Cozinha sustentável: como fazer melhores escolhas da decoração aos alimentos

Conheça dicas práticas do que pode ser feito para ter uma cozinha mais sustentável em casa

Atualmente, a sociedade como um todo está muito mais consciente de como suas atitudes e escolhas são capazes de afetar o meio ambiente. Mesmo nas pequenas coisas, cada vez mais pessoas estão procurando adotar hábitos e práticas que são capazes de causar menos impactos na natureza.

E essa preocupação se estende até mesmo a cozinha da sua residência. Desde a escolha dos armários para a cozinha, feito com materiais reciclados e sustentáveis, até em algumas atitudes que ajudam a economizar água e poluir menos o ambiente, por exemplo. A chamada cozinha sustentável é um conceito que está chamando a atenção de mais pessoas e que, abaixo, você pode entender melhor como implementá-la em seu lar.

Use talheres e utensílios ecológicos

Os itens utilizados no dia a dia da cozinha, como é o caso de talheres e outros utensílios domésticos, podem ser feitos de materiais ecológicos. Isso significa que eles podem ser feitos a partir de reaproveitamento de outros materiais, reciclagem ou de uma maneira que o impacto no meio ambiente tenha sido bem inferior.

Existem vários exemplos deste tipo de objeto. Panelas feitas de ferro fundido de alta resistência ou aço inoxidável são algumas delas, altamente duráveis e que não liberam produtos químicos tóxicos durante o aquecimento, como é o caso das panelas de teflon.

Outra alternativa é utilizar colheres feitas de madeira e tábuas de corte fabricadas com madeira de bambu. De um modo geral, procure utilizar mais utensílios de cerâmica, metal ou vidro. Já aqueles feitos de plástico, que são mais frágeis e geram uma maior quantidade de lixo, devem ser evitados ao máximo.

Invista em alimentos orgânicos

Na hora de ir ao supermercado, pense com cuidado quais alimentos irá levar para casa. Uma boa dica é sempre optar pelos alimentos orgânicos, que são plantados e cuidados sem o uso de agrotóxicos e outros agentes químicos. Normalmente, essas plantações são feitas por agricultores locais, então você ainda beneficia o meio ambiente já que há menor necessidade de deslocamento para o transporte dos alimentos.

Inclusive, ao apoiar a venda dos produtores locais, você acaba também impulsionando a economia da sua região, o que é mais uma vantagem dessa escolha.

Experimente deixar a louça de molho

Para economizar água (atitude que beneficia o meio ambiente e ainda alivia o seu bolso), deixe a louça de molho por alguns minutos antes de lavá-la. Isso faz com que a limpeza dela seja mais fácil, já que os restos de alimentos não ficam mais tão presos nela. Isso também torna a lavagem mais rápida, consumindo menos água em todo o processo.

Não derrame o óleo de cozinha na pia

Algo que precisa ser evitado a todo custo é o despejo do óleo de cozinha no ralo da pia. Isso colabora para entupir tubulações e ainda contamina a água e o solo. O que você pode fazer é guardá-lo em garrafas PET e depois entregar para pessoas que o utilizam para produzir outros produtos, como sabão.

Reaproveite objetos decorativos

Quanto à decoração, para dar uma atmosfera única à cozinha, mas ainda dentro da premissa sustentável, vale a pena reaproveitar objetos decorativos em sua montagem. Por exemplo, quando for comprar novos objetos, como potes de temperos e para armazenamento de pó de café e açúcar, opte por aqueles que poderão ser 100% reciclados.

Outra possibilidade é pegar aquela geladeira velha, de modelo mais antigo, e pintá-la para que combine com o restante do ambiente. Isso pode conferir mais estilo e aconchego ao cômodo, tornando esse canto da casa muito mais acolhedor.

Não armazene os alimentos em sacos plásticos

Muitas pessoas têm o costume de guardar vários alimentos na geladeira dentro de sacos plásticos. Geralmente, isso é feito com frutas, legumes e hortaliças em geral. Entretanto, apesar de ser algo prático, essa atitude não é sustentável, uma vez que esses sacos não são duráveis, aumentam a produção de lixo e demoram para se decompor na natureza.

Portanto, o ideal é substituí-los por outras opções de armazenamento. Uma das alternativas é utilizar sacos confeccionados com algodão, TNT, nylon e manta, que são feitos especificamente para esse fim, contribuindo para manter a sua conservação, além de ajudar a manter a geladeira organizada. Você também pode armazenar os alimentos dentro de recipientes de metal, vidro ou silicone.

You Might Also Like
Deixe um comentário