Como lavar almofadas decorativas?

As almofadas são de grande importância, seja na cama, no sofá ou no berço, promovem todo um conforto na hora do sono. Além das almofadas, serem confortáveis na hora de dormir, são itens decorativos do ambiente. 

Dito isso, podemos dizer que há diversos modelos, estampas e tecidos, que podem transformar qualquer ambiente em uma sensação de tranquilidade e conforto. Por esse motivo, destacamos como é importante manter as almofadas limpas, mas para isso é fundamental lavar almofadas decorativas. Sendo assim, apresentamos algumas dicas para você está lavando suas almofadas decorativas.

Como limpar as almofadas decorativas?

Antes de iniciar o processo de limpeza é importante saber qual o tecido e o enchimento da sua almofada, porque cada categoria tem o seu método de limpeza. Para as almofadas decorativas de tecido, o ideal é utiliza um aspirador de pó pelo menos uma vez na semana. Se preferir, pode contratar uma empresa de limpeza para realizar limpar suas almofadas com uma maior segurança. 

Deixe arejar

É importante que após fazer a limpeza usando um aspirador de pó, deixar a almofada no sol em um lugar mais arejado. De vez enquanto coloque suas almofadas no varal e deixe por no mínimo uma hora, escolha bons horários nos dias claros e em que o sol esteja leve para não queimar o tecido da almofada. Se preferir, pode inserir suas almofadas em um secador.

Lave delicadamente

É possível inserir algumas almofadas de algodão em uma máquina de lavar a roupa, mas pode ser que não seja uma boa alternativa para a sua almofada, principalmente se ela for decorativa. Para isso, entre em contato com uma empresa de limpeza para realizar esse trabalho, visto que são profissionais especializados em limpar diversos tecidos até mesmo as almofadas decorativas.

Vale lembrar que as almofadas decorativas devem ser lavadas eventualmente, se forem lavadas constantemente, elas poderão perder os seus formatos e estregar todo o tecido da almofada. Se optar por lavar a máquina ou a mão mesmo, é preferível lavar a almofada no máximo uma vez em um período a cada seis meses. 

Hora de secar

Após lavar almofada é importante secá-las de forma adequada para evitar os mofos. Vale lembrar de sempre verificar a etiqueta da almofada, pode te fornecer informações fundamentais sobre como lavar e secar sem que possa danificar ela. Se preferir, pode optar por deixar as almofadas secarem naturalmente em um varal, de preferência em ambiente livres e ventilados. Na dúvida sobre a hora de secar, consulte uma empresa de limpeza especializada em limpar as almofadas e tenha as indicações corretas de como limpar e secar as suas almofadas.

Como lavar almofadas decorativas sem danificar o tecido?

Para poder garantir um quarto ou sala organizada é importante cuidar das almofadas decorativas. Mas para garantir uma almofada limpa, é fundamental saber como limpar e fazer a higienização das suas almofadas sem que possa danificar o tecido.

Higienização de almofadas decorativas

Como sabemos, as almofadas decorativas são uma das ferramentas essenciais para decoração da sua casa, podem ser usadas em diversos ambientes, como sala, quarto até mesmo em escritórios e oferecem um toque diferenciado para o ambiente. Por esse motivo, ter higiene e cuidar delas são partes extremamente importantes, para manter seu ambiente organizado. 

Porém, muitas pessoas têm dúvidas de como estar realizando a higienização das almofadas. Na verdade, existem algumas maneiras que podem ser simples e práticas de lavar as suas almofadas. Primeiramente, tenha em mente que as almofadas possuem uma capa e o enchimento, para poder saber como lavar cada peça da almofada. Visto que há delas que podem ser lavadas em uma máquina de lavar roupa, já outras não. 

Como lavar almofadas decorativas?

Como dito anteriormente, as almofadas possuem um enchimento e uma capa. E cada uma das peças possuem uma lavagem diferentes e específicas, para não poderem ser danificadas na hora de lavar. 

Por isso, sempre recomendamos verificar as etiquetas com as recomendações da almofada, para pode lavar com total segurança e realizar a limpeza da maneira adequada. Se tiver dúvidas e preferir, pode contratar uma empresa de limpeza para realizar todo esse serviço, sem danificar as almofadas, dado que oferecem ferramentas e equipamentos específicos para isso. 

Passo a passo para lavar almofadas

Em geral, as almofadas decorativas não necessitam lavar a seco, o que esse processo de higienização pode ser realizado em sua casa. Levando isso em consideração, podemos dizer que as almofadas podem ser lavadas tanto em uma máquina quanto à mão. Antes de inciar qualquer processo de limpeza da almofada, é de suma importância verificar as etiquetas com as recomendações para não ocorrer nenhum problema ou danificação do tecido. 

Lavar almofadas decorativas na máquina de lavar

Em almofadas podem existir aquelas mais resistentes, o que podem torna possível a lavagem usando uma máquina. Mas sempre verificando as especificações na etiqueta de cada almofada e seguir corretamente, sem colocar em riscos as suas almofadas. Antes de lavar, tire toda a capa de almofada e depois insira ela na máquina de lavar. 

Depois coloque um sabão, o ideal é o líquido que podem realizar uma limpeza muito melhor e eficiente para higienizar a sua almofada. Coloque a máquina de lavar em um ciclo mais leve para não danificar o tecido. Após isso, enxágue sua almofada e leve para secar em um lugar arejado e em um dia claro, se preferir também pode usar a secadora. 

Se a máquina for grande pode adicionar duas almofadas por vez para serem lavadas e remover as sujeiras, o que permite a água e o detergente possam circular bem. Destacando também que tem que verificar qual a máquina, o ideal é usar as máquinas com tampa frontais, que são bem mais delicadas se comparadas as com tampa superior.

Lavar almofadas decorativas à mão

Como vimos, as almofadas possuem capa e enchimento. Dito isso, as capas devem ser lavadas às mãos. Para lavar a almofada a mão, utiliza uma bacia com água morna em até 40 °C ou até mesmo fria. 

Depois, basta inserir o detergente neutro ou sabão líquido neutro, mergulhar a almofada na bacia com água, deixando por um período de 20 min. Em seguida, enxaguar fazendo apenas pressão para remover o excesso de água e sabão. Finalizando esse processo, agora é a hora de secar. Nesse momento é recomendável inserir essa peça em um varal se secar naturalmente, do que usar uma máquina de secar, pois, podem danificar todo o material.

Se você tiver dúvidas em como realizar todo esse processo ou até mesmo não tenha tempo, de preferência entre em contato com uma empresa de limpeza para realizar essa categoria de serviço. 

You Might Also Like
Deixe um comentário