Hipertensão em idosos: entenda tudo sobre a doença

A hipertensão (pressão alta) atinge de forma crescente homens e mulheres a partir dos 50 anos. Nessa idade, o número de hipertensos chega a 50% da população. A hipertensão em idosos acima de 60 anos possui incidência ainda maior, chega a 60% dos brasileiros.

Essa é uma doença que não costuma apresentar sintomas. A elevação da pressão arterial a partir dos 40 anos é considerada comum, sendo assim, o organismo se acostuma e não emite um sinal de alerta. Os sintomas só aparecem mesmo quando o aumento da pressão é abrupto, causando dores na nuca e cabeça, zumbido no ouvido e tontura.

Desde 2017, com a reclassificação da Associação Americana de Cardiologia e o Colégio Americano de Cardiologia, os idosos com pressão arterial igual ou acima de 13 por 8 já são considerados hipertensos, já podendo iniciar um tratamento com medicamentos. O ideal é começar com doses menores do que costumamos usar em adultos e jovens, de acordo com o histórico de saúde de cada idoso, pois a grande dose desses medicamentos pode causar tontura, sonolência e fraqueza.

O que fazer para baixar a pressão arterial

Antes de receitar medicamentos, a maioria dos médicos dão dicas de como controlar a pressão alta sem o uso de medicação. Isso porque existem diversos medicamentos como anti-inflamatórios, descongestionantes nasais, remédios para câncer e antidepressivos que interferem e prejudicam os níveis da pressão arterial.

Segue abaixo uma lista do que fazer para baixar a pressão:

  • praticar atividades físicas todos os dias;
  • manter o peso ideal;
  • ter uma alimentação saudável com pouco sal, sem frituras e mais frutas, verduras e legumes;
  • evitar o consumo de álcool;
  • não fumar;
  • evitar o estresse.

Agora, se o médico orientou o uso de medicamentos, é importante frisar que esse tipo de tratamento não pode ser interrompido. Se, por algum motivo, a pressão arterial não ficar controlada, é recomendado que retorne ao médico para uma nova avaliação.

Que tipo de complicações a hipertensão causa?

Mesmo que o idoso hipertenso não apresente nenhum sintoma, ele ainda corre risco de ter complicações por causa da pressão alta. Geralmente, elas se manifestam no coração, no cérebro, nos vasos sanguíneos e nos rins. Entre os idosos que têm infarto, 65% são hipertensos. Entre os que sofrem algum derrame, esse número sobe para 70%. Além dos casos de insuficiência renal e cardíaca e comprometimento dos vasos sanguíneos, então é preciso estar atento e se cuidar sempre.

Monitore sua pressão arterial

Como a hipertensão costuma ser uma doença silenciosa, é importante estar sempre em dia com os valores da pressão arterial. As pessoas saudáveis, que não fazem parte do grupo de fatores de risco, devem verificar a pressão arterial pelo menos uma vez ao ano. Quem tem histórico na família, deve ficar um pouco mais atento.

As pessoas que já têm um quadro de hipertensão, podem variar entre medições semanais ou diárias para detectar se há anormalidades ou não, por isso é muito mais cômodo e prático ter o seu próprio aparelho de pressão em casa. Existem modelos digitais que são muito fáceis de manusear e com valores bem em conta.

You Might Also Like
Deixe um comentário