Cuidados essenciais para quem tem o couro cabeludo sensível

Cuidados essenciais para quem tem o couro cabeludo sensível

Algumas pessoas podem ter o couro cabeludo mais sensível e necessitam de alguns cuidados para mantê-lo saudável

A autoestima é muito importante para as pessoas. Além de se sentirem mais bonitas, aumenta o bem-estar e melhora a saúde mental, uma vez que faz com que as pessoas se sintam bem com elas mesmas. Para a maioria das pessoas, uma parte fundamental da autoestima é o cabelo.

Além de ser uma das primeiras coisas que as pessoas veem quando olham para as outras, o cabelo eleva nosso humor e, por muito tempo, foi e ainda é, a marca da beleza de uma pessoa. No entanto, a estética não é a única razão do porquê é necessário ter uma rotina dos cuidados, mas também pela saúde dos fios.

Em muitos casos, os fios e o couro cabeludo refletem como está nossa saúde. Por isso, muitas pessoas tomam suplementos capilares, a fim de manterem seus cabelos saudáveis e fortes. Mas, além disso, há alguns cuidados que as pessoas devem ter no dia a dia, principalmente se tiver o couro cabeludo sensível. Descubra como identificar e como cuidar do seu cabelo

Como identificar

Muitas pessoas não percebem que possuem uma sensibilidade maior no couro cabeludo. Isso porque os sinais podem passar despercebidos, com a correria do cotidiano. Uma coceira frequente nem sempre pode ser resíduo de poluição ou sinais de caspa, ou piolho, mas pode ser resultado de uma sensibilidade maior no seu couro cabeludo.

Além disso, se atente a dores na região, pinicação ou irritabilidade frequente. Também confira como estão os fios do seu cabelo. Geralmente com a sensibilidade, eles não se mantêm saudáveis. É necessário que se atente a esses sintomas e detalhes para identificar uma possível sensibilidade.

Cuidados necessários

Antes de tudo, não entre em pânico! Ter uma maior sensibilidade no couro cabeludo não significa ter uma doença ou ter que fazer uma grande mudança na sua rotina de cuidado capilar. Com pequenas ações, você pode melhorar a saúde do seu cabelo.

Procure um médico

Dependendo do caso, uma intervenção médica é necessária. Por isso, procure um dermatologista e liste os sintomas. Assim, o profissional pode receitar suplementos ou produtos que ajudarão no seu caso específico, por exemplo, séruns de aplicação que ajudam a controlar a sensibilidade e regula a microbiota da região.

Não aplique química no couro cabeludo

Por vezes na hora de aplicar alguma tintura ou algum outro tipo de química, principalmente em casa, acidentalmente pode respingar no couro cabeludo, prejudicando sua saúde.

No caso de maior sensibilidade, é necessária atenção redobrada para não aplicar ou encostar a química no couro cabeludo. Por isso, se for pintar ou fazer outro procedimento, procure deixar um dedo da raiz para não correr o risco de um incômodo maior na região.

Não passe condicionador

A função do condicionador é fechar os fios depois da lavagem e aplicação da máscara de hidratação. Por isso, não é necessário passar no couro cabeludo, somente nos fios. A aplicação do produto no couro cabeludo pode resultar na obstrução dos poros, não permitindo que o ar circule na área, causando caspas e coceiras.

Massageie o couro cabeludo antes do banho

Outra dica é massagear bem o couro cabeludo antes de lavá-lo. Isso ajuda na circulação do sangue, além de proporcionar uma sensação relaxante na região.

Proibido água quente

A água quente traz mais danos ao cabelo e ao couro cabeludo. Dependendo da temperatura da água, pode resultar na queda dos fios. Por isso, quando for lavar o cabelo, procure usar água morna.

Dilua o shampoo na água

Se o seu couro cabeludo for sensível, a concentração de produtos pode trazer danos ao seu cabelo. Por isso, dilua o shampoo na água e passe duas vezes o shampoo. Assim, garante a limpeza do couro cabeludo sem agredi-lo.

Enxágue com água filtrada ou mineral

A água filtrada ou mineral é livre de impurezas. Por isso, use-a no último enxágue, para retirar todas as impurezas e resíduos do produto. Procure deixá-la em água ambiente para não agredir o couro cabeludo.

You Might Also Like
Deixe um comentário