10 dicas para uma amamentação bem-sucedida

O leite materno é o melhor alimento que uma mãe pode oferecer ao filho, tanto pela sua composição quanto pelo vínculo afetivo que se estabelece entre mãe e filho.

É um alimento completo para o recém-nascido e, por isso, recomenda-se o aleitamento materno exclusivo nos primeiros seis meses de vida. Além disso, a amamentação pode ser continuada mesmo após a introdução da alimentação complementar e pelo tempo que a mãe ou o bebê desejarem. De fato, a Associação Espanhola de Pediatria recomenda estender a amamentação até dois anos. A partir dessa base, há uma série de dicas que devem ser levadas em consideração para que a experiência seja um sucesso total e seja agradável e benéfica para ambos.

Você pode fazer a amamentação confortável com uma almofada de amamentação, ela vai te ajudar a alimentar o seu bebe.

10 dicas para uma amamentação

1- Bons hábitos: durante a lactação a mãe não deve seguir nenhuma dieta especial, apenas evitar álcool e bebidas excitantes como café ou cola. Se a mãe é fumante e não abandonou completamente o hábito durante a gravidez, este é um bom momento para parar. Se for impossível para você fazê-lo, é preferível fumar logo após a ingestão e não fazê-lo na presença do bebê.

2- Sob demanda: não há horários ou orientações rígidas, mas é o bebê quem decide quando e quanto quer comer. Pode ser normal que a criança amamente a cada hora ou menos nos primeiros meses. Mas cada criança é diferente, então não confie na experiência de outras crianças ou bebês de outras mães. Durante os primeiros 15-20 dias de vida, a mama deve ser oferecida pelo menos a cada três horas para estimular a produção de leite e evitar a queda de glicose na criança. A sucção do bebê e o contato pele a pele com o bebê são os principais estímulos para a produção de leite.

3-A duração da mamada é marcada pelo bebê: a mamada deve durar até que o bebê saia espontaneamente da mama. Algumas crianças obtêm tudo o que precisam de um seio e outras de ambos. Neste último caso, é possível que o bebê não esvazie completamente o último, então a próxima mamada deve começar com ele.

4-Tente esvaziar a mama: a quantidade de leite produzida pela mulher varia e nos dirá quantas vezes o bebê esvazia a mama por dia. A qualidade do leite também varia ao longo do dia e com a idade da criança, adaptando-se às suas necessidades. Nos primeiros dias, é mais amarelada (colostro) e contém mais proteínas e substâncias anti-infecciosas; depois aparece o leite maduro. Pode parecer aguado, especialmente no início da ingestão, porque é no final que o teor de gordura aumenta. Por isso é tão importante que o bebê esvazie a mama.

5-No início, nem chupeta nem mamadeira: é importante não oferecer chupeta ou mamadeira ao bebê até que a amamentação esteja bem estabelecida, o que acontece em aproximadamente três ou quatro semanas.

6-Basta o aleitamento materno: com aleitamento materno exclusivo e, sob livre demanda , não é necessário dar água ou outros líquidos ao bebê.

7-Se aparecerem rachaduras, corrija a postura: as rachaduras surgem porque a criança pega mal no peito, por isso é importante corrigir a postura. Neste ponto, é importante pedir ajuda ao nosso pediatra, parteira ou enfermeira pediátrica. A higiene que os seios precisam é um banho diário com sabonete neutro.

8- Posicionar bem o bebê: mãe e filho, independente da posição adotada (sentado, deitado…), devem estar confortáveis ​​e próximos um do outro, de preferência com todo o corpo da criança em contato com o da mãe (umbigo contra umbigo). Uma má posição pode ser responsável por desconforto e dores nas costas. A forma correta de pegar na mama é facilitada colocando o bebê voltado para a mãe, com a cabeça e o corpo em linha reta, evitando que o pescoço fique torcido ou excessivamente flexionado ou estendido, com o rosto voltado para o peito e o nariz voltado para o peito. o mamilo. Na posição sentada, a mãe deve manter as costas retas e os joelhos levemente elevados, com a cabeça da criança apoiada no antebraço e não na dobra do cotovelo.

9-Certifique-se de que ele chupa bem: Uma vez que o bebê esteja bem posicionado, a mãe pode estimulá-lo a abrir a boca roçando os lábios com o mamilo e, em seguida, movendo suavemente o bebê em direção ao seio. A criança vai sugar mais facilmente se você se aproximar por baixo, direcionando o mamilo para o terço superior da boca, de modo que você tenha que inclinar a cabeça levemente para trás para pegar o seio. A intenção é que o bebê introduza o máximo de mama possível na boca, sugando o mamilo e parte da aréola.

10-Expressão, uma opção: às vezes pode ser útil para a mãe aprender a extrair o leite, armazená-lo e alguém alimentar o bebê quando a mãe não pode fazê-lo, ou para diminuir o desconforto causado por um acúmulo excessivo de leite nos períodos em que o apetite do bebê diminui, evitando assim a ocorrência de mastite. A extração do leite pode ser feita manualmente ou com uma bomba tira leite.

Como conservar o Leite Materno

O leite materno pode ser armazenado por 2-3 dias na geladeira e 2 meses no freezer (até 6-8 meses em freezers mais potentes).

Para guarda:

Coloque-o em sacos para leite ou em garrafas esterilizadas com a data do dia da extração anotada. Encha com 60-120 ml no máximo (assim descongela mais facilmente e desperdiça menos). Se tivermos usado sacos de congelação, é aconselhável colocá-los dentro de recipientes duros e fechados para evitar que peguem maus odores ou quebrem.

Para descongelar:

Faça-o debaixo de água quente da torneira, em banho-maria ou num aquecedor de biberões. Aqueça até atingir a temperatura corporal, cerca de 37ºC. O leite materno nunca deve ser descongelado no micro-ondas ou deixar ferver (isso causa a destruição de importantes vitaminas e defesas do leite). Depois de descongelado, pode ser mantido na geladeira por no máximo mais um dia e nunca deve ser recongelado.

 O que você deveria Saber

  • A amamentação pode durar o tempo que a mãe ou o bebê desejarem, mesmo que a alimentação complementar tenha sido introduzida.
  • Durante a lactação, a mãe não deve seguir nenhuma dieta especial, apenas evitar álcool e bebidas excitantes, como café ou cola.
  • Às vezes, pode ser útil para a mãe aprender a extrair o leite, armazená-lo e ter alguém para alimentar o bebê quando a mãe não puder fazê-lo.
You Might Also Like
Deixe um comentário