Conheça os prós e os contras da gengivoplastia

Conheça os prós e os contras da gengivoplastia

Você já ouviu falar em gengivoplastia? Assim como o nome mesmo já diz, essa nada mais é do que um tipo de cirurgia plástica que é feita na gengiva com o principal objetivo de mudar o formato da óssea que envolve o dente, bem como o tecido gengival em si. Em suma, muitos pacientes fazem esse procedimento por motivos funcionais ou estéticos. 

Isso porque, em alguns casos, o paciente pode se deparar com gengivas muito grandes, ou até mesmo com a retração das gengivas devido ao surgimento de doenças como a periodontite ou gengivite. 

Em suma, mesmo se tratando de um procedimento que pode promover a cura de uma doença bucal e valores estéticos ao paciente, em se tratando de um procedimento cirúrgico, sempre existe indicações e contraindicações, ou seja, lados positivos e negativos do procedimento que você deve conhecer para ter completa consciência do tratamento. 

Portanto, confira a seguir tudo o que você precisa saber sobre a gengivoplastia, não só suas indicações e contraindicações, como também detalhes de como o procedimento é feito e cuidados pós-operatórios dessa cirurgia que pode ser realizada de maneira mais fácil através de um plano ortodôntico.

O que é a gengivoplastia?

Assim como já mencionado anteriormente, a gengivoplastia nada mais é do que um procedimento cirúrgico plástico que tem como objetivo transformar o formato da gengiva, seja por fatores estéticos, ou por motivos funcionais. 

Essa cirurgia só pode ser realizada através da indicação de um profissional dentista e normalmente será indicada para pacientes que possuem o chamado ‘sorriso gengival’ ou sorriso alto, questão que costuma afetar a estética do sorriso e acontece em decorrência de fatores genéticos ou adquiridos, como a utilização de aparelho ortodôntico. 

Além disso, o procedimento normalmente também é indicado para tratar retrações da gengiva, problemas que deixam a raiz do dente exposta. Nestes casos, a gengiva do paciente geralmente é muito fina e a gengivoplastia pode ser uma opção, principalmente para aqueles que possuem plano empresarial odontológico.

Por que fazer gengivoplastia?

Apesar de muitas pessoas terem um certo preconceito com a realização de procedimentos odontológicos que por vezes promovem apenas fins estéticos, é necessário saber que os problemas dos pacientes vão além de fins estéticos, já que problemas com a gengiva podem levar a exposição da raiz do dente, que leva a doenças bucais. 

Isso porque, se o paciente tem retrações gengivais, por exemplo, as raízes expostas podem provocar sensibilidade ao ingerir alimentos e bebidas, bem como perda óssea e dos dentes. Sendo assim, o procedimento, que pode ser realizado por um plano de saúde bucal, também pode ser caracterizado como um aliado importante nos tratamentos bucais. 

Além disso, essa cirurgia também é muito utilizada para evitar e acabar com bolsas periodontais, das quais são formadas nas gengivas e podem acabar acumulando restos de alimentos que causam doenças bucais. 

Como é feita a cirurgia?

O primeiro passo é consultar um profissional dentista, ação que pode ser realizada através de um plano odontológico particular. Dessa forma, o profissional poderá avaliar seus problemas bucais, solicitar exames pré-operatórios e, só então, encaminhar o paciente para a cirurgia. 

Dessa forma, a cirurgia em si é feita de acordo com o problema específico do paciente. Ou seja, ela pode ser feita de diferentes formas. Um exemplo é justamente em casos de sorriso gengival, em que é feita a remoção do excesso de tecido que cobre os dentes. 

Outro exemplo é em casos de retração gengival em que o dentista faz incisões na gengiva, descolamento e remodelamento sobre os dentes.

Enfim, é possível concluir que tudo dependerá do caso, já que em alguns casos a cirurgia pode ser combinada com outros procedimentos para obter o resultado almejado pelo profissional e o paciente. 

Indicações e contraindicações da cirurgia

Assim como qualquer outra cirurgia, seja ela realizada ou não através do melhor plano odontológico, a gengivoplastia também tem indicações e contraindicações.

Algumas das indicações atreladas ao procedimento de gengivoplastia incluem:

  • Sorriso gengival;
  • Gengivas grandes (hiperplasia);
  • Gengivas desalinhadas;
  • Dentes fraturados;
  • Sequelas da periodontite;
  • Problemas com implantes dentários.

Por outro lado, há pontos que acabam levando às contraindicações, como a existência de problemas bucais anteriores à cirurgia, ou o consumo de tabaco. Tudo isso pode acabar afetando negativamente os efeitos.

A gengiva pode voltar a crescer? O resultado é reversível?

A resposta a essa pergunta é não, pois a gengiva não cresce depois que a arcada dentária está formada e sua estrutura alterada permanentemente.

Contudo, dependendo dos cuidados dentais, a gengiva pode acabar subindo. Acúmulo de tártaro e uso de piercings na parte superior da boca acabam tornando suscetível o surgimento desse problema.

Em síntese, após o procedimento cirúrgico, se realizada de forma correta e quando o paciente segue todas as recomendações, os resultados da gengivoplastia são permanentes, sem riscos para que a gengiva volte a crescer.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações e conteúdos sobre os cuidados com a saúde física e mental.

You Might Also Like
Deixe um comentário