A relevância de alongar o corpo todos os dias

A relevância de alongar o corpo todos os dias

Benefícios vão muito além da prevenção de lesões após uma atividade física.

As pessoas lembram muito do alongamento quando vão praticar alguma atividade física. Afinal, a atividade desperta e prepara os músculos, evitando as lesões. No entanto, se alongar não deveria ficar restrito a esses momentos.

O ideal é ter em casa todos os itens para esportes, que vão garantir uma prática segura, mas também se alongar mesmo que o objetivo seja outro, como começar o dia de trabalho. Entenda a importância do alongamento:

Tipos de alongamento

Existem três tipos de alongamento: o dinâmico, o estático e o passivo. O primeiro é realizado movimentando várias partes do corpo ao mesmo tempo, com o objetivo de soltar a musculatura. Tanto que é comum ser feito antes de uma corrida, por exemplo.

Já o estático envolve alongar cada parte do corpo separadamente. Estendendo os músculos, mantendo-os parados por um período de 20 a 60 segundos. É comum antes de começar a trabalhar, para preparar o pulso e alongar as costas.

O último tipo de alongamento é feito com a ajuda de outra pessoa ou um equipamento que irá controlar a força. Quando a pessoa está passando por sessões de fisioterapia, o profissional pode fazer o alongamento passivo, para fazer com que o corpo ganhe resistência gradualmente.

Motivos para você se alongar

Agora que você já conhece os três tipos de alongamento, e sabe que, sozinho, provavelmente vai praticar o dinâmico ou estático, confira motivos para se alongar e veja porque é tão importante incluir a prática na rotina:

Melhorar sua postura

O alongamento ajuda a melhorar a postura. Quando você está tenso, tende a ficar encolhido, mantendo toda a carga nos ombros e costas. O resultado é de bastante dor após concluir um dia de trabalho.

Quanto mais você se alonga, mais solta esses músculos e consegue perceber quando está sentado errado ou forçando alguma região do corpo.

Aumentar a amplitude de movimento

Quanto mais você consegue aproveitar a amplitude de uma articulação, melhor é o movimento realizado. No entanto, você não consegue isso do dia para a noite e prepara a região para o processo.

O alongamento dinâmico ou estático, indo até à extensão dos seus limites, faz com que o corpo aproveite a amplitude máxima da articulação. Pode até ser mais fácil fazer determinadas atividades.

Prevenir lesões musculares

A principal causa de lesões musculares é a falta de alongamento. Os atletas sabem bem disso, então, não abrem mão de alguns minutos para prepararem os músculos. Agora, essas lesões também acontecem em outros casos, como a repetição de movimentos, muito comuns em que trabalha com computadores.

Assim, se você reservar ao menos 10 minutos do seu dia para se alongar antes de trabalhar, já vai notar uma boa diferença, como a redução de dores nas costas e nos pulsos.

Aumentar o fluxo sanguíneo para os músculos

Você sabia que a falta de oxigenação dos músculos é a principal causa das dores após uma atividade física? Quando não recebe oxigênio o suficiente, o músculo passa a trabalhar sem o uso do gás, com isso, acaba produzindo ácido lático, o responsável pelo corpo dolorido no dia seguinte.

Ao se alongar, você estimula o envio de sangue com oxigênio para os músculos, ou seja, prepara a região, e quando começa a atividade física, evita a produção do ácido lático.

Aliviar o estresse

Quem não é tão fã de exercícios talvez não veja motivos para se alongar, mas, esse simples ato pode ajudar a aliviar o estresse. A explicação é bastante simples: quando você está estressado, fica tenso e encolhido, sobrecarregando os músculos.

Ao se permitir alguns minutos de alongamento, vai soltar a musculatura e, como precisa se concentrar nos movimentos, distrair a mente. Ou seja, acaba aliviando o estresse.

You Might Also Like
Deixe um comentário