Fimose: tudo que você precisa saber

Tudo o que você precisa saber sobre fimose

A maioria das mamães de meninos acaba tendo muitas dúvidas com relação a fimose e também sobre a necessidade de se fazer algum tipo de exercício e massagens no banho e higiene do bebê.

Essa é uma dúvida comum no chat da Petit Papillon Bebê e Criança e por isso resolvemos escrever esse artigo para informar e desmistificar esse assunto tão recorrente no mundo materno.

Afinal, o que é a fimose?

A fimose é uma pele que fica constantemente cobrindo a parte da cabeça do pênis, essa extensão da pele é constituída de um anel fibroso, este que até a idade dos três anos de vida da criança é muito comum em cerca de 89% dos bebês do sexo masculino.

Em âmbito geral a fimose é diagnosticada logo após o parto por meio de exame físico e/ou consulta médica, essa pele é comum existir nos primeiros momentos de vida e não representa doença ou a fimose em si, pois conforme o desenvolvimento natural da criança acaba ocorrendo uma movimentação através do deslocamento da pele.

Quando o menino nasce é muito comum que apresente a pele aderida à glande do pênis, em média 25 % das crianças após os primeiros 180 dias já apresentam retração no prepúcio e ao se completar 03 anos de idade, a porcentagem alcança os 55% que já tem retração no prepúcio e aos 18 anos  a taxa de retração no prepúcio chega a 98%.

Entretanto, a fimose também pode ser causada por episódios repetidos de infecção na pele ou na glande durante os primeiros anos de vida ou mesmo na adolescência e fase adulta. Esse quadro desencadeia uma piora da pele que envolve a glande, impossibilitando que ela seja exposta.

Fimose
Tudo que você precisa saber sobre a fimose

Tipos de fimose

A fimose tem duas classificações:

  • Fisiológica: tipo de fimose congênita, a qual está presente desde o nascimento.
  • Secundária: ocorre após infecção ou traumatismo local.

Tratamento da fimose

O tratamento da fimose é possível por meio de recurso específico ou através de cirurgia, e em alguns casos pode ser resolvido naturalmente com o passar do tempo com a retração da pele. Sendo necessário que o pediatra faça uma avaliação mais aprofundada sobre cada caso.

Essa avaliação deve ser feita sempre a cada consulta do bebê do sexo masculino. Caso o pediatra não tenha essa conduta é importante solicitar que veja se está tudo bem com essa região do menino.

Principais tratamentos e indicações para a fimose:

  • Exercício para auxiliar a retração do prepúcio, onde será feito movimento de soltar e redirecionar a pele pouco a pouco. Só deve ser feito se solicitado pelo pediatra do bebê.
  • Utilização de pomadas anti-inflamatórias e analgésicas, a qual tem em sua composição uma base de corticoides. Ela tem a função de facilitar para que a pele deslize sobre a glande.
  • Intervenção cirúrgica, esta que é indicada quando não há resposta ao tratamento por exercícios ou com aplicação de pomadas, a cirurgia de retirada de fimose é feita com a remoção por completo da camada da pele que encobre a região da glande.
  • Outra opção é fazer somente uma pequena incisão para liberar o freio curto da região do pênis.

O freio curto e a fimose têm mais similaridades do que diferenças, e em ambos os casos ocorrem dores durante a ereção e na movimentação da pele, porém existe uma diferença crucial entre ambas as situações.

No caso da fimose, o prepúcio por ser estreito demais ou com pouca elasticidade o que causa esse “estreitamento” na glande, já no caso do freio curto, a dor ocorre mais no momento da ereção, momento este que ocorre a retração e prolongamento do prepúcio e o freio curto portanto produz dor e risco de feridas na glande.

A cirurgia da fimose é denominada postectomia, sendo considerada como intervenção de impacto pequeno, pois possui reduzidas chances de complicações, a intervenção é indicada para diagnósticos específicos. Em pacientes crianças é indicada a anestesia geral e em adultos a anestesia local.

É recomendado que seja feita a cirurgia antes do período da puberdade, pois a fimose pode ser um obstáculo a qualidade de vida sexual do adulto e, também vir a comprometer a fertilidade, devido a redução de saída de sêmen.

Principais diferenças entre aderência e fimose

Existe uma semelhança entre a fimose e a aderência, e por vezes há uma certa confusão entre as duas situações, a aderência ocorre quando existe uma espécie de cola que fica na região da glande peniana, a qual com o tempo irá ceder naturalmente, essa aderência não precisa de tratamento nem intervenção cirúrgica.

No caso da fimose a pele fica colada junto a glande peniana da mesma forma que na aderência, porém ela impede que a glande seja exposta e, também aperta o local, o que em alguns casos pode ocasionar dor.

Para identificar a presença de fimose, deve-se prestar atenção aos seguintes sintomas: inflamação no prepúcio, dificuldade ou dor na hora do xixi, coceira insistente no prepúcio e a ocorrência de placas brancas decorrentes da falta de higiene nessa região.

Dentro dessa perspectiva é sempre importante levar à criança desde pequena ao pediatra, o quanto antes for detectada a fimose melhores serão os resultados obtidos por meio de tratamento específico, o profissional será o único capacitado a avaliar corretamente a existência de fimose e qual o tratamento indicado para o caso ou se será necessária uma intervenção cirúrgica.

O importante é a mamãe estar sempre atenta a higiene do local a cada troca de fraldas e a cada banho do bebê.

Não deixe de compartilhar essas informações em suas redes sociais.

Artigo escrito por: Equipe Petit Papillon Bebê & Criança.

You Might Also Like
Deixe um comentário