Como lidar com a ansiedade noturna

Como lidar com a ansiedade noturna?

Dificuldade em adormecer, pensamento acelerado e até sudorese são exemplos de sintomas.

A ansiedade é uma resposta natural do nosso organismo a uma situação estressante, como quando você vai fazer uma prova ou um teste importante. No entanto, quando essa sensação se perpetua mesmo após a finalização da atividade ou evento, ela acaba se tornando negativa.

É o que acontece com quem sofre com a chamada ansiedade noturna. Imagine que você se prepare para dormir, realize um skin care com todos os seus produtos de pele, vista um pijama confortável, deite-se na cama e feche os olhos. No lugar do sono, porém, o que vem à sua mente são pensamentos descontrolados.

Em contrapartida, é preciso dizer também que a ansiedade noturna é um problema que pode ser resolvido, seja com pequenas atitudes como se desconectar de aparelhos eletrônicos mais cedo, seja procurando ajuda de um profissional. Com isso, você garantirá boas noites de sono e mais qualidade para o seu dia.

O que é a ansiedade noturna?

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), desde 2017 o Brasil está no topo do ranking de países com mais pessoas sofrendo com transtornos de ansiedade no mundo. O número chama bastante atenção, já que são quase 18,6 milhões de brasileiros sofrendo com tal problema.

No caso da ansiedade noturna, é possível que, com o passar do tempo e a frequência dos episódios vividos, a situação se converta em um quadro patológico, especialmente quando não existe nenhum tipo de cuidado ou acompanhamento médico adequado.

As principais causas desse tipo de agitação noturna são o acúmulo de estresse ao longo do dia, bem como a falta de desconexão dos problemas vividos. Como à noite temos mais tempo para pensar livremente, é nessa hora que tais pensamentos podem ganhar mais força, independentemente da nossa vontade.

Os sintomas mais comuns são dificuldade para adormecer, sono não contínuo, insônia, sensação de muito frio ou muito calor, palpitação e taquicardia, inquietação na cama, necessidade de levantar durante a madrugada, agitação mental e pensamento acelerado.

Lidando com o problema

Existem diversas maneiras para se lidar com a ansiedade noturna, mas é importante observar o que há por trás disso, já que ele é muito mais um sintoma do que um problema por si só. Veja a seguir algumas medidas que podem te ajudar a inibir de vez a ansiedade noturna.

Crie uma rotina do sono

Ter uma rotina definida é de grande ajuda para o nosso corpo, pois indica o que será feito em cada horário do dia. Por isso, é importante criar também uma rotina do sono, com o horário certo de ir dormir, aliado a uma preparação para tal momento — apagando as luzes e desacelerando tanto o corpo quanto a mente.

Pratique exercícios físicos

A prática de atividades físicas, como musculação, caminhada e natação, traz diversos benefícios para o nosso organismo, sendo o relaxamento do corpo e a liberação de hormônios que elevam a sensação de bem-estar. Caso se exercite à noite, tente dar um espaço de ao menos 2 horas antes de ir dormir.

Desconecte-se dos aparelhos eletrônicos

Em um mundo cada vez mais digital, deixar as telas de lado pode ser uma missão, mas é preciso estabelecer horários para o uso de aparelhos eletrônicos, já que eles estimulam a atividade cerebral — o que pode colaborar para a ansiedade noturna. Se possível, comece a desligá-los, pelo menos, 1 hora antes de se deitar.

Faça meditação

Uma prática que pode ajudar e muito no combate à ansiedade é a meditação. Isso porque ela ajuda a manter a mente concentrada, a exemplo da nossa própria respiração. 

Procure ajuda profissional

Quando mesmo tomando todas essas medidas a questão da ansiedade noturna ainda persistir, é necessário procurar por ajuda profissional. O psicólogo e o psiquiatra são indicados nesse caso, sendo que o primeiro poderá auxiliar por meio de terapias e o segundo por meio de medicações específicas.

You Might Also Like
Deixe um comentário