Por que é importante contratar um seguro-viagem?

Por que é importante contratar um seguro-viagem?

A pandemia de Covid-19 afetou severamente o mercado do turismo. O fechamento de fronteiras, a necessidade do distanciamento social e a preocupação com a saúde fizeram com que a busca por pacotes de viagem sofresse uma queda brusca nos anos de 2020 e 2021. 

Atualmente, com o avanço da vacinação no Brasil e no mundo, já é possível voltar a viajar com segurança. As preocupações, no entanto, seguem acompanhando os turistas, que agora buscam contratar o seguro-viagem antes de embarcar. Mas afinal, como ele funciona e qual é a sua importância?

O que é um seguro-viagem?

O seguro-viagem é um produto oferecido por seguradoras, agências de viagens e empresas financeiras, visando proteger o turista desde o embarque até o retorno da viagem. As coberturas, preços e condições variam de acordo com cada contrato, por isso, é importante ficar de olho. 

Nos planos mais básicos, o seguro inclui assistência médica em caso de emergências, atendimento odontológico de urgência e indenização no caso de extravio de bagagem. Para as viagens internacionais, o cuidado deve ser redobrado, tendo em vista que nem todos países possuem um sistema de saúde gratuito como o Brasil.

Como o seguro-viagem funciona?

O funcionamento do seguro-viagem também pode variar conforme as especificidades de cada contrato. Por regra, o seguro funciona de duas formas: através de uma rede de assistências credenciadas ou através do sistema de reembolso. 

No sistema de reembolso, basta que o turista vá até o hospital ou estabelecimento necessário para resolver a emergência e faça o procedimento normalmente. Após realizar o pagamento, é necessário solicitar a nota fiscal que deve ser entregue à seguradora para a realização do reembolso. É importante lembrar que o procedimento deve estar incluso nas coberturas contratadas.

Já no sistema de rede credenciada, o turista deve acionar a seguradora diante de uma emergência. Após informar a situação, ele será direcionado para um estabelecimento credenciado, onde o problema será resolvido sem a necessidade de um pagamento imediato.

Em ambos os modelos existem vantagens e desvantagens, portanto cabe ao cliente avaliar qual seguro-viagem melhor se adequa ao seu perfil. A dica é buscar empresas que ofereçam os dois modelos, assim é possível esclarecer as dúvidas com um profissional capacitado e encontrar a melhor opção.

O que inclui o seguro-viagem?

Como já citado, as coberturas e valores do seguro-viagem podem variar de acordo com a escolha do cliente e as opções disponíveis em cada seguradora. As mais comuns incluem:

  • Atendimento médico e odontológico de emergência;
  • Seguro no caso de cancelamento da viagem;
  • Remarcação de passagens;
  • Hospedagem após alta hospitalar;
  • Assistência funeral;
  • Indenização no caso de morte; 
  • Indenização no caso de invalidez;
  • Indenização e/ou localização de bagagem extraviada.

Porque o seguro-viagem é importante?

Imprevistos acontecem, e quando se está longe de casa a resolução pode se tornar ainda mais complicada. Através do seguro-viagem, é possível se prevenir e garantir apoio durante os “perrengues” que surgem nos passeios. 

Nas viagens internacionais, a importância é redobrada! A presença de um idioma diferente, de uma distância ainda maior de casa e do desconhecimento do sistema de saúde podem trazer dificuldades extras para o turista. 

Como e quando contratar o seguro-viagem?

Depois de se informar sobre as principais características e a importância do seguro-viagem, essa dúvida pode surgir. A verdade é que não existe uma única maneira de se proteger. 

A dica principal é adquirir o seguro antes de embarcar, evitando brechas na cobertura. Para isso, é possível recorrer às empresas financeiras, seguradoras e até mesmo à companhia onde a viagem foi adquirida. Em muitas empresas, o seguro já é oferecido com o pacote de viagem.

You Might Also Like
Deixe um comentário