ciclo de inteligência

Entenda como funciona o ciclo de inteligência

O ciclo de inteligência competitiva é um sistema que tem como meta ter e disponibilizar dados essenciais a respeito de um negócio, dos clientes, de todos os concorrentes e do mercado em geral. Como pode ser percebido, são coisas bem proveitosas aos negócios.

Esse tipo de sistema é muito interessante e presente em uma empresa de 2240 e social, que trabalha com registro de condições de trabalho dos colaboradores em determinados locais e setores. É algo muito importante para o mercado de trabalho geral.

A inteligência competitiva tem o foco central nos dados dos concorrentes, e se refere à análise de tendências com a criação de cenários da vida real. Se uma empresa de broca cônica para ferro põe o foco nos dados dos concorrentes, está fazendo este ciclo citado.

É quase uma forma ativa de coleta de informações essenciais, de como a concorrência e seus consumidores ou clientes consolidados se comportam em um mercado, que já é tão competitivo, e às vezes esses dados são como uma pintura fachada comercial.

Ela resolve os problemas de uma empresa com relação a tratamento com os clientes e a sua imagem perante eles. Quando uma marca começa a estudar os dados dos concorrentes, está focando no que tem dado certo no mercado em que a empresa atua.

E ela chegou para simplificar os processos de tomada de escolhas, no curto e longo prazo, e tem como meta crescer as condições de competitividade de uma empresa, organizando e fazendo a redefinição do seu modelo de negócios e metas no decorrer do funcionamento.

Em outras palavras, a IC possibilita que as marcas tenham melhores condições de competir no segmento em que eles estão atuando. Por exemplo, uma empresa de piso de mármore preto, o IC vai ajudar com que esse negócio tome decisões para o futuro dele.

Os dados adquiridos em uma ação de inteligência competitiva podem ser armazenados de diferentes formas. Procurar informações propagadas pelas mídias, realizar pesquisas e estudos com clientes e usar algumas táticas de cliente oculto são algumas delas.

Os cenários estão mais competitivos do que antes. Em uma pesquisa da Crayon, foi mostrado que 87% dos negócios estudados afirmaram que seus setores ficaram mais competitivos nos últimos três anos, e 49% ficou bastante competitivo.

O estudo só mostra que o mercado está cada vez mais difícil, até para uma empresa de lipoescultura ortomolecular. Por isso, as marcas precisam apostar seus investimentos em coisas que possam atrair a atenção dos consumidores e, assim, se manter competitivas.

Então, para que esses números possam surgir, é essencial que o setor aplique os processos que podem ajudar nesse sentido e, desse modo, os profissionais da área consigam ter e disponibilizar dados mais relevantes de acordo com seus gostos.

Para que isso ocorra, é necessário que o setor invista mais recursos em um ciclo de inteligência bem realizado para que, dessa forma, os resultados esperados possam ser alcançados e correspondam a todas as expectativas.

Conceito de ciclo de inteligência competitiva

O ciclo da inteligência competitiva é o processo usado para conseguir e disponibilizar dados relevantes sobre o negócio, o mercado, os concorrentes e os clientes. Esse processo é feito por cinco etapas principais.

Elas são o bom planejamento, a coleta, processamento e armazenamento de dados, a análise, também a validação da informação, disseminação e uso da informação estratégica, e análise do processo.

Fala-se em ciclo, pois estas fases se retroalimentam, possibilitando que o trabalho de inteligência competitiva seja feito de forma contínua e sistêmica.

As etapas do ciclo de inteligência

O ciclo de inteligência competitiva é um sistema que tem como meta obter e disponibilizar informações importantes a respeito do negócio, dos clientes, dos concorrentes e do mercado como um geral. Como visto, ele é constituído por só cinco etapas:

  • Bom planejamento;
  • Armazenamento, processamento e coleta de dados;
  • Avaliação e a validação dos dados;
  • Disseminação e uso dos dados estratégicos;
  • Análise do processo.

Essas são as etapas do ciclo de inteligência e, a seguir, serão detalhadas com um pouco mais de profundidade.

Bom planejamento

A primeira fase do ciclo é o reconhecimento das necessidades da inteligência competitiva. Só de ser contínuo, o ciclo precisa sempre ser atualizado de acordo com as necessidades e sempre alinhado ao plano de ações estratégicas que foi criado.

Isso vai evitar que a empresa jogue fora tempo e recursos, investindo em gerar muito conhecimento sem importância. Um negócio de limpeza de vidros Curitiba precisa de um bom planejamento justamente por isso.

Antes de começar o processo, é interessante consultar o plano estratégico da empresa. A ideia é que todos os procedimentos internos sejam seguidos à risca mediante os valores da empresa e estejam presentes em sua cultura empresarial como um todo.

Reconhecer e identificar as necessidades da inteligência competitiva, recomenda que questionamentos sejam feitos aos colaboradores.

Assim que as necessidades forem reconhecidas, é hora de traçar o processo que servirá de ponto central nas fases posteriores. Também é a hora de definir metas diretas para o monitorar e, é claro, de gerenciar cada passo dado no ciclo de inteligência competitiva.

Armazenamento, processamento e coleta dos dados

Nesta fase, o objetivo é procurar dados juntamente às fontes primárias e secundárias e depois, prosseguir com o tratamento de todos as informações coletadas.

Uma fonte primária não tem filtros e é objetiva, enquanto a fonte secundária produz dados variados. A seguir, alguns bons exemplos de fontes primárias:

  • As palestras e programações transmitidas ao vivo;
  • Alguns relatórios dado por fornecedores, ou outra empresa;
  • Das entrevistas com os fornecedores, concorrentes e também clientes;
  • Por fim, das observações feitas em primeira pessoa.

Esses são exemplos de onde pode-se procurar os dados das fontes primárias, para que possa ser feito o tratamento dessas informações.

Avaliação e a validação dos dados

Esse é o centro do ciclo de inteligência competitiva, em que os dados armazenados na fase anterior são avaliados para a criação final dos produtos ou serviços de inteligência.

É nessa fase que os dados são interpretados e conectados, desenvolvendo uma relação de importância. Então, insights precisam ser dados aos responsáveis por conta da tomada de decisão do negócio.

Um negócio de solda em aço inox, por exemplo, quando vai usar o ciclo de inteligência, deve fazer toda essa validação de dados, para que possam ser inseridos no desenvolvimento dos produtos da empresa.

Lembrando que uma avaliação precisa ser direta e eficiente. Não se pode esquecer que ela não pode se limitar ao relato de dados e fatos não atualizados, já que também pode projetar acontecimentos futuros, como o comportamento da concorrência.

Disseminação e uso dos dados estratégicos

Os dados analisados e ajustados com coerência são apresentados aos gestores que têm a responsabilidade por eles. Os variados modelos para compartilhar esses dados incluem:

  • Os grandes alertas;
  • Os sumários empresariais ou executivos;
  • As boas projeções estratégicas;
  • Os relatórios analíticos bem feitos;
  • Fazer as análises de situações.

Até mesmo um simples comunicado verbal pode ser válido para informar sobre um produto ou serviço de inteligência.

Análise do processo

Nessa fase de avaliação, deve-se levar em conta o desenvolvimento de cada fase anterior, além dos resultados que foram alcançados a partir da inteligência competitiva obtida em todo o processo.

Os benefícios desse ciclo

A seguir, serão destacadas algumas das vantagens do ciclo de inteligência do mercado. Há muitos benefícios nesse tipo de processo, mas, é importante ressaltar alguns deles. Eles são:

Fazer a definição oportunidades de negócios

O negócio toma conhecimento a respeito das variações externas como tem se comportado o consumidor e o mercado. Sendo assim, torna-se possível fazer avaliações de cenários como poder aquisitivo do público-alvo, economia, tendências de inovação, entre outros.

Acompanhamento de mudanças

Em uma estratégia de inteligência competitiva, pode-se ver quais mudanças mais importantes estão acontecendo ao redor da empresa.

Também é possível interpretar seus sinais e criar soluções corretas ao espaço externo em forma de serviços e produtos. É o caso de empresas que dependem da sazonalidade e das tendências futuras e comportamentais para vender os seus produtos.

Também pode ser o caso de uma empresa que vende box de blindex fume, a tendência de mercado pode não ser mais essa com um determinado tempo.

Reduz os erros

A inteligência competitiva deve estar em alinhamento com a estrutura hierárquica, à cultura empresarial, ao segmento e ao porte do negócio.

Desse modo, é possível estabelecer alguns processos e se atualizar. Afinal, investir em estratégias já quebradas pode ser um obstáculo para que o empreendimento invista em melhorias mais fortes em suas estratégias, aumentando os erros cometidos no passado.

Deixa segura as informações

O presente cenário competitivo deixa claro a importância das empresas em proteger seus dados de ações da concorrência. A inteligência competitiva se importa com a segurança das informações, evitando que dados sejam vazados por falta de cuidado na segurança.

Organização dos processos

Uma estratégia de inteligência competitiva também é dar prioridade a ordem de todos os processos de ações da corporação, já que os dados exigem ser monitorados e precisam estar disponibilizados quando uma consulta deles for necessária.

Considerações finais

São vários os benefícios na utilização do ciclo para a área de inteligência. Compreender os sinais e tomar ações assertivas com seu uso são cruciais, principalmente em decorrência de que o mercado está uma hora de mudança rápida, e a antecipação é sempre bem-vinda.

Além disso, o ciclo vai levar à redução de erros, ao compreender o que está ou não cumprindo bem a sua função. Um bom exemplo é a proteção de informações que o ciclo de inteligência traz para o negócio. Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

You Might Also Like
Deixe um comentário