calibrá-los. A revisão também verifica se está tudo certo com o sistema de freios e o nível de água no reservatório.

Essa checagem, realizada por um profissional qualificado, é fundamental para ver se o carro está com algum problema. Afinal, se alguma parte não estiver funcionando em boas condições, além de aumentar o risco de acidentes, também há o possível prejuízo financeiro de uma peça quebrar e necessitar de reparos, atrapalhando o passeio.

Mantenha distância em relação ao carro da frente

Uma das lições ensinadas na autoescola é sobre manter distância em relação ao veículo da frente, sobretudo quando estiver chovendo. Isso é importante para que o motorista tenha tempo de reagir caso aconteça algo inesperado, como uma freada brusca do carro da frente. Assim, uma distância razoável permite que o motorista faça uma manobra defensiva a tempo, evitando ou diminuindo o impacto de uma colisão.

Na estrada, essa regra continua valendo. O ideal é andar sozinho, sem carros ou caminhões à frente ou atrás de você. Além de evitar andar colado no carro da frente, é interessante não segurar o carro de trás que queira andar mais rápido: facilite a ultrapassagem dele, seguindo sua viagem em velocidade constante e dentro da permitida.

Uma dica extra: caso a estrada tenha mais de uma faixa de rolamento, use a da esquerda apenas para fazer a ultrapassagem de veículos. Ao completar o movimento, volte para a faixa da direita e siga viagem sem pressa.

Ultrapasse apenas quando tiver segurança

Por falar em ultrapassagem, tenha muita atenção e cuidado quando for realizar essa manobra. Elas devem ser feitas apenas em locais permitidos, como determina a sinalização, já que é aí que o motorista tem plena vista da pista contrária e pode verificar se há veículos vindo na outra direção.

O motorista também deve prestar atenção se o seu carro tem “fôlego” para fazer a ultrapassagem com sobras e sem riscos. Por exemplo, tentar passar um caminhão com um veículo de motor 1.0 em uma ladeira requer muito espaço de sobra. Portanto, o ideal é aguardar um momento no qual a estrada esteja mais propícia para essa ultrapassagem.

Tenha atenção ao tédio e ao sono

Dois dos principais vilões nas estradas são o tédio e o sono, sendo que o cansaço ao volante é responsável por boa parte dos acidentes. Dessa forma, o ideal é garantir uma boa noite de sono antes de viajar, certificando assim que você terá disposição e estará 100% concentrado na condução na estrada.

O motorista também não deve ignorar os sinais do tédio. Dirigir por muitas horas na estrada pode ser entediante, o que ajuda a desconcentrar e perder o foco. Para contornar isso, é recomendado viajar na companhia de alguém, que pode servir como copiloto, ajudando a prever perigos, além de manter uma conversa agradável e espantar o sono. Também é interessante parar de tempos em tempos para esticar as pernas, ir ao banheiro e beber uma água ou um café para dispersar o cansaço.

Evite movimentos bruscos

É importante ter em mente que, ao contrário das cidades, na estrada se dirige em velocidades maiores. Por isso, realizar um movimento brusco para desviar de algum buraco pode ter repercussões bem mais graves, já que em alta velocidade essa manobra pode comprometer a estabilidade do veículo e até mesmo causar acidentes.

O ideal é sempre checar ao redor para antever os obstáculos e agir de forma mais suave. Verifique se há carros ao redor e se a pista oposta está livre para fazer alguma manobra. Assim, o movimento pode ser feito de maneira muito mais segura.

You Might Also Like
Deixe um comentário