O que é bom para desentupir a rede de esgoto

O que é bom para desentupir a rede de esgoto?

Se você está sofrendo com problemas de entupimento na sua rede de esgoto, saiba que existem algumas soluções caseiras que podem ajudar a resolver o problema. Mas antes de tentar qualquer uma delas, é importante saber o que causa o entupimento e como preveni-lo.

O que causa o entupimento da rede de esgoto?

A rede de esgoto é composta por tubulações que levam os resíduos líquidos e sólidos da sua casa até a rede pública ou a fossa séptica. Esses resíduos podem se acumular nas paredes internas das tubulações, formando crostas que reduzem o diâmetro e dificultam a passagem da água.

As principais causas do entupimento da rede de esgoto são:

  • Jogar lixo no vaso sanitário, como papel higiênico, absorventes, fraldas, preservativos, fio dental, etc.
  • Despejar óleo de cozinha na pia, que se solidifica nas tubulações e atrai outros resíduos.
  • Não limpar os ralos dos banheiros, cozinhas e áreas externas, que podem acumular cabelos, restos de comida, folhas, areia, etc.
  • Não fazer a manutenção periódica da rede de esgoto, que pode apresentar rachaduras, fissuras, corrosão ou desgaste pelo tempo.

Como prevenir o entupimento da rede de esgoto?

Para evitar o entupimento da rede de esgoto, é preciso adotar alguns hábitos simples, como:

  • Não jogar lixo no vaso sanitário. Use uma lixeira com tampa e saco plástico para descartar os resíduos sólidos.
  • Não despeje óleo de cozinha na pia. Armazene o óleo usado em garrafas pet e leve para um ponto de coleta seletiva ou reciclagem.
  • Limpar os ralos regularmente. Use uma pinça ou um arame para retirar os resíduos que ficam presos na grade. Você também pode usar uma solução de água quente e vinagre para dissolver a gordura.
  • Fazer a manutenção preventiva da rede de esgoto. Contrate uma empresa especializada para fazer a limpeza e a desobstrução das tubulações pelo menos uma vez por ano.

O que é bom para desentupir a rede de esgoto?

Se mesmo com esses cuidados você ainda tiver problemas de entupimento na sua rede de esgoto, existem algumas soluções caseiras que podem ajudar a desentupir as tubulações. Veja algumas delas:

Bicarbonato de sódio e vinagre

Misture meia xícara de bicarbonato de sódio com meia xícara de vinagre e despeje no ralo. Deixe agir por 15 minutos e depois jogue água quente. Essa mistura vai gerar uma reação efervescente que vai soltar as crostas das paredes das tubulações.

Soda cáustica

Dissolva 200 gramas de soda cáustica em 2 litros de água fervente e despeje no ralo com cuidado. Deixe agir por 30 minutos e depois jogue água fria. A soda cáustica é um produto corrosivo que vai derreter as gorduras e os resíduos orgânicos.

Diabo verde

Esse é um produto químico vendido em supermercados e lojas de materiais de construção. Siga as instruções do fabricante e use luvas e óculos de proteção para manuseá-lo. O diabo verde vai dissolver os resíduos mais difíceis e liberar a passagem da água.

Quando contratar uma empresa desentupidora?

As soluções caseiras podem ser úteis para resolver entupimentos leves ou pontuais, mas nem sempre são eficazes para casos mais graves ou recorrentes. Nesses casos, o melhor é contratar uma empresa desentupidora que tenha equipamentos adequados e profissionais qualificados para fazer o serviço com segurança e qualidade.

Uma empresa desentupidora pode oferecer serviços como:

  • Hidrojateamento. Esse é um método que usa jatos de água de alta pressão para desentupir e limpar as tubulações sem danificá-las.
  • Roto-rooter. Esse é um equipamento que usa cabos flexíveis com ponteiras especiais para raspar e cortar os resíduos que obstruem as tubulações.
  • Vídeo inspeção. Esse é um serviço que usa câmeras de alta resolução para visualizar o interior das tubulações e identificar o local e a causa do entupimento.

Como escolher uma empresa desentupidora em São Paulo?

Na hora de escolher uma empresa desentupidora em São Paulo, é importante verificar alguns aspectos, como:

  • A reputação da empresa no mercado. Busque referências de clientes anteriores, veja as avaliações nas redes sociais e nos sites de reclamação, e confira se a empresa tem certificados de qualidade e segurança.
  • A experiência da empresa no ramo. Verifique há quanto tempo a empresa atua no segmento de desentupimento, quais são os tipos de serviços que ela oferece e quais são os equipamentos que ela utiliza.
  • O atendimento da empresa ao cliente. Observe se a empresa é cordial, transparente e ágil no atendimento, se ela oferece orçamento gratuito e sem compromisso, se ela tem disponibilidade 24 horas por dia e se ela dá garantia pelo serviço prestado.

Conclusão

O entupimento da rede de esgoto é um problema que pode causar transtornos, mau cheiro, vazamentos e até danos à estrutura da sua casa. Por isso, é importante prevenir o entupimento com alguns cuidados simples e recorrer a soluções caseiras quando possível.

Mas se o problema for mais sério ou persistente, não hesite em contratar uma empresa desentupidora que possa resolver o entupimento com eficiência e segurança. Assim, você vai evitar dores de cabeça e garantir o bom funcionamento da sua rede de esgoto.

You Might Also Like
Deixe um comentário