mentoria profissional

Por que a mentoria profissional é tão importante?

A mentoria profissional tem sido bastante requisitada nos últimos tempos. E o que mais surpreende é que, independente da situação de cada nicho, as pessoas estão indo atrás desse tipo de estratégia em todos os segmentos que estão em alta no mercado.

A verdade é que essa prática aumenta o nível de qualquer empresa. Tal como uma terceirização de serviços, se valer da ajuda de um mentor significa receber um grande auxílio de alguém que está de fora e que possui habilidades diferentes dos colaboradores.

Essa prática consiste no uso de atributos que a companhia não possui, por estar voltada às atividades que são próprias do seu meio, e que agregam valor à entrega final dos produtos e serviços.

Em outras palavras, apostar na contratação desse serviço e receber a ajuda de alguém que tem experiência na área ou já trilhou um caminho parecido, e se especializou em orientar a caminhada dos novatos no ramo.

Ainda que a empresa seja especializada na venda e lavagem de tapetes e seja muito pequena ainda, o negócio pode se expandir e muito um dia. E quando esse dia chegar, será necessário apostar em uma direção profissional.

Por essa razão, e para que seja possível ajudar também aqueles que ainda têm dúvidas a respeito do funcionamento das mentorias, este artigo trará o seu conceito e a sua forma de funcionamento, para que seja possível caminhar nessa estrada de forma consciente.

Por fim, serão ilustrados quatro motivos para investir em uma equipe profissional de mentoria, onde será possível ver que, desde a melhora de um produto ou serviço ao acompanhamento do escurecimento de madeira, a estratégia é sempre necessária.

Em que consiste uma mentoria profissional?

A mentoria é uma maneira de capacitar pessoas por meio do aprendizado com alguém que tem mais experiência na área. O mentor é, em geral, um profissional com perfil sênior no segmento ou em algum tema específico, enquanto o mentorado é um principiante.

O mentor atua da mesma forma que um professor, não apenas para ensinar habilidades técnicas, mas também para conduzir na construção dos atributos comportamentais que irão ajudar no desenvolvimento da carreira do profissional.

Para isso, ele precisa acompanhar o mentorado ao longo do seu desenvolvimento para ensiná-lo, apoiá-lo, e tirar as suas dúvidas para, assim, garantir a evolução do indivíduo, tanto no âmbito profissional quanto no pessoal.

A critério de exemplo, se for para imaginar uma empresa de transportes de cargas que possui como problema um simples atraso na renovação cnh dos motoristas, não se pode ter dúvidas de que até nisso um mentor profissional pode ajudar.

Um programa de mentoria é uma valiosa ferramenta de desenvolvimento. 

Afinal de contas, ela possibilita que os iniciantes aprendam com os indivíduos que já passaram pelas mesmas situações no trabalho e que, atualmente, são muito mais inteligentes e capazes de ajudar quem está começando agora.

Dessa forma, a mentoria é uma excelente maneira de fazer o onboarding de novos colaboradores, que é justamente o processo pelo qual eles serão integrados na corporação.

É claro que, de forma igual, um profissional mais experiente no time, seja ele o líder ou não, pode auxiliar o novo colaborador a se desenvolver na função.

Entretanto, não é somente nesse cenário que uma mentoria é valiosa para uma empresa. Ela também pode ser muito útil em processos de promoção e migrações de cargo em geral, ou mesmo em projetos de resolução de problemas específicos.

Sempre que um colaborador resolve assumir um novo desafio, a mentoria pode ser um critério determinante para que ele obtenha esse sucesso tão esperado, ainda que ele deseje se profissionalizar em assistência técnica ar condicionado portátil.

Apesar de em muitos momentos a mentoria parecer um outro nome para o já tão conhecido coaching, essas são, definitivamente, ferramentas distintas.

Enquanto a mentoria não funciona de forma avaliativa, o coaching exerce esse papel de maneira extremamente efetiva. Até porque ele se baseia na mensuração da mudança dos desempenhos.

Isso acontece, seja por meio de análises de desempenho da companhia, seja através dos testes de coaching. Por essa razão, o ideal é que o mentor não seja a mesma pessoa que o líder ou gestor.

Além do mais, a mentoria deve ser conduzida pelo mentorado. Ou seja, é ele quem determina os objetivos do relacionamento, o que será feito e quais os problemas que serão resolvidos. Ao passo que, no coaching, deve acontecer o oposto.

Outra diferença fundamental é que a mentoria é personalizada, enquanto o coach deve atuar de forma generalista. Assim, talvez comprar um painel para propaganda externa deve ser uma atitude tomada antes de contratar os serviços de coaching.

Dessa forma, o mentorado discute desafios envolvidos com as necessidades específicas e constrói a sua própria rede, encontrando diversos mentores e fazendo novas conexões.

De maneira contrária ao coaching que é chamado quando um atributo específico está em falta na companhia, mesmo que sejam os desenhos adequados de uma sala planejada apartamento, por exemplo.

Por este motivo, um ou mais coaches precisam fornecer um programa mais generalizado de aperfeiçoamento. O conteúdo precisa ser, então, extremamente universal, e aplicado a todos que não dispõem daquela determinada habilidade.

Como funciona a mentoria na prática?

A mentoria vai auxiliar aqueles que desejam se desenvolver e expandir suas soft e hard skills, como se diz no mercado corporativo. Ou seja, das habilidades básicas até às mais complexas, tudo poderá ser bem desenvolvido.

De forma bem direta, também haverão metas e pautas bem orientadas, conforme a necessidade de cada indivíduo, mas é claro que existem coisas que serão abordadas de forma mais espontânea.

Ademais, para citar alguns exemplos em uma lista mais dinâmica, é possível citar, dentre alguns dos assuntos que podem ser tratados na mentoria:

  • Relevância do plano de carreira;
  • Maneiras para lidar com as crises;
  • Formas de aprimorar as relações;
  • Métodos eficazes para otimizar a comunicação;
  • Modos de desenvolver e planejar dentro da empresa.

Logo em seguida, e para que se possa fazer ponte dos tópicos de uma mentoria com a importância daquele que vai mentorear, também é importante citar as funções e características próprias do mentor.

O mentor é aquele que atua como um modelo experiente, ao mesmo tempo que oferece aceitação, incentivo e apoio moral, junto com a sabedoria, os conselhos convenientes e o treinamento adequado.

Além disso, ele atua como patrocinador em companhias profissionais, apoia os esforços de networking, ajuda na navegação de ambientes profissionais, empresas e estruturas, simplifica o desenvolvimento profissional e desafia os colaboradores ao crescimento.

De forma que os integrantes de uma empresa sintam a obrigação de, quando um consumidor busca por alinhamento e balanceamento mais próximo no Google, por exemplo, a companhia deles apareça como primeiro resultado.

4 motivos para investir em uma mentoria profissional

Por fim, não haveria forma melhor de finalizar um artigo sobre esse assunto do que citando razões fortes para investir nesse tipo de serviço, independentemente do estágio em que uma companhia se encontra, ou mesmo do nicho em que ela atua.

É claro que, no caso dos empreendedores iniciantes, é mais importante ainda o investimento em uma mentoria profissional, para que seja possível trilhar um caminho seguro, evitando erros óbvios e desperdício de tempo e dinheiro.

Porém, os resultados que esse tipo de atendimento tem proporcionado às empresas de todos os tamanhos é simplesmente uma grande quebra daquela objeção que diz que quem já é grande não precisa de ajuda.

Em outras palavras, é possível apontar quatro grandes motivos para qualquer companhia apostar em uma mentoria. São eles:

  • É possível aprender com a experiência dos outros;
  • A mentoria otimiza crescimento profissional e pessoal;
  • A mentoria potencializa o networking;
  • Aumenta as chances de crescimento financeiro.

Quando uma pessoa opta por um mentoria, ela passa imediatamente a enxergar qual é o seu verdadeiro potencial dentro do seu negócio.

Além disso, ela pode também descobrir novas maneiras de exercer a sua profissão. Para citar um único exemplo, um técnico que já trabalha com marketing digital pode muito bem fazer uma mentoria que venha a beneficiar muito aqueles que estão chegando agora.

Essa proposta pode durar em média três meses, fornecendo a promessa de ensinar aquilo que é necessário para se tornar um gestor de conteúdo, por exemplo.

É por essas e outras razões que, independente das circunstâncias de cada negócio, todo e qualquer segmento comercial pode se beneficiar das mentorias.

Considerações finais

Não existe maneira melhor de crescer em qualquer área da vida do que acompanhar, com paciência, atenção e obediência, o passo a passo que as pessoas mais experientes mostram.

Dessa maneira, não há nenhum exagero em dizer que a mentoria profissional é a maneira mais eficaz de acelerar em ritmo recorde a evolução de qualquer tipo de instituição que esteja em vigor no mercado atual.

Aplicar esse processo em seu negócio poderá ajudar a melhorar o desenvolvimento e desempenho dele, para que, futuramente, seus lucros aumentem.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

You Might Also Like
Deixe um comentário