cabelo danificado

Como recuperar cabelos danificados? Dicas do que fazer e evitar

Ficar com o cabelo danificado é receio de muita gente. Além do aspecto saúde, esse problema pode afetar a autoestima. Por isso, saber como recuperar os fios pode ser bastante útil no dia a dia. 

Muitas pessoas não sabem, mas existem estruturas vivas em algumas partes do cabelo que precisam ser cuidadas, caso contrário, os fios podem ser comprometidos.¹

Quando o cabelo apresenta danos, é preciso intensificar os cuidados. Afinal, apenas mantê-lo limpo pode ser insuficiente para restaurar os fios e a saúde capilar. 

Se você sente que seu cabelo está seco, quebradiço e frágil, chegou a hora de entender e conhecer os cuidados com o cabelo danificado. 

Continue lendo e descubra tudo sobre esse assunto! 

Sinais de cabelo danificado para se atentar

Ficar com o cabelo danificado é mais fácil do que se imagina, infelizmente. Desde a forma como você penteia o cabelo até a realização de procedimentos químicos podem afetar a saúde dos fios.2,3 

Por isso, conhecer os sinais que mostram que o cabelo não está saudável é tão importante. 

Assim, ao menor sinal de dano, é possível intensificar os cuidados para reverter o cenário. 

A seguir, veja os principais indícios de que a estrutura dos seus fios está danificada:³

  • Cabelo opaco: os fios estão com aspecto ressecado, sem brilho;
  • Emborrachamento: o fio estica quando é puxado, muitas vezes até arrebentando durante o movimento;
  • Fios frágeis: o cabelo quebra apenas de passar a mão ou ao pentear;
  • Queda capilar: queda ultrapassa o natural de 100 a 150 fios por dia; 
  • Quebra nas extremidades: as pontas estão fracas;
  • Rigidez: os fios perdem o balanço, movimento;
  • Frizz excessivo: os fios ficam com as cutículas abertas.

É vital saber identificar se o seu cabelo está realmente danificado ou se é apenas um cabelo do tipo seco. Sabia que existe diferença? 

Todo cabelo danificado fica seco, no entanto, nem todo cabelo seco está danificado. Afinal, pode se tratar apenas de uma característica dos seus fios.³

Por isso, fazer uma avaliação com um dermatologista é fundamental para acompanhar como anda a saúde dos seus fios. 

Por que o cabelo fica danificado?

Uma das principais causas do cabelo danificado são os processos químicos, como a descoloração, tintura, alisamentos, etc.³

Esse tipo de procedimento altera a estrutura do fio e pode causar perda da massa capilar.³

Além disso, o uso excessivo de fontes de calor pode danificar os fios, causando danos térmicos.4 

Isso porque quando você utiliza fontes de calor em altas temperaturas com frequência, danifica a cutícula do cabelo, responsável por proteger os fios.4

Fatores ambientais não podem ficar de fora. Afinal, exposição solar excessiva e contato com água do mar/piscina também podem prejudicar a saúde capilar.³

Outros hábitos do dia a dia também podem deteriorar o cabelo, como a lavagem em água muito quente, desembaraçar os fios de qualquer forma e até o uso de acessórios não indicados.³

Cabelo danificado: o que fazer?

Agora que você sabe o que pode comprometer a saúde do cabelo e quais os sinais de que ele precisa de atenção, que tal conhecer algumas dicas para melhorar a aparência de saúde dos fios? 

Saber como recuperar um cabelo danificado pode ser a sua salvação, afinal, como vimos, diversos fatores podem deixar os fios fragilizados. 

Por isso, trouxemos algumas dicas que podem te ajudar nesse processo. Confira!

1. Use produtos específicos para as suas necessidades 

Você já deve ter ouvido falar em nutrição, hidratação e reconstrução, certo? Esses são alguns passos que compõem um cronograma capilar. 

Essa separação existe para que você ofereça ao fio exatamente o que ele está precisando. E esse cuidado deve ser tomado diariamente. 

Ou seja, se seu cabelo está comprometido, o mais indicado é utilizar produtos ideais para cabelos danificados, pois eles são formulados especificamente para restaurar os fios.5

Se você utiliza química no cabelo, por exemplo, pode buscar por produtos de uso pós-química. 

Durante o verão, período em que os fios tendem a ficar mais danificados pelo excesso de exposição solar, cloro, água do mar, etc, usar produtos com proteção solar/térmica pode ajudar.6 

O mesmo vale para quem utiliza fonte de calor nos fios: um protetor térmico é indispensável para manter os fios protegidos.3,5   

2. Dê uma pausa nos procedimentos químicos

Para receber um procedimento químico sem prejudicar a saúde do fio, o cabelo precisa estar resistente, com uma estrutura firme.³

E, claro, um cabelo danificado está longe de estar saudável para passar por processos químicos, não é?

Por isso, uma das dicas principais para restaurar os fios é evitar pintura, descoloração, relaxamento, etc, durante alguns meses

Enquanto isso, você pode investir nos cuidados capilares para restaurar a estrutura do cabelo e deixá-lo saudável e preparado para uma nova mudança. 

3. Faça um cronograma capilar para cabelos danificados

Um cronograma capilar nada mais é do que estabelecer uma rotina de cuidado com os fios. 

Para quem está com os fios danificados, intensificar os tratamentos é indispensável para restaurar o cabelo. 

Basicamente, com o cronograma capilar, você garante que o cabelo receba exatamente o que ele precisa, passando pela hidratação, nutrição e a reconstrução. 

Na hora de começar o cronograma, é importante buscar por produtos indicados para cabelos fragilizados, danificados, para ter resultados mais eficientes. 

Vale lembrar que o cronograma capilar não conta só com máscaras de hidratação, viu? É fundamental escolher um bom shampoo e condicionador para cabelos danificados para garantir o cuidado completo dos fios. 

Se mesmo com todos os cuidados em casa você não perceber melhora nos sinais de dano nos fios, o recomendado é conversar com um dermatologista para uma avaliação completa dos fios, além da indicação de produtos e tratamentos. 

A Mantecorp Skincare tem uma gama extensa de produtos para o cuidado capilar diário. Clique aqui e conheça!

Referências consultadas

1. Papa CM. Hair [Internet]. 3rd ed. Walker HK, Hall WD, Hurst JW, editors. PubMed. Boston: Butterworths; 1990. Disponível em <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK210/>. Acesso em novembro/2022. 

2. Robbins C, Kamath Y. Hair breakage during combing. IV. Brushing and combing hair. Journal of Cosmetic Science [Internet]. 2007;58(6):629–36. Disponível em <https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/18305876/>. Acesso em novembro/2022. 

3. Gavazzoni Dias MF. Hair cosmetics: An overview. International Journal of Trichology [Internet]. 2015;7(1):2. Disponível em <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4387693/>. Acesso em novembro/2022. 

4. Lee Y, Kim Y-D, Hyun H-J, Pi L, Jin X, Lee W-S. Hair Shaft Damage from Heat and Drying Time of Hair Dryer. Annals of Dermatology. 2011;23(4):455. Disponível em <https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/22148012/>. Acesso em novembro/2022. 

5. American Academy of Dermatology Association. How to stop damaging your hair. Disponível em: <https://www.aad.org/public/diseases/hair-loss/insider/stop-damage>. Acesso em novembro/2022. 

6. Sociedade Brasileira de Dermatologia – Seção RS. Cuidados diários ajudam a evitar que o cabelo fique ressecado no verão. Disponível em: <https://sbdrs.org.br/cuidados-diarios-ajudam-a-evitar-que-o-cabelo-fique-ressecado-no-verao/>. Acesso em novembro/2022. 

You Might Also Like
Deixe um comentário