O que é o quarto montessoriano

O que é o quarto montessoriano?

Saiba como unir o desenvolvimento de seu filho à decoração do quarto

Você já refletiu sobre a importância das atividades lúdicas e sensoriais pelas quais as crianças são submetidas desde que entram na vida escolar? Ou então o porquê de as salas serem equipadas com jogos e tintas de cores suaves?

Parte dessas técnicas foi incorporada às escolas no final do século XIX e impulsionada no século XX. Elas fazem parte do movimento educacional progressista chamado de Escola Nova. 

Desse movimento, saíram grandes nomes da educação, incluindo a criadora do Método Montessori. Mas o que isso tem a ver com a decoração do quarto do seu filho?

Calma, nós vamos te responder. É mais simples do que você imagina e poderá mudar a forma como a criança se comunica e aprende o mundo ao seu redor.

Embarque nessa viagem no tempo e opte por uma decoração funcional e totalmente benéfica para seus pequenos.

O Método Montessori

Maria Tecla Artemisia Montessori foi uma médica, educadora e pedagoga italiana que revolucionou os estudos na área da pedagogia, levando em consideração a educação sensorial como base para a educação intelectual.

Ela foi uma das primeiras mulheres a se formar em medicina na Itália, em 1896, aos 26 anos de idade, ou seja, inovar sempre esteve presente em seu vocabulário (ou pelo menos em suas ações).

O método que desenvolveu tem por objetivo unir o exterior ao interior da criança, ou seja, ele respeita o tempo, os sentimentos e sensações da criança, permitindo que ela crie, se desenvolva e se descubra a partir de sua natureza.

Neste processo, o indivíduo assistido é o protagonista e não o professor. Por esse motivo, a liberdade é o ponto de partida: liberdade para o tempo de execução, liberdade para escolher o tipo de atividade e material, entre outras características.

A disciplina não é imposta, mas estimulada, isto é, a criança é induzida a desenvolver a autodisciplina. 

Com isso, é possível observar como se relaciona com o espaço, com as regras e com os demais indivíduos e, a partir de então, entender suas escolhas e dar as orientações necessárias, atuando de forma mais ativa e respeitando sua essência.

Como trazer este método para o quarto da criança?

Você ainda deve estar se perguntando sobre a relação com o quarto do seu filho e agora tudo vai fazer sentido. O Método Montessori se utiliza de materiais de diferentes tipos, sendo multissensoriais.

Imagine, então, acompanhar o desenvolvimento do seu filho diariamente a partir de um ambiente seguro e estimulante? 

A ideia do quarto é justamente essa: levar essa liberdade que o método dá a criança para o seu dia a dia, em tarefas domésticas e não só escolares. Veja a seguir alguns pontos importantes para fazer essa decoração.

Altura dos objetos

É primordial que a criança sinta que o espaço é para ela. Pensando nisso, a cama precisa ser mais baixa, assim como cômodas, mesa ou escrivaninha, cadeira e brinquedos, para que seu filho ou filha escolha quando deitar, quando sentar e quando brincar.

Cores 

Evite cores vibrantes demais. Lembre-se que o quarto é onde seu filho dormirá, por isso, precisa também passar a sensação de tranquilidade, para que ele não fique agitado demais.

Decoração e criatividade

Você pode partir de uma história ou permitir que o quarto se torne um baú com histórias a serem contadas. A cama pode ter formato de casa ou se transformar em diferentes figuras. Imagine, por exemplo, uma cama feita com blocos de montar!

Uma das paredes pode ter características específicas, identificando que esta pode ser usada como uma folha em branco, na qual a criança possa desenhar.

Há inúmeras possibilidades! Tudo vai depender do tema que você quer usar e da idade do seu filho. O quarto funcionará como um espaço em que a imaginação ganha asas.

Segurança e limpeza

E.V.A. será seu melhor amigo, pois poderá ser usado no chão, evitando que a criança caia e se machuque. 

As tomadas devem ser protegidas, bem como as quinas dos móveis. Nada de produtos tóxicos que possam ser ingeridos pela criança. Esses precisam estar em locais seguros.

Objetos de plástico são preferíveis aos de vidro. O método emprega a liberdade, mas é preciso dar liberdade com segurança.

Mantenha o chão sempre limpo, pois seu filho passará muito mais tempo nele em atividades do que em frente ao sofá assistindo à televisão.

You Might Also Like
Deixe um comentário