Cuidados indispensáveis para quem tem pele oleosa

Aprenda a cuidar da pele oleosa da forma correta e recuperar o viço!

A pele oleosa é a mais comum no Brasil, devido a fatores genéticos, poluição, clima tropical e alimentação com grande quantidade de carboidratos. Esse tipo de pele é caracterizada pela alta produção de sebo, e acaba ficando com o aspecto brilhante e com poros mais dilatados. 

As pessoas com esse tipo de pele também possuem maior predisposição a ter cravos, espinhas e acne, devido ao desequilíbrio na produção de sebo. Por isso, usar produtos para pele oleosa é importante para recuperar o equilíbrio da pele.

A boa notícia é que é possível ter uma pele oleosa e bem cuidada, regular a produção de sebo e recuperar o viço e a beleza. Por isso, neste artigo vamos te mostrar os mitos e as verdades sobre esse tipo de pele e como ter uma rotina de cuidados específica.

Mitos e verdades sobre a pele oleosa

De todos os tipos de pele, esse é o que mais sofre com os mitos que giram em torno dela. Isso acaba atrapalhando nos cuidados diários e no reequilíbrio da cútis. Por isso, veja quais são os mitos e as verdades quando o assunto é pele oleosa.

O próprio óleo da pele já ajuda a hidratar 

Mito. Oleosidade é bem diferente de hidratação. A hidratação tem a ver com a quantidade de água que tem na pele e a oleosidade com a produção e excesso de sebo. Muitas vezes, excesso de óleo significa que a pele não está bem hidratada.

A pele oleosa tem mais tendência para formar espinhas

Verdade. Esse é o tipo de pele que tem maior probabilidade para formação de espinhas e acne, por causa do excesso de oleosidade, causada pela produção desregulada de sebo pelas glândulas sebáceas.

A pele oleosa não precisa de hidratante

Mito. Esse tipo de pele também precisa de hidratação e esse passo vai ajudar a regular a produção de sebo pelas glândulas sebáceas. O hidrante precisa ser para pele oleosa e livre de óleos em sua formulação.

No verão a oleosidade aumenta

Verdade. O calor contribui para a oleosidade da pele, pois estimula as glândulas sebáceas. Dessa forma, a pele fica com o aspecto mais brilhoso. No verão, o uso de protetor solar também se intensifica, o que pode ajudar no aumento da oleosidade.

Quem tem a pele oleosa precisa lavar o rosto várias vezes por dia

Mito. Lavar o rosto de forma excessiva aumenta a produção de sebo e a oleosidade da pele. O ideal é que quem tem a pele oleosa lave o rosto no máximo duas vezes por dia.

Como cuidar da pele oleosa?

A pele oleosa necessita de cuidados específicos e diários. Por isso, escolher os produtos certos pode te ajudar a controlar o brilho. Para ter uma rotina ideal de cuidados, você vai precisar:

  • lavar o rosto duas vezes por dia com sabonete específico e evitar água quente;
  • usar água micelar para retirar a maquiagem e tônico facial depois do sabonete;
  • não dispensar o hidratante e protetor solar, que devem ser oil free;
  • esfoliar o rosto semanalmente;
  • aplicar máscara de argila verde no rosto duas vezes na semana;
  • não dormir de maquiagem.

Além dos cuidados diários, é importante cuidar da dieta, evitando alimentos que contenham açúcar, óleos vegetais refinados, farináceos, leite e derivados e alimentos ricos em iodo.

Você poderá substituí-los por uma dieta rica em vitamina A, C e E, que são antioxidantes e ajudam a equilibrar a produção de sebo. O consumo de água também é um fator relevante, por isso, lembre-se de beber a quantidade adequada para o seu peso.

Por fim, é sempre bom lembrar de não espremer as espinhas do rosto ou de outras partes do corpo. Isso pode piorar o processo de cicatrização, causar hiperpigmentação ou uma infecção. O caminho é tratar a espinha, usando os produtos corretos para equilibrar a pele.

You Might Also Like
Deixe um comentário